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Revista O Empresário / Número 152 · de 2000



Douglas Gentile, diretor de pesquisa de mídia da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos.

* Como o sr. define o vício em jogos eletrônicos?
Na minha opinião, é um transtorno do controle dos impulsos. Ou seja, o jogador sabe que não consegue frear o impulso de continuar jogando. Isso significa que não é algo nos jogos que é “viciante”, mas que a pessoa permitiu que o hábito tomasse proporção exagerada.
* Para a maioria dos pais, é difícil distinguir a brincadeira prolongada da condição patológica. Como ajudá-los?
Medir o tempo gasto em uma atividade não é maneira adequada de diagnosticar um vício. Por exemplo, muitas pessoas bebem muito álcool, mas não são alcoólatras. Para ser um vício, um adicto deve fazer algo de forma a prejudicar sua vida e também prejudicar múltiplas áreas de sua vida, não apenas uma ou duas.

* O sr. acredita que vício em jogos é um sintoma de uma condição pré-existente?
A princípio pensamos que era um sintoma de outros problemas, como depressão ou fobia social, mas descobrimos que é o oposto. Parece que a depressão, a ansiedade e as fobias sociais pioram quando o vício piorou e melhoraram assim que o vício melhorou. * Há algum conselho que o sr. pode dar para os pais?
Estabeleça limites claros tanto no tempo de jogo (recomendo não mais que uma hora por dia) quanto no conteúdo (os jogos devem ser apropriados para a idade e não devem incluir ações violentas).

No último ano você:

* Ficou mais preocupado em jogar videogame, ler sobre os jogos ou planejar a próxima oportunidade de jogo?

* Gastou mais tempo e dinheiro com jogos para atingir o mesmo grau de satisfação de antes? * Tentou impor limite no tempo de jogo? Em caso afirmativo, obteve sucesso?

* Ficou irritado ou ansioso quando tentou reduzir o tempo?

* Já mentiu para familiares ou amigos sobre o tempo de jogos?

* Já cometeu algum ato ilegal ou antissocial para conseguir acesso a jogos?

* Negligenciou afazeres domésticos ou escolares para ficar mais tempo jogando?

* (Para estudantes) Já teve mau rendimento em prova ou dever de casa por ter passado muito tempo jogando?

* (Para não estudantes) Suas atividades no trabalho já foram prejudicadas por você ter passado muito tempo jogando?

* Precisou de alguma ajuda financeira de familiares ou amigos por ter gastado muito com acessórios, jogos ou taxa de internet?

Avaliação:
Contem 1 ponto para cada ‘sim’
0 ponto para cada ‘não’ e 0,5 ponto para ‘às vezes’ (com exceção do item 3, que rende 1 ponto, apenas se tentou limitar e não obteve sucesso).
Acima de 5 pontos pode-se considerar jogo patológico.
Fonte: (Gentile, 2009)
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