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Publicado em: 15/11/2019

Como está o seu planejamento para as ações de vendas de Natal que sua loja irá promover neste período?

Natal é aquela época do ano marcada por confraternização, diversão, encantos e surpresas. E como você já sabe, o Natal também é o período mais importante para o varejo, porque é nesta época as pessoas estão dispostas a presentear mais e melhor. Então, para sua loja tornar este Natal muito mais vendedor é preciso se planejar!

Objetivos das ações de vendas

Como está o seu planejamento para as Ações de Vendas de Natal que sua loja irá promover neste período?

Natal é aquela época do ano marcada por confraternização, diversão, encantos e surpresas. E como lojista você já sabe, o Natal também é o período mais importante para o varejo. Então, para sua loja VENDER MUITO neste Natal é preciso traçar suas metas e definir quais ações pode fazer para atinigí-las.

Mas, antes de escolher sua ação de vendas de Natal, é importante ter um objetivo para ela!

Vender produtos fora de linha;

Aumentar o ticket médio da loja;

Aumentar o número de peças por atendimento;

Limpar o estoque de determinados produtos;

Atrair clientes;

Fidelizar clientes;

Ajudar uma instituição;

Crescer X% no período natalino.

Por conta disso, separamos 12 ações de vendas que você pode aplicar em sua loja no Natal. Então, Confira!

Ações de vendas de Natal para promover em sua loja

1. Combos de Produtos

Selecione alguns produtos e crie conjuntos com 2 ou mais peças que, se compradas em conjunto, recebem um desconto especial no valor total da compra. Então, é bom que este combo tenha um preço fixo.

Exemplo de ação aplicada em uma loja de presentes

Imagine um copo canudo que custa R$49,90; uma marmita por R$44,90 e uma lancheira de R$89,90. Normalmente, se o cliente comprar os 3 produtos individualmente o valor total da compra seria R$273,80. Como sua loja apostou na ação do combo especial de Natal, os 3 produtos juntos recebem desconto e saem por R$249,90.

Mas, lembre-se que você tem que escolher os produtos que farão parte do combo, caso o cliente queira trocar os produtos por outros que não estarão no combo, o valor ficará cheio, sem descontos.

Importante: Colocamos o exemplo de uma loja de presentes, mas a ação pode ser aplicada em qualquer segmento.
Ações de vendas de Natal indicada tanto para lojas físicas quanto para lojas virtuais.

2. Cupom de desconto para a próxima compra

O que você acha da ideia de um mesmo cliente comprar duas vezes no mesmo mês em sua loja? O desejo de todo lojista é fidelizar seus clientes e ainda aumentar sua recorrência de compra durante a semana/mês/ano.

Sendo assim, a ação de vendas de cupom de desconto para a próxima compra cai muito bem no Natal justamente para alcançar os objetivos anteriormente citados. O motivo disso é simples: no início do período de vendas de natal, os consumidores saem à procura do presente de amigo secreto da empresa, e logo depois precisam encontrar presentes para a família e o restante das pessoas especiais que desejam presentear na data.

Ou seja, mais de uma compra no mesmo mês! Então, para aumentar a probabilidade dele realizar as duas compras na sua loja, nada melhor do que presenteá-lo com um cupom de desconto válido apenas para a próxima compra!

Mas, uma observação importante é que o valor do desconto deve ser avaliado e definido por você.

Ações de vendas de Natal indicada tanto para lojas físicas quanto para lojas virtuais.

3. Ação e desconto solidário

ação-de-vendas-de-natal-solidario

Sua loja pode vender muito mais neste Natal e ainda fazer uma ação solidária para sua região, conectando o nome do seu empreendimento a ações sociais super bacanas!

Ou seja, a ideia é dar um descontinho para o cliente que levar um produto usado ou não (pode ser brinquedo, roupa ou alimentos não perecíveis) para doação.

Vantagens de aplicar essa ação:

Melhorar a visibilidade da sua loja;

Expõe sua responsabilidade social;

Atrai novos clientes;

Possibilidade de mídia orgânica regional

Ajuda quem precisa!

Ações de vendas de Natal indicada apenas para lojas físicas.

4. Cupons nas redes sociais

O lado bom de apostar na ação de cupons de descontos divulgados nas redes sociais é seus perfis ganharem mais seguidores, seu empreendimento ficar mais famoso e suas vendas crescerem.

Mas, como funciona?

Primeiramente, você escolhe um valor ou uma porcentagem de desconto, define um período de validade do cupom (super importante) e comunica em suas redes sociais. Uma ideia, é divulgar nos stories do Instagram da sua loja e pedir para seus clientes tirarem um print e apresentarem na hora da compra para ganharem o desconto, no caso de lojas físicas, ou divulgar cupons no estilo “NATAL10” para adicionar na finalização da compra, no caso de lojas virtuais.

Portanto, o objetivo de publicar o cupom de desconto nas redes sociais é levar pessoas diferentes a conhecerem seu estabelecimento. Então, não exagere nas informações, seja direto!

Ações de vendas de Natal indicada tanto para lojas físicas quanto para lojas virtuais.

5. Compre dois e leve três!

ação-de-vendas-de-natal-compre-e-leva

Essa é uma ação muito comum de se ver em supermercados, mas que também dá muito certo em lojas de presentes ou de outros segmentos!

Se o seu cliente saiu de casa com o objetivo de comprar presentes de Natal, essa é uma ação que vai chamar a atenção do mesmo, afinal de contas, todo mundo quer presentear e economizar ao mesmo tempo!

Vale lembrar que antes de divulgar essa ação de Natal para os seus clientes, é preciso selecionar os produtos participantes da ação, calcular a margem de lucro e a quantidade disponível no estoque.

Ações de vendas de Natal indicada tanto para lojas físicas quanto para lojas virtuais.

6. Frete grátis

Coloque o frete grátis com o objetivo de aumentar o seu ticket médio, por exemplo: se sua loja vende em média R$ 80,00 por pessoa, coloque o frete grátis nas compras acima de R$ 100,00. Isso vai incentivar o seu cliente a gastar um pouquinho mais para ganhar esse benefício.

Ações de vendas de Natal indicada tanto para lojas físicas que fazem serviço de entrega, quanto para lojas virtuais.

7. Destaque do dia

A ideia aqui é colocar um produto em promoção por dia!

Para esta ação vale a pena escolher produtos bons e que tenham boa saída de vendas, despertando o senso de urgência nos clientes. Então, divulgue que caso ele não comprar hoje, amanhã o preço voltará ao normal, sem desconto.

Outra vantagem dessa promoção é fazer o cliente visitar mais vezes sua loja, seja ela física ou virtual, já que ele sabe que sempre vai encontrar uma boa oportunidade de compra.

Ações de vendas de Natal indicada tanto para lojas físicas quanto para lojas virtuais.

8 – Descontos progressivos

ações de vendas para promover em sua loja no Natal
Sabe aquela promoção que o cliente adora porque ele acredita sair sempre na vantagem?

Os descontos progressivos têm esse objetivo. Mas na verdade, essa ação beneficia ambos: o cliente e a sua loja!

Mas, como funciona?

Quanto mais o cliente comprar, mais descontos ele recebe. Por exemplo, na compra de uma peça, ele ganha 10% na próxima peça, na compra de duas, 20% na terceira , três peças, 30%… E por aí vai! Porém, não se esqueça de colocar um limite, assim você não corre o risco do seu cliente comprar 10 peças e levar 100% de desconto. Ah, também vale colocar um adendo de que o desconto é válido para a peça de menor valor!

Ações de vendas de Natal indicada tanto para lojas físicas quanto para lojas virtuais.

9. Balões surpresas

Crie desejo e expectativa no cliente ao promover a ação de balões surpresa! Mas, como funciona? Ao estourar um balão, o cliente ganha uma surpresa, que pode ser um desconto, um brinde e até ingressos para teatros e cinemas… O ideal é ter uma grande variedade de brindes!

Porém, para que essa ação impacte positivamente no seu faturamento, é preciso estipular um valor mínimo de compra para o cliente participar da ação.

Por exemplo, nas compras acima de R$ 150,00 o cliente pode estourar um balão e ganhar até 30% de desconto ou um presente incrível!
Ações de vendas de Natal indicada para lojas físicas.

10 . Otimize a experiência do cliente

Os consumidores estão cada vez mais exigentes e buscando se sentirem exclusivos e diferenciados. Por isso, fazer ações que tornem a visita do consumidor em sua loja uma experiência prazerosa não é mais nem um diferencial, e sim uma obrigação!

Então, que tal apostar em pipoqueiras? Além de fazer pipoca para expor nas almofadas de pipoca e deixar o PDV mais atraente, você pode receber seus clientes com saquinhos de pipoca e fazê-los ter uma experiência incrível na sua loja. Além disso, seu PDV vai ficar com cheirinho de pipoca no ar!

Então, veja como usar a pipoqueira para vender mais:

1 – Fazer pipoca na loja e deixar um cheirinho bem gostoso!

2 – Ofereça como cortesia, quem resiste a uma pipoca quentinha?

3 – Exponha a almofada de pipoca com a guloseima e faça o cliente se apaixonar ainda mais pelo produto!

Ações de Vendas para promover em sua loja no Natal

Além de ações com a pipoqueira, você pode fazer várias outras, como: deixar joguinhos montados para os clientes brincarem, etc..

Ações de Vendas para promover em sua loja no Natal
Imagens produzidas pelo Estúdio Frau com o mini pebolim da Uatt?

11 . Caixas e embalagens para presentes

Se você pretende ter sua loja como uma referência para seus clientes, que tal fazer o serviço completo e literalmente vender o pacote? As caixas e embalagens para presentes são ótimas armas para evitar que seu cliente se submeta a ir a outras lojas procurar um embrulho e consequentemente comprar no seu concorrente.

Ações de Vendas para promover em sua loja no Natal
Ou seja, utilizando suas próprias técnicas você pode oferecer um presente, por exemplo, numa embalagem especial para Natal. Veja nas imagens acima alguns modelos que a Uatt? disponibiliza para os lojistas.

12 . Variedade nas formas de pagamento

Como os gastos são maiores durante o Natal, oferecer diversas opções de pagamento como cartões de débito e crédito e parcelamento ao cliente é uma boa opção. Nesse contexto, a segurança no pagamento também deve ser assegurada, no caso dos e-commerce oferecer blindagem, SSL, WAF entre outros mecanismos de segurança ao site de vendas é essencial e evita o abandono de carrinho.

Então, para ajudar a divulgar todas estas ações, capriche nas redes sociais!

O Facebook e o Instagram são excelentes canais de comunicação direta com o seu público, e você pode ter retornos positivos utilizando esta estratégia.

Portanto, crie ações de divulgações em redes sociais, como uma contagem regressiva no stories do Instagram, por exemplo.

Com o nosso guia rápido redes sociais para lojistas você vai ter uma ajudona pra sua loja voar rumo ao sucesso e vender mais através das redes sociais. Baixe grátis clicando aqui!

Enfim, com todas estas ações de vendas de Natal, sua loja vai arrasar e encantar seus clientes!

Boas vendas!
AECambuí - Associação Empresarial de Cambuí
Agência WebSide