AECambuí | CDL
Associação Empresarial de Cambuí






QUEM SOMOS | SERVIÇOS | ASSOCIADOS | PROFISSIONAL AUTÔNOMO | EMERGÊNCIA CAMBUÍ | CONTATO
Ligue para AECambui » (35) 3431-3046
» Revista "O Empresário"
» Banco de Currículo
» Últimas Notícias
» A legislação e o empresário
» Auto-Ajuda
» Comportamento
» comunicação
» Conselhos Úteis
» Finanças ao seu alcance
» Jurisprudência
» Momento Empresarial
» Tipos de Consultas SCPC
» Vida saudável
» Turismo
» Fotos da Cidade
» Fotos dos Cursos
» Memória Viva





VOLTAR
comunicação



Publicado em: 12/12/2015

Iniciar uma conversa com uma pessoa estranha pode ser muito difícil. Ainda mais durante conferências que reúnem tantos profissionais de perfil diferente – que não apenas podem ser pessoas interessantes, mas podem ampliar sua rede de contatos. E então chegam as festas de final de ano. Quer saber? Há casos em que vale apelar para um arsenal de frases que, ainda que possam parecer inicialmente simplórias, ajudam a quebrar o gelo e colocar voe em contato com outros profissionais.

Em um artigo publicado na Inc, Minda Zetlin, autora do livro “The Geek Gap”, cita apenas três regras para começar uma conversa: seja agradável e animado, vá direito ao assunto e diga algo que a outra pessoa queira ouvir.

Com isso em mente, Minda reuniu algumas frases que são garantia de começar uma conversa. Depois, é com você.


1.“Que dia lindo (ou horrível, péssimo, inesperado) está fazendo hoje”

Existe uma razão para que o tempo esteja sempre no topo da lista dos temas para se começar uma conversa. É algo que todos experimentamos e, em geral, temos os mesmos sentimentos a respeito de um dia bom ou dia ruim.

2. “Que sala mais linda, não acha?”

Mesmo que não seja o caso, é possível que ainda seja um hotel bonito ou com localização conveniente, em uma parte interessante da cidade. A questão é comentar sobre o ambiente. Se for uma sala muito feia, você não vai querer dizer isso, pois um comentário positivo cria uma primeira impressão melhor do que um negativo. Além disso, nunca se sabe quando a irmã de seu interlocutor pode ser responsável pela decoração do evento.

3. “É a primeira vez que você participa deste evento?”

Se for o caso, e você já tenha comparecido a várias edições, procure oferecer informação extra ou fale sobre o que é mais positivo no evento. Se for o contrário, então peça para que a pessoa lhe mostre o local ou fale sobre o que é mais interessante.

4. “Você conhece… ?”

Essa frase pode ser aplicada a praticamente qualquer situação ou pessoa. Pode ser uma empresa, um profissional, um livro... dependendo da resposta, você será capaz de estabelecer uma conexão em comum que tornará a conversa mais fluida.

5. “Há muito tempo que quero te conhecer”

Muitas vezes, a abordagem direta é a melhor prática. Aproxime-se da pessoa, estenda a mão e diga seu nome e na sequência o que fez com que estivesse tão interessado em encontrar essa pessoa. Evite coisas do tipo “Eu queria te conhecer porque sua empresa poderia ganhar com os meus serviços”. Lembre-se que admiração é uma coisa, tietagem e interesse são outras.

6. “Eu gostei muito do que você disse”

Se você assistiu à apresentação de um palestrante que admira, então respire fundo e se aproxime para discutir os tópicos mais interessantes da palestra. Começar com um elogio é sempre uma maneira de captar a atenção do interlocutor.

7. “Eu adorei o seu último post”

Se uma palestrante publicou em seu blog algum post do qual tenha gostado muito, não deixe de mencionar em uma conversa.

8. “Você sabe mais sobre a próxima palestra?”

Se a pessoa tiver mais conhecimento, deverá compartilhar as informações com você. Se estiver tão “no escuro” quanto você, vocês poderão gastar bons minutos especulando. A variante dessa frase é “Você sabe onde será a próxima palestra?” para pedir indicações.

9. “Posso te ajudar?”

Se você encontrar uma pessoa que parece ter dificuldades para equilibrar pasta, casaco e café, por exemplo, oferecer ajuda não apenas é um gesto de gentileza como um ótimo quebra-gelo.

10. “O que você recomenda?”

Boa frase para usar no caso de várias palestras, petiscos para experimentar ou mesmo coquetéis. Qualquer que seja o caso, todo mundo gosta quando lhe pedem uma opinião.



notícias da mídia Notícias veiculadas na mídia impressa

AECambuí | CDL - Associação Empresarial de Cambuí
Agência WebSide