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Publicado em: 16/05/2018

O Marketing tem ganhado mais espaço dentro das empresas, e por isso é comum ouvir falar que a “propaganda é a alma do negócio”, isso retrata exatamente como o marketing tem um peso para um negócio, e como agora empreendedores estão dando atenção a isso, principalmente nas pequenas empresas.

Mas vamos entender porque empresas desse porte devem investir em marketing para que isso não seja mais um grande desafio enfrentado por essas empresas.

Pequenos negócios sempre possuem inúmeros desafios, por isso muitas vezes o investimento é um grande problema, se adequar a eles é muito importante para ter o controle de quanto investir em marketing.

A questão é, se você tem um pequeno negócio e já disse ou pensou em algo como “quando meu negócio estiver mais estabilizado, vou investir mais em marketing” ou “meu negócio é muito pequeno ainda para investir marketing”, você certamente está pensando de forma errada.

O primeiro grande passo é saber como está o mercado e quanto tem de verba disponível. Com tantos custos que sabemos que uma empresa tem, ter uma verba disponível para isso parece muito difícil, mas não é. Tudo é uma questão de planejamento.

Como milhares de outros pequenos empreendedores você pode pensar em marketing como algo opcional, mas é muito importante que você veja isso como “investimento” que faz parte da sua estratégia.

Como investir em Marketing?

As pequenas empresas não precisam ter um departamento de marketing ou mesmo uma equipe completa, mas precisa se organizar em relação ao planejamento de verba para as ações de marketing. Não há uma resposta de quanto ou como ao certo precisará investir, isso vai depender do seu planejamento

O primeiro passo é listar possíveis ações, fazer orçamentos para saber os custos, buscar por fornecedores que possam executá-las, criar um cronograma e principalmente, determinar objetivos para estas ações.

Depois você precisa trabalhar para que as conheçam e consumam a sua marca, esse é um ponto importante mesmo sua empresa sendo de pequeno porte. Esse é um ponto importante que não dependerá apenas de quem estiver fazendo o marketing da sua empresa, mas também de você para expandir e vender sua ideia dentro de uma cidade, de um bairro e do nicho de mercado que quer alcançar, é preciso despertar o interesse dos consumidores e validar socialmente seu negócio.

Estratégias de Marketing

As possibilidades para utilizar o marketing para sua empresa são várias e são possíveis para qualquer orçamento se bem utilizadas. Para que não perca tempo e dinheiro conheça primeiro seu público-alvo. Todas as estratégias de marketing são baseadas em pesquisas, com a finalidade de conhecer seu público: como se comportam e o que querem os consumidores do seu produto/serviço.

Com essas informações, é possível saber onde e como falar com eles e partir de suas táticas. Veja os pontos importantes e quais estratégias fazer para atrair e engajar seus clientes:

A internet pode ser uma grande aliada para chegar até seus clientes. O custo não é alto e pode trazer grande retorno. Usando a rede de maneira estratégica, você desperta o interesse dos usuários e chama a atenção para sua marca, o que chamamos de marketing de conteúdo é uma das tendências mais relevantes da área no mundo. Dentro da internet existem vários caminhos para facilitar estrategicamente o marketing para sua empresa.

Blogs

Através da criação e divulgação de um conteúdo relevante, informativo e interessante para mostrar seu produto ou serviço, sua empresa estará chamando a atenção dos internautas. Manter um blog com bons textos gera visitas, se torna referência de pesquisa e pode melhorar seu rankeamento nas buscas orgânicas do Google.

Redes Sociais

Manter perfis em redes sociais, como Facebook, Twitter e Instagram, é uma excelente maneira de divulgar sua marca. Através de menções, compartilhamentos e curtidas, sua empresa ganha grande potencial entre os clientes, além de facilitar por se tratar de redes que estão presentes no dia-a-dia do seu público.

Mas é preciso dar uma atenção especial, principalmente por se tratar de redes sociais rápidas, é preciso cuidar do conteúdo postado e responder aos usuários sempre que for necessário.

E-mail marketing

Fazer o contato com os clientes por e-mail, enviando informações com novidades, promoções e conteúdo relevante faz com que sua marca se firme no imaginário gerando fidelização. Mas apesar de ser um bom meio para comunicar com seu público é também um grande risco, pois pode se tornar um spam indesejado.

Envie somente conteúdo relevante, atraente, bem elaborado que irá agregar a sua marca e que complemente o interesse do seu público com a sua empresa.

A internet é para estreitar os laços da empresa com o público, por isso com uma boa estratégia de marketing de conteúdo é possível converter cada vez mais visitantes em clientes.

Marketing de Relacionamento: fidelizando clientes

Investir no relacionamento e oferecer vantagens pela fidelização de clientes é uma grande estratégia para fazer em ações de marketing. Se já tem seu nicho no mercado definido, observe o comportamento de seu público-alvo, para pensar em como aproximar sua marca até o cliente.

Por isso, investir em programas de relacionamento e parcerias para oferecer benefícios ao público fiel é um grande ponto forte que pode ajudar a firmar o posicionamento da marca diante de seu alvo, atraindo ainda mais seu público. Mesmo sendo uma empresa pequena, as parcerias podem acontecer e pode ser ainda melhor, pois trará muita credibilidade.

É necessário contratar um profissional para cuidar do Marketing

Para lidar com o marketing é necessário conhecimento de mercado para traçar um método eficiente para convencer o cliente. Hoje já têm pequenos empresários que, com um orçamento curto, executam táticas que acertam exatamente o alvo que gostariam de atingir e consegue ótimos resultados, porém, quando um profissional estuda seu caso e oferece estratégias inéditas, as chances de um retorno positivo são bem maiores.

Não precisa contratar um profissional de marketing exclusivamente para sua empresa, você pode contar com a ajuda de consultoria para que possa entender como deve mostrar seus valores e benefícios às pessoas, ou ainda trabalhar com uma equipe terceirizada, como agências especializadas em marketing para criar estratégias e produzir conteúdo sempre para sua empresa.

Enfim, as pequenas e médias empresas não precisam dispor de uma grande verba como dizemos acima, é preciso planejar bem seus gastos. O correto é investir em conquistar seus clientes quanto na forma que ele fará para alcançar isso, porém se por conta de ter um orçamento limitado tiver que escolher, concentre esforços na fidelização do seu cliente atual, no qual você já investiu para conquistar.

Como o mercado de Marketing está crescendo, cada vez mais tem ficado acirrada a competição pela preferência dos clientes. O Marketing é necessário para entender qual são os desejos do público, adequar seu produto ao mercado, se posicionar e mostrar seus diferenciais. Investir em marketing é investir na captação do seu cliente e ter a garantia de retorno para seu negócio, o foco sempre é seu público.

( Atilio Pereira)
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