AECambuí | CDL
Associação Empresarial de Cambuí






QUEM SOMOS | SERVIÇOS | ASSOCIADOS | PROFISSIONAL AUTÔNOMO | EMERGÊNCIA CAMBUÍ | CONTATO
Ligue para AECambui » (35) 3431-3046
» Revista "O Empresário"
» Banco de Currículo
» Últimas Notícias
» A legislação e o empresário
» Auto-Ajuda
» Comportamento
» comunicação
» Conselhos Úteis
» Finanças ao seu alcance
» Jurisprudência
» Momento Empresarial
» Tipos de Consultas SCPC
» Vida saudável
» Turismo
» Fotos da Cidade
» Fotos dos Cursos
» Memória Viva





VOLTAR
comunicação



Publicado em: 01/04/2016

Escutar é a habilidade mais poderosa que um líder pode dominar. Boas habilidades de escuta nesta era digital, devido à sobrecarga de informação e capacidade de concentração encurtada, estão se tornando espécies ameaçadas.

A ciência demonstrou que a audição impacta como andamos, e até mesmo nosso equilíbrio é influenciado por quão bem escutamos. Portanto, o que ouvimos é crucial para a forma como vivemos. O ato de escutar marca o primeiro passo na comunicação. Na sabedoria hebraica, o assento do conhecimento ou da inteligência não está localizado no cérebro, mas nos ouvidos.

O ouvido é dividido em três partes Idênticas com 3 níveis de audição:

Nível 1

Ouvido Externo/Audição Passiva: consiste em escutar apenas com a cabeça. O ouvinte está preocupado com o processamento de informação.

Nível 2

Ouvido Médio/Audição Ativa: envolve prestar e fazer deduções não-verbais, apropriadas ao que está sendo dito. É escutar tanto mentalmente quanto fisicamente.

Nível 3

Ouvido Interno/Audição Intuitiva: escutar com o coração, cabeça e corpo. Isso requer sabedoria. Isso é crucial para obter a compreensão completa das situações. Sem esta total compreensãom você pode desperdiçar o tempo de todo mundo ao resolver o problema errado ou meramente abordando um sintoma, não a raíz da causa.

A coisa mais importante na comunicação é escutar o que não está sendo dito.
(Peter Drucker)

Paul Bennett, diretor criativo da IDEO, disse que um conselho que ele gostaria de ter recebido aos seus 20 anos era focar em escutar. Líderes efetivos aprendem que é importante colocar as distrações de lado, parar a multi-tarefa e realmente estar "presente" com as pessoas enquanto estiver falando com elas.

Os funcionários querem ser escutados e eles querem ser respeitados. A audição transmite esse tipo de respeito e cria confiança. Isso torna os membros da equipe mais motivados e comprometidos.

A audição Intuitiva e o ser

Pombos-correio foram por um bom tempo caracterizados por voarem milhares de quilômetros num dia e chegarem ao seu destino com incrível precisão. Para navegar, eles utilizavam infrasom, ruído de fundo de baixa frequência na atmosfera para transmitir "imagens" que eles escutam, praticamente criando mapas acústicos do ambiente. Mesmo assim, até mesmo os melhores pombos-correio ficaram desorientados algumas vezes, nunca retornando ao seu ponto de partida. O pior incidente aconteceu na Inglaterra, quando vinte mil pássaros (avaliados em mais de seiscentos mil dólares) nunca retornaram a suas casas.


É por isso que é importante nunca deixar seu lar sem sua bússola moral. Quando confrontado com um dilema ético, ela serve como um navegador para lhe guiar para a direção certa. As tentações de pegar atalhos podem ser convidativas. Até mesmo os líderes mais inteligentes ficaram desorientados e se perderam, nunca mais sendo capazes de voltar à linha. Escutar inclui escutar aquela "vozinha interior". Se algo estiver errado, apenas não tente justificá-lo. Até mesmo se você conseguir se livrar disso por um tempo, em algum momento a conta deverá ser paga.

Para alcançar o equilíbrio, também é recomendado ingerir as 3 pílulas que cada líder deve tomar: calma, silêncio e isolamento. Sua habilidade de absorver informação crucial diminui devido ao aumento de pressão, barulho e demandas. Distanciar-se das distrações e pegar o tempo para pausar e refletir é essencial para retirar a confusão da mente.

Somente através do silêncio e da calma podemos chegar aos pensamentos de alguma maneira racional e é a partir daquela ação imediata que pensamos melhor. Infelizmente temos que banir o isolamento. Não há tempo para pensar, sozinho, intimamente com quem somos por dentro.

O cérebro age como um computador, analisando sinais constantes sendo enviados. Com base nos dados recebidos no ouvido interno, o cérebro então envia mensagens aos músculos do corpo para manter o equilíbrio. Qualquer pertubação no ouvido interno resulta em dificuldades de equilíbrio.

Organizações podem prosperar ou fracassar de acordo com a qualidade de suas interações. Comunicação fraca vem com um preço alto. Ela é responsável por negócios perderem milhões de dólares todos os anos. É por isso que é importante para líderes dominarem a habilidade de "Liderar com a Audição".

Eu gostaria de lhe desafiar a na próxima semana fazer um esforço em conjunto para escutar mais do que falar, praticar a audição intuitiva e apenas observar os benefícios.(Brigette Hyacinth)


notícias da mídia Notícias veiculadas na mídia impressa

AECambuí | CDL - Associação Empresarial de Cambuí
Agência WebSide