AECambuí | CDL
Associação Empresarial de Cambuí






QUEM SOMOS | SERVIÇOS | ASSOCIADOS | PROFISSIONAL AUTÔNOMO | EMERGÊNCIA CAMBUÍ | CONTATO
Ligue para AECambui » (35) 3431-3046
» Revista "O Empresário"
» Banco de Currículo
» Últimas Notícias
» A legislação e o empresário
» Auto-Ajuda
» Comportamento
» comunicação
» Conselhos Úteis
» Finanças ao seu alcance
» Jurisprudência
» Momento Empresarial
» Tipos de Consultas SCPC
» Vida saudável
» Turismo
» Fotos da Cidade
» Fotos dos Cursos
» Memória Viva





VOLTAR
Vida saudável



Publicado em: 12/10/2015

Resistir à preguiça e adotar uma rotina de exercícios nem sempre é fácil, a gente sabe, mas vale muito a pena. Fábio Cardoso, especialista em medicina preventiva, garante: "Quem se exercita com frequência atrai uma série de coisas positivas para a vida". Confira a seguir 10 bons motivos para encontrar uma brecha na correria e encaixar uma atividade física no seu dia a dia.

Atenção: antes de sair correndo por aí, vá ao médico. Levando em conta sua idade e seu histórico, ele indicará as melhores opções de exercícios para você!

1. Reduz o risco de infarto e AVC

"Tanto os exercícios aeróbicos (como a caminhada e a natação) quanto os anaeróbicos (como a musculação) podem reduzir em até 15% o colesterol ruim", explica Cardoso. A gordura em excesso no sangue está ligada a diversas doenças cardiovasculares. Por isso, aliados a uma alimentação saudável, os exercícios diminuem as chances de problemas no coração. O risco de sofrer um AVC também fica menor.

2. Emagrece

Não existe milagre: para perder aquele pneuzinho, a dica é comer direito e mexer o corpo. Nesse caso, opte por exercícios aeróbicos. Subir escadas por 10 minutos, por exemplo, queima 150 calorias, o equivalente a um bombom. Não escolha um exercício muito pesado, que te deixe esgotada em dois minutos, nem um muito leve, que você faça com os pés nas costas.

3. Melhora o humor

A explicação para a felicidade de quem pratica atividades físicas está na biologia: durante a movimentação do corpo ocorre a liberação da endorfina, um hormônio que gera uma sensação de bem-estar e que até diminui o estresse.

4. Deixa você mais disposta

Acha que não vai conseguir ter pique para manter a rotina de exercícios por meses a fio? Bobagem. "Nosso corpo se adapta à rotina que oferecemos a ele", afirma o médico. Assim que você começar a se exercitar, terá mais disposição para atividades físicas e para as outras atividades do seu dia. Tem que dar o primeiro passo.

5. Previne a osteoporose

Para deixar os ossos fortes, não basta beber leite. "Os exercícios fazem com que os ossos se fortaleçam e fiquem mais resistentes", afirma o médico. A melhor opção nesse caso é a musculação. Ela previne que a doença evolua e ainda evita quedas e todas as suas consequências.

6. Turbina a imunidade

Exercícios físicos, leves e moderados, praticados regularmente fortalecem o sistema imunológico, uma vez que contribuem para o aumento dos glóbulos brancos (leucócitos), responsáveis pela defesa do organismo. "Sempre que o nosso corpo trabalha de maneira adequada, a imunidade recebe os estímulos necessários para funcionar melhor", explica o especialista.

7. Combate a insônia

Manter-se ativa te faz dormir melhor, já que o gasto de energia corporal é maior durante o dia. Estudos mostram que os sedentários levam mais tempo para dormir: são, em média, 10 minutos, contra 7 dos que se exercitam. Mas pare tudo umas 2 horas antes de ir para a cama ou o corpo ficará alerta, o que pode prejudicar o descanso.

8. Eleva a autoestima

Estar com a saúde em dia e ainda perder uns quilinhos é motivo mais do que suficiente para se sentir poderosa, não é?

,9. Favorece novas amizades

Academias, clubes e parques são ambientes perfeitos para conhecer gente nova. Lá, vamos encontrar pessoas que estão buscando o mesmo que nós: melhorar a qualidade de vida. Assim, incentivamos e somos incentivados por elas!

10. Faz você viver mais

A longo prazo, a prática de exercícios físicos é como uma pílula da juventude: "Quem se mantém ativo a partir dos 35 anos tende a viver entre 6 e 7 anos a mais que os sedentários", diz o médico. Um estudo da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, mostrou que eliminar o sedentarismo ajudaria a salvar cerca de 676 mil vidas por ano na Europa!


notícias da mídia Autores variados

AECambuí | CDL - Associação Empresarial de Cambuí
Agência WebSide