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Publicado em: 25/12/2019

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que o Brasil tem o maior número de pessoas ansiosas do mundo: 18,6 milhões de brasileiros (9,3% da população) convivem com o transtorno. Segundo Vivian Wolff, especialista em desenvolvimento humano e mindfulness pelo Integrated Coaching Institute (ICI), todos nós temos alguns hábitos do dia a dia que nos impactam negativamente e nem percebemos.

“São práticas tão automáticas que já viraram rotina”, afirma Vivian. E já que final de ano é a época em que muitos se preparam para mudanças de rotina, a especialista indica 4 mudanças de hábito que podem fazer você começar 2020 com o pé direito:

1. Pare de apertar o botão “soneca” do despertador

“Quando você faz isso, inconscientemente quer reivindicar o controle da sua vida, como se pensasse “eu decido a hora de levantar”. O problema é que esse hábito faz você entrar em um modo automático de procrastinação e deixar tudo para mais tarde.

É realmente dessa forma que você quer começar seu dia?

Levantar assim que o despertador toca interrompe esse processo e ajuda a começar o dia com tempo suficiente e sem correria. Adotando isso como regra de vida, passamos a diminuir uma tendência de pensar excessivamente sobre cada detalhe, o que muitas vezes nos paralisa, e partir para a ação no momento em que ela nos chama, decisão que fará toda a diferença quando temos uma meta ou objetivo”, afirma Vivian Wolff.


2. Inclua tempo para você em sua agenda

“Passamos muito tempo envolvidos com detalhes da rotina, do trivial e do outro, o que não só reduz nosso tempo, como desvia a atenção do autocuidado.

Se não dedicamos tempo para nós e para o que desejamos, ao final do dia só o que sentimos é um vazio, apesar de termos feito mil coisas. Bloquear momentos para nós e para nossas prioridades não é egoísmo, é oxigênio para nossa vida.

Se cuidamos de nós, estamos mais potentes para cuidar dos outros. Nossos dias passam a ter mais significado e experimentamos a sensação de satisfação por estarmos caminhando rumo ao nosso objetivo, incluindo nós mesmos”, diz a especialista.



3. Tente não alimentar pensamentos negativos

“Quando você define uma lente pela qual enxergará o mundo, seu cérebro começa a captar as coisas sempre focado nela. E sempre que acontece algo que valida essa lente, ele manda sinais para prestarmos atenção naquilo.

O resultado é que o pensamento negativo gera resultados negativos, que confirmam nossos pensamentos negativos, nos colocando em um espiral direto para o fundo do poço.

Passamos a ver só o que é ruim, o que dá errado, o mal. A boa notícia é que o contrário também é verdadeiro, se focarmos no lado bom das coisas, temos a tendência de ver o copo meio cheio. Um exercício fácil e poderoso para entrar nesse novo modo é praticar a gratidão. Você pode começar agradecendo diariamente por 3 coisas bacanas que aconteceram no seu dia”, recomenda Vivian.

4. Não se compare tanto com os outros

“Com as redes sociais nos dando acesso a todas e todos, cair nessa armadilha é muito fácil.

Muitas vezes deixamos de ser nós mesmos para tentar agir/ser como alguém que é mais famoso, bonito ou bem-sucedido.

Esse é um dos hábitos mais destrutivos que podemos ter. A comparação e a cópia matam sonhos, paralisam e deixam o mundo mais pobre, pois todos perdem quando um ser humano decide não expressar sua criatividade original. Você nunca será uma melhor versão da pessoa que você copia.

O que você faz e fala, o post que você publica, a roupa que você veste, tem que ter a sua cara. Sua força está na sua autenticidade”, conclui Vivian.
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