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Publicado em: 20/09/2019

Liderança é um assunto intrigante, estimulante e inesgotável, além de necessário, portanto, se você estiver prestes a ocupar o cargo de líder ou caso tenha ocupado recentemente, a releitura desse artigo é fundamental, do começo ao fim.

Não existe fórmula mágica nem fórmula pronta para ensinar alguém a liderar. Em primeiro lugar, lembre-se, ninguém nasce pronto. Você já presenciou alguma cena de parto e ouviu o obstetra dizer em voz alta algo do tipo "Deus abençoe, papai e mamãe, olha que beleza, nasceu mais um líder, nasceu mais um empreendedor ou nasceu mais um médico"?

Em segundo lugar, saiba que a liderança depende de um longo e minucioso caminho de superação que vai além da suas limitações e das expectativas alheias. Em geral, a liderança é uma conquista. Como afirmou Tom Peters, referência em liderança: chegar ao topo é fácil; difícil é conquistar o respeito do grupo.


O que existe, para todo e bom profissional em busca dessa competência essencial no mundo dos negócios, é uma série de características, habilidades e virtudes que surgem ao longo da vida e lhe favorecem, ou não, para uma posição de liderança.

Portanto, vou compartilhar algumas dicas que considero fundamentais para você começar a construir o seu próprio caminho da liderança, fruto da experiência, da leitura assídua de bons livros e da observação de centenas de líderes com os quais eu tive a felicidade ou, por vezes, infelicidade de conhecer.



Tudo na vida é aprendizado, ou seja, de uma forma ou de outra, seja qual for a adversidade, todas contribuem para o crescimento do líder. Não é algo tão difícil assim, mas vai depender basicamente da sua dedicação para dominar o verdadeiro sentido da palavra liderança, muito mais na prática do que na teoria.

Imagine que você foi promovido e vai assumir o cargo de liderança na próxima semana, depois de alguns anos esperando por aquela tão sonhada oportunidade, então, você se lembra de que “chefe” é aquilo que você deseja ser, mas não gosta muito de ter.

Qual seria o passo-a-passo? Qual seria a primeira atitude no cargo de líder? Talvez ali estejam profissionais que começaram contigo lá no início quando vocês ainda eram simples auxiliares, mas agora você é o líder e o seu melhor colega de fábrica será um dos seus subordinados. Como fica essa relação? Como você vai separar o lado pessoal do profissional? O que você faria?

1. Esclareça as expectativas:

lembre-se, existem expectativas de todos os lados, do responsável pela sua contratação ou promoção, de quem faz parte da equipe e também de você mesmo, portanto, reúna a equipe e seja direto sobre o que você espera de cada membro e qual será a sua contribuição para o alcance dos resultados. Tenha em mente o seguinte e assim você mantém o foco naquilo que é necessário: Liderança é resultado!



2. Reconheça o terreno:

com quem você realmente você pode contar? Você tem as pessoas certas no lugar certo fazendo a coisa certa? Os processos estão bem definidos? Os sistemas utilizados são os ideais para o monitoramento frequente dos resultados e o ganho de eficiência? O ambiente trabalho é alegre? Permite autonomia, criatividade e debate?

3. Imponha o seu próprio ritmo:

na medida em que você ganha velocidade, deixe claro quanto à forma de acompanhamento dos trabalhos, de monitoramento dos resultados, de cobrança, portanto, seja direto na comunicação, sem entrelinhas ou meias palavras. É frustrante ser liderado por alguém que cobra resultados de objetivos e metas que não estão claros para ninguém.

4. Conceda uma liberdade vigiada:


o que é isso, chefe? Delegue responsabilidades e estabeleça prazos, mas não sufoque as pessoas enquanto não chegar a hora de cobrar. O que é combinado não é caro. Se o prazo é para sexta-feira, então, na sexta-feira vocês conversam, nada de ficar sufocando as pessoas e perguntando todo dia. Faça perguntas poderosas: como está indo o trabalho? Como eu posso te ajudar? Quem pode trabalhar contigo? Quando podemos falar a respeito? Qual o melhor horário pra você? Simples assim!



5. Reúna a equipe com frequência:


Meu Deus! Reunião toda hora? Claro que não, criatura, mas uma vez por semana é necessário para alinhar as expectativas, os objetivos, as metas, a forma de trabalho. Faça reuniões produtivas, com início, meio e fim, pauta previamente definida e tempo máximo de duração, em geral, no primeiro horário da segunda-feira e no primeiro horário da sexta-feira para uma reavaliação dos resultados obtidos na semana.

6. Crie um bom networking com os pares:

quem são seus pares? Em geral, líderes de mesmo nível: gerentes, supervisores, coordenadores etc. É óbvio que existe uma competição natural entre os líderes, entretanto, existe muito espaço para trabalho conjunto e ajuda mútua. Em qualquer organização, todas as áreas são interdependentes, portanto, a interação é fundamental para o atingimento dos resultados. Problemas sempre haverão e quanto mais alinhado você estiver com os colegas de mesmo nível, mais fácil a superação dos obstáculos.

7. Comemore os resultados:

não precisa fazer uma festa regada a doces, salgados e champanhe porque as empresas não permitem nem há verba para isso, mas uma simples reunião de agradecimento em público, para toda a equipe, não faz mal a ninguém. Foi-se o tempo em que as pessoas eram tratadas como números ou robôs. Hoje, no mundo cada vez mais conectado, simplificado e tecnológico, a inteligência é altamente fugidia e muda de empresa com a mesma facilidade com a qual você troca de roupa.

8. Leia bons livros, muitos livros:

é impossível conceber a ideia de que alguém possa atingir o ápice da liderança sem a leitura de bons livros sobre o assunto. Os livros vão resolver todos os seus problemas? Óbvio que não, mas podem lhe oferecer uma infinidade de insights e ajuda-lo a construir o seu próprio caminho na liderança.

Por fim como diria o grande mestre Ram Charan em seu bestseller Execução, os líderes conseguem o comportamento que demonstram e toleram.

Pense nisso, aja diferente e seja um líder por excelência!


(Jerônimo Mendes)
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Agência WebSide