AECambuí | CDL
Associação Empresarial de Cambuí






QUEM SOMOS | SERVIÇOS | ASSOCIADOS | PROFISSIONAL AUTÔNOMO | EMERGÊNCIA CAMBUÍ | CONTATO
Ligue para AECambui » (35) 3431-3046
» Revista "O Empresário"
» Banco de Currículo
» Últimas Notícias
» A legislação e o empresário
» Auto-Ajuda
» Comportamento
» comunicação
» Conselhos Úteis
» Consultas Boa Vista SCPC
» Finanças ao seu alcance
» Jurisprudência
» Momento Empresarial
» Vida saudável
» Turismo
» Fotos da Cidade
» Fotos dos Cursos
» Memória Viva


VOLTAR
Últimas Notícias


Publicado em: 23/12/2019

Quando criança, iniciamos o ano já ansiosos pelo Natal. Quando adultos, damos graças por ele ter passado e por ainda estarmos longe do próximo. Isto ocorre, pois é um dos momentos que mais gastamos e, sabemos que até fevereiro as despesas não vão parar: IPVA, IPTU, matrícula e material escolar, entre outras.

Com planejamento e algumas atitudes diferentes podemos manter a alegria e evitar um buraco financeiro antes que o próximo ano chegue.

Presenteie de forma diferente

Natal é sinônimo de presentes. Queremos encontrar o presente perfeito e por não encontrarmos, substituímos por algo caro o suficiente para parecer perfeito.

Você não precisa surpreender dando um presente que não consegue pagar.

Presentear com algo que mostre que você se preocupou ou dispendeu tempo pode ser muito mais valioso. Uma lembrança simples ou algo feito por você mesmo pode ter significado maior que o valor monetário, que eventualmente será esquecido antes da Páscoa.

Em vez de gastar com cartões de Natal, peça para seus filhos ou sobrinhos fazerem desenhos e mande estes desenhos. Para quem recebe, eles terão significado muito maior que cartões padronizados.

Para economizar em presentes na família, combine um amigo secreto. Assim, vai precisar comprar apenas uma lembrança. Ou use a minha estratégia, não dê nada aos familiares nesta época, mas avise para que não exista frustração.

Ganhe dinheiro

Aproveite o momento que todos querem comprar para vender itens que você não usa mais.

Faça uma busca em armários e depósitos na garagem por objetos que não usa.

O valor arrecadado pode ser utilizado para financiar os presentes que vai comprar.

Evite viagem

Esta época do ano os preços de passagens e hospedagens podem até dobrar. Planeje férias fora da temporada de fim de ano. Com a menor procura, os serviços associados ao turismo ficam muito mais baratos.

Além de economizar, viajar fora da temporada de festas também será um melhor momento para descanso, evitando estresse. Neste período, todos os locais ficam cheios. Você enfrenta filas para qualquer passeio.

Planeje

Antes de sair de casa para comprar qualquer presente, faça uma lista a quem vai dar e o quê. De preferência, se alimente bem antes de sair. A fome nos faz comprar mais. Assim, vai evitar despesas que não pode comprar.

Pesquise antes de sair. Com sua lista em mãos, faça uma busca na internet de que locais pode adquirir com melhor preço. Logo, vai evitar que se canse andando pelo shopping e acabe comprando em local mais caro apenas para poder voltar para casa para descansar.

Ao final de todas as compras, guarde a lista dos gastos. Nos próximos onze meses, poupe o equivalente para as compras do próximo Natal. Com esta atitude, em vez de parcelar e pagar juros, vai ganhar os juros e poder comprar o mesmo com menos esforço.

Michael Viriato é professor de finanças do Insper e sócio fundador da Casa do Investidor.


AECambuí | CDL - Associação Empresarial de Cambuí
Agência WebSide