AECambuí | CDL
Associação Empresarial de Cambuí






QUEM SOMOS | SERVIÇOS | ASSOCIADOS | PROFISSIONAL AUTÔNOMO | EMERGÊNCIA CAMBUÍ | CONTATO
Ligue para AECambui » (35) 3431-3046
» Revista "O Empresário"
» Banco de Currículo
» Últimas Notícias
» A legislação e o empresário
» Auto-Ajuda
» Comportamento
» comunicação
» Conselhos Úteis
» Finanças ao seu alcance
» Jurisprudência
» Momento Empresarial
» Tipos de Consultas SCPC
» Vida saudável
» Turismo
» Fotos da Cidade
» Fotos dos Cursos
» Memória Viva


VOLTAR
Últimas Notícias


Publicado em: 10/03/2019

No mercado de trabalho, se dar bem com o chefe é muito importante para o sucesso no trabalho, pois ele pode decidir se o funcionário será promovido, rebaixado ou demitido.

Os chefes que deixam claro que gostam dos funcionários dão feedback positivos e os fazem se sentir parte importante do sucesso da organização.

Por outro lado, o chefe pode tratar um funcionário de forma diferente dos demais por não gostar dele, porém, entende a necessidade de manter o relacionamento profissional acima de tudo.

Lynn Taylor, autora do livro "Domar o seu terrível tirano do escritório: como administrar o comportamento infantil do chefe e prosperar no seu trabalho" ("Tame Your Terrible Office Tyrant: How to Manage Childish Boss Behavior and Thrive in Your Job"), diz que não é preciso ser o melhor amigo do chefe, “mas é possível alcançar a criatividade e o sucesso se você sentir que é amado, apoiado e respeitado por eles".

Veja os sinais de que o chefe gosta do seu trabalho, segundo informações do site Business Insider:

1. Eles te desafiam e compartilham suas prioridades
Se você se sente um pouco sobrecarregado, isso pode não ser uma coisa terrível. O chefe provavelmente lhe dará mais do que você acha que pode fazer não porque ele está tentando puni-lo, mas porque quer testá-lo em tarefas difíceis. A dica de especialistas é perguntar ao chefe quais as principais prioridades e se mostrar disposto a tarefas desafiadoras.

2. Eles te respeitam
Especialistas recomendam que o profissional deve se preocupar não com se o chefe gosta dele, mas se ele o respeita, o inclui e o envolve em conversas importantes. O mais importante é dar contribuições, ser parceiro de pensamento e ajudar a equipe e a organização a prosperar.

3. Eles pedem sua contribuição
Os chefes contam mais com os funcionários de quem gostam e nos quais confiam. O patrão costuma pedir com frequência sua contribuição em reuniões individuais e de equipe e deixa muito tempo para você falar e, em seguida, responde favoravelmente ao que você diz.

4. Eles nem sempre elogiam
Nem sempre os chefes passam o tempo todo enaltecendo os funcionários que eles valorizam. Eles não querem parecer favoráveis a você ou simplesmente sabem que você faz as coisas bem, por isso, podem não dar um feedback espontâneo. Os especialistas recomendam que esses funcionários peçam feedback e as expectativas detalhadas para que possam acompanhar seu desempenho a cada passo do caminho.

5. Eles dão mais responsabilidade e tarefas importantes
Os chefes muitas vezes colocam esses funcionários para substitui-los quando necessário ou dá a eles projetos importantes. Um grande sinal de confiança é o chefe pedindo que você lide com clientes importantes. Além disso, você é o primeiro a ser abordado quando algo precisa ser feito, seja uma tarefa regular ou especial.

Além disso, quando outros funcionários estão com dificuldades, seu chefe os envia para que você os oriente ou dê exemplos de bom trabalho.

6. Eles se importam com você
Os patrões farão de tudo para checar como estão os trabalhadores de que gostam. Eles perguntarão se você está feliz no trabalho ou se planeja sair da empresa para saberem o que podem fazer para mantê-lo.

7. Eles pedem que você ensine os outros
Se o seu gerente está constantemente pedindo para você mostrar ao novato ou colegas do escritório os procedimentos e como o trabalho é feito, pode ser que eles estejam apenas dando tarefas extras para você.

Mas seu chefe também pode ficar tão impressionado com suas habilidades que queira que você as repasse para outras pessoas. Em vez de olhar para essas solicitações como um trabalho extra, use-as como oportunidades para aprimorar suas próprias habilidades de liderança e demonstrar sua experiência.

Sinais que seu chefe não gosta de você, segundo o Business Insider:

8. Eles nunca o envolvem nas principais decisões
Quando o chefe não inclui você em grandes decisões relacionadas à sua esfera de influência, pode ser que ele não confia em sua opinião e não o valorize. Ou seja, a mensagem é: “Eu realmente não ligo para o que você pensa”. Outro sinal negativo é nunca convidá-lo para participar de reuniões importantes ou projetos especiais.

9. Eles monitoram apenas você
Os chefes podem monitorar alguns funcionários por uma série de razões, como necessidade de assumir o controle ou insegurança. Mas pode significar também que eles não confiam em você. Em alguns casos, isso pode até levar a um leve comportamento de bullying, em que o chefe fica tão ocupado com o monitoramento de cada passo do funcionário que se torna uma forma de intimidação.

10. Eles o evitam a todo custo
Se você perceber que o seu chefe só pega as escadas quando você está esperando o elevador ou muda a rotina de trabalho para encontrá-lo o menos possível, é sinal de que ele está evitando você.

11. Eles ignoram sua presença
Se seu chefe não disser "bom dia" quando você chegar, ou "tenha uma ótima noite" ao sair, então ele pode estar lhe dizendo que não gosta de você.

12. Eles mostram linguagem corporal negativa
Olhares sutis, braços cruzados sobre o peito, não olhar por cima da tela do computador quando você entra no escritório, evitar olhar diretamente nos olhos ou ficar perto são sinais de linguagem corporal que revelam os sentimentos do seu chefe em relação a você.

13. Eles se comunicam com você principalmente por e-mail, evitando contatos pessoais
Se o seu chefe não gostar de você provavelmente tentará limitar a comunicação pessoal com você. Se você notar uma mudança para uma correspondência mais digital, então isso é um sinal.

14. Eles discordam de você constantemente
O patrão desdenha de todas as ideias que você propõe ou discorda de tudo o que você diz, mas não faz isso com os outros. Outro sinal é ele dizer coisas como “Nossas personalidades não combinam” ou “Nós vemos as coisas de forma diferente”.

15. Eles nunca perguntam sobre sua vida pessoal ou familiar
Se você perceber que seu chefe fala com todos os outros sobre seus filhos ou hobbies, mas nunca menciona esses assuntos com você, então provavelmente não está interessado em ouvir sobre sua vida.

16. Eles passam para você trabalhos que ninguém mais quer fazer
Se o seu patrão lhe dá apenas tarefas bem abaixo do seu nível de experiência ou competência é um sinal de que ele não confia ou não respeita suas habilidades. Ou pode estar querendo que você procure outro emprego.

17. Eles nunca dão feedback ou apenas feedback negativo
Um chefe que quer ajudá-lo a crescer fornecerá feedback bom e ruim. Mas a ausência de qualquer feedback mostra total indiferença em relação ao seu desempenho e ao seu crescimento futuro como empregado.

Criticar abertamente seus esforços ou ideias em uma reunião é um grande sinal de desrespeito. Se o seu chefe se esforça para constrangê-lo, então é evidente que ele não gosta de você.

18. Eles roubam crédito por suas ideias
Se o seu chefe realmente não gostar de você, ele pode detestar a possibilidade de lhe dar qualquer crédito pelo seu trabalho ou ideia.

19. Eles repassam seus projetos para outros funcionários
O chefe passa seus projetos de alta visibilidade para seus colegas com frequência.

20. Eles dão menos atenção para você
Seu chefe parece desinteressado no que você tem a dizer ou perde a paciência facilmente enquanto fala com você. Se você perguntar "Como vai?" e ele responder apenas "OK" ou "Tudo bem", ou se seus e-mails sempre têm respostas diretas e nunca começam com um amistoso "Olá" ou "Boa tarde", podem ser sinais de que a relação entre vocês não é tão amistosa.


AECambuí | CDL - Associação Empresarial de Cambuí
Agência WebSide