AECambuí | CDL
Associação Empresarial de Cambuí






QUEM SOMOS | SERVIÇOS | ASSOCIADOS | PROFISSIONAL AUTÔNOMO | EMERGÊNCIA CAMBUÍ | CONTATO
Ligue para AECambui » (35) 3431-3046
» Revista "O Empresário"
» Banco de Currículo
» Últimas Notícias
» A legislação e o empresário
» Auto-Ajuda
» Comportamento
» comunicação
» Conselhos Úteis
» Finanças ao seu alcance
» Jurisprudência
» Momento Empresarial
» Tipos de Consultas SCPC
» Vida saudável
» Turismo
» Fotos da Cidade
» Fotos dos Cursos
» Memória Viva


VOLTAR
Últimas Notícias


Publicado em: 12/02/2019

Um procedimento que todo profissional deveria fazer, uma vez por ano, é o check-up de carreira. Do mesmo modo que o check-up físico garante melhor conhecimento das condições vitais, indica possíveis riscos e recomenda o que deve ser feito, o check-up de carreira tem a mesma utilidade preventiva.

Há dois momentos do ano com forte significado simbólico, por ser uma celebração início de um novo ciclo, que poderiam ser utilizados para esse procedimento. Um deles é a virada do ano, onde se verbaliza “ano novo, vida nova”. O outro é o aniversário pessoal, data que se ganha um novo ano para viver.

Como conselheiro de carreira, tenho difundido, praticado e orientado profissionais a fazerem de forma organizada, o check-up e recomendado fazê-lo, em uma destas duas datas simbólicas, que ninguém deixa passar em branco. Um check-up de carreira, com a metodologia Lens & Minarelli, investiga o estado dos seis componentes da condição de contratável e de enfrentamento as transições desejadas ou impostas pela dinâmica da vida profissional: a empregabilidade.

Os seis fatores principais são:
- O grau de felicidade com o trabalho que se tem;

- A condição competitiva, em termos de conhecimentos, habilidades, atitudes, inovação e aculturação ao mundo digital;

- A marca pessoal, a reputação e o conceito que um profissional tem no mercado;

- O estado de saúde física, emocional, atitudinal e espiritual;

- O montante da reserva financeira para os investimentos e contingências do mundo volátil, incerto e em constante mudança;

- O tamanho e os créditos de capital social advindos do Netliving e do Networking.

Baseado nesses fatores de Empregabilidade, o profissional faz um balanço detalhado de sua carreira, utilizando metodologia e instrumentos de avaliação on-line. Feito o diagnóstico, o consultor de carreira faz uma sessão de comentários e orientação para que o profissional escreva seu Planejamento Anual de Desenvolvimento de Carreira.

Como cuidar da sua carreira? E dos seus projetos? Você é da “old school” ou está em dia com o estado da arte de sua profissão e preparado para surfar nas ondas da inovação do mundo 4.0?

Na dúvida, aproveite o início de 2019 e marque o seu check-up para ser um dos primeiros a se beneficiar da recuperação do mercado de trabalho que já está dando sinais de melhora. Feliz ano novo para a sua carreira.

(*) José Augusto Minarelli - Atua como educador, conselheiro profissional e palestrante. Graduado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP).
AECambuí | CDL - Associação Empresarial de Cambuí
Agência WebSide