AECambuí
Associação Empresarial de Cambuí






QUEM SOMOS | SERVIÇOS | ASSOCIADOS | PROFISSIONAL AUTÔNOMO | EMERGÊNCIA CAMBUÍ | CONTATO
Ligue para AECambui » (35) 3431-2772
» Revista "O Empresário"
» Banco de Currículo
» Últimas Notícias
» Comportamento.
» Comunicação
» Conselhos Úteis
» Consultas Boa Vista Serviço - SCPC
» Finanças ao seu alcance
» Jurisprudência
» Momento Empresarial
» O que é Boa Vista SCPC?
» Serviços Prestados - AECAMBUÍ
» Vida saudável
» Turismo
» Fotos da Cidade
» Fotos dos Cursos
» Memória Viva


VOLTAR
Comportamento.



Publicado em: 29/03/2021

"Só existe uma maneira de se preparar para o futuro: pensando estrategicamente. Sei que tudo é incerto, mas justamente por isso o planejamento é essencial. Tentar tornar esse futuro mais claro e a favor do negócio não é somente inteligente, é também indispensável.

A maioria das pessoas ainda é operacional, comportamento herdado da Revolução Industrial. Esse movimento confinou trabalhadores em ambientes fechados e criou uma legião de dependentes de carteira assinada, crachá e outros benefícios. Passamos a acreditar que a eficiência estava no resultado imediato. Hoje ainda há gestores com esse pensamento. Trabalhar no operacional é mais atrativo, pois você vê o resultado no curto prazo, mas essa atitude não garante a perpetuidade da empresa. Por isso, o CEO deve pensar de forma estratégica e não operacional.

Aí você pode falar: mas eu faço tudo aqui, não tenho tempo pra nada, como posso parar para pensar estrategicamente? Quero que tenha em mente que se você estiver correndo e a direção for errada, estará se distanciando do seu objetivo a cada passo que der.

Fazer um planejamento estratégico é garantia de que tudo ocorrerá como previsto? Claro que não. Acidentes de percurso podem acontecer. Mas lembre-se que o planejamento não é trilho e sim trilha. O trilho é um caminho fixo, enquanto a trilha é flexível às pequenas mudanças de trajeto, mas sem se perder do destino final.

Sempre vai existir tempo de bonança e escassez. O segredo é guardar durante a bonança para poder ser mais estratégico e passar pela escassez da forma mais saudável possível.

Para fazer um bom planejamento estratégico, saia da operação e enxergue a empresa por outro ângulo. Isso não significa que você precisa abandonar seu cargo, mas se afastar um pouco daquelas decisões que precisam ser tomadas imediatamente (elas acontecem a todo o momento), para se dedicar a isso. Sei que quando a empresa está começando, o fundador é o administrativo, marketing, vendas e muito mais. Mas sugiro que tire momentos para sair da operação e pensar estrategicamente. Inclua seus líderes e profissionais-chave no processo. Isso traz alinhamento e engajamento, aumentando as chances das ações serem reais."

Por: Filipe Colombo, CEO da Anjo Tintas.



notícias da mídia Notícias pesquisadas em jornais e sites.

AECambuí - Associação Empresarial de Cambuí
Agência WebSide