AECambuí | CDL
Associação Empresarial de Cambuí






QUEM SOMOS | SERVIÇOS | ASSOCIADOS | PROFISSIONAL AUTÔNOMO | EMERGÊNCIA CAMBUÍ | CONTATO
Ligue para AECambui » (35) 3431-3046
» Revista "O Empresário"
» Banco de Currículo
» Últimas Notícias
» A legislação e o empresário
» Auto-Ajuda
» Comportamento
» comunicação
» Conselhos Úteis
» Finanças ao seu alcance
» Jurisprudência
» Momento Empresarial
» Tipos de Consultas SCPC
» Vida saudável
» Turismo
» Fotos da Cidade
» Fotos dos Cursos
» Memória Viva


VOLTAR
Comportamento



Publicado em: 29/12/2018

"Os jantares de fim de ano são convites tentadores àqueles que não perdem a chance de um post no Instagram. Logo após a comemoração do dia 24, porém, o feed das redes sociais exibiu muito mais do que registros bem enquadrados de salpicões, perus e rabanadas. Especialistas em criar “memes”, brasileiros lotaram a internet com fotos de “antes e depois da ceia de Natal”.

Nas montagens, uma mesma barriga aparecia em duas versões: uma magra e outra excessivamente estufada. Em outros casos, personagens como a “grávida de Taubaté” ilustravam a comparação. As piadas não demoraram a receber milhares de críticas.

“Se vocês soubessem o ódio que me da de pessoas postando que engordaram 92927 kilos depois da ceia de natal e ainda postam aquelas fotos tipo antes e depois da ceia, sabem? Isso é tão errado. Gordofobia que se chama, ninguém engorda trocentos kilos em uma noite, parem com isso.”, tuitou uma internauta.

Por que é ofensivo compartilhar fotos da barriga antes e depois da ceia

Além de não fazer sentido do ponto de vista fisiológico, os posts de “antes e depois” apenas contribuem para a disseminação do preconceito contra pessoas com excesso de peso, a gordofobia.

Em geral, as publicações são feitas por pessoas magras que se encaixam no “padrão”. Segundo a nutricionista Naiara Belmont, que atua com foco em comportamento alimentar, é preciso entender que o ganho de peso é reflexo de algum problema de origem emocional.

“Sempre tem alguma história ou situação traumática que fez com que essa pessoa ganhasse peso. Quando essa questão vira piada, tudo isso é desconsiderado”.
É possível engordar depois de uma refeição?
Apesar de todos excessos alimentares durante as comemorações entre Natal e Ano Novo, especialistas garantem que é improvável ganhar muito peso durante este período. “Ninguém engorda de forma considerável em pouco tempo”, garante Belmont.

Segundo ela, o ganho de peso é um processo crônico, que depende de fatores como frequência, quantidade e qualidade do alimento. Ou seja: para engordar, é preciso comer muito e durante vários dias. “É claro que se a pessoa exagerar ao longo de 15 dias pode ter um ganho de peso, mas não é da noite para o dia”.

Não confie na balança

No dia seguinte à ceia, você pode até conferir se os ponteiros mudaram de lugar, mas não dê crédito à balança. “Fisiologicamente é impossível aquilo ser gordura. A gordura não se forma tão rápido”, afirma Belmont. Os números a mais que aparecem no visor do aparelho têm outra justificativa. “O corpo faz uma reserva rápida, mas é muito superficial”, explica Cilene Ribeiro, professora do curso de nutrição da PUCPR.

A sensação de estufamento após uma refeição farta, segundo Ribeiro, é natural. “O abdome fica dilacerado pela presença de gases. Outra coisa que acontece é que, geralmente nessas refeições de fim de ano, os alimentos têm muito sódio e açúcar, então existe maior tendência de absorção de água para equilibrar. Por isso o corpo fica inchado”, diz a professora.

Sem dietas

Após poucos dias de excessos alimentares, o organismo tende a voltar naturalmente à forma anterior. Por isso, Ribeiro garante que não é preciso fazer dieta alguma. Quem costuma se alimentar de forma saudável, sem muitos carboidratos e alimentos industrializados, basta retomar a rotina para que a sensação de estufamento passe.

“O metabolismo dá um jeito de entrar em equilíbrio. É só maneirar nos excessos ao longo dos outros dias”, recomenda."




notícias da mídia Notícias pesquisadas em jornais e sites.

AECambuí | CDL - Associação Empresarial de Cambuí
Agência WebSide