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Publicado em: 07/10/2019

Ferramentas existem para facilitar o dia a dia, mas cada uma tem uma função específica. Se o objetivo é colocar um prego em algum lugar, a melhor ferramenta é o martelo. Claro que dá para improvisar com outros objetos. Mas o processo é mais complicado e o resultado pode não ser tão bom.

Assim são as ferramentas de marketing. Há ferramentas que ajudam nas vendas, a exemplo dos materiais de PDV (pontos de venda), promoções e descontos ou uma demonstração. Há ferramentas que ajudam na divulgação, como anúncios, patrocínios ou assessoria de imprensa. Há ferramentas para relacionamento, como o SAC (serviço de atendimento a clientes), eventos ou redes sociais.

Portanto, o melhor objetivo para usar redes sociais é o relacionamento. Certamente elas ajudam na divulgação e nas vendas, mas são pouco úteis se as publicações girarem apenas em torno de apresentação de produtos, serviços e ofertas. Nesses ambientes virtuais, o usuário quer informação, interatividade e diálogo.

Há um algoritmo que escolhe o que é mostrado e o que é ocultado das pessoas. Se um cliente não costuma interagir com seu conteúdo (marcar, curtir, compartilhar, comentar etc.), certamente suas atualizações deixarão de ser mostradas a ele. Ou seja: ele te segue, mas não verá o que você publica.

Para ter sucesso na rede social, portanto, é preciso ser relevante. E para isso acontecer é recomendável seguir algumas dicas:

Conheça seu cliente: informações como média de idade, tipo de profissão, nível de renda, tamanho da família, região onde mora, crenças, valores pessoais, redes sociais que mais utiliza, entre outras, são fundamentais para elaborar publicações mais interessantes e direcionadas a ele.

Trabalhe as redes essenciais. Dá trabalho manter uma rede social de resultados. Então, priorize aquelas que a maioria dos seus clientes utiliza.

Respeite a frequência de publicação de cada meio. No YouTube: um vídeo por semana. No LinkedIn: três postagens por semanal. No Facebook, Google+ e Instagram: ao menos uma publicação por dia. No Twitter e no Pinterest: quatro postagens diárias, em horários distintos.

Faça planejamento das postagens e produza o conteúdo com antecedência. A maioria das redes sociais permite que você pré-agende as publicações. Não conte apenas com a inspiração de última hora.

Pense na interação. Antes de postar, pense em como seu cliente irá interagir com seu conteúdo. Ele iria curtir? Teria o que comentar? É interessante o bastante para ser compartilhado na rede dele? Evite postagens de mão única, ou seja, aquela que a pessoa vê, mas não sente necessidade de interagir.

Garanta uma pauta definida. Pense nos assuntos sobre os quais sua empresa pode e deve falar. Nem todo assunto de que você gosta é compatível com o seu negócio.

Considere pagar anúncios para melhorar a visualização de suas publicações.
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