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Vida saudável



Publicado em: 14/11/2016

As castanhas

As castanhas são na verdade as oleaginosas, tem esse nome por serem ricas em gorduras principalmente monoinsaturadas e polinsaturadas. Como são ricas em gorduras todo mundo tem a tendência de não comer oleaginosas quando em dieta de perda de peso. A lógica é: se tem gorduras engorda, se engorda não vou comer! E a resposta é sim; elas engordam, mas é o que digo lá em casa… se colocou na boca mastigou e engoliu engorda! Tudo que comemos engorda, temos que aprender que tipo de alimentos escolher pelas suas características nutricionais e não pelas suas calorias!

Eu como castanhas todos os dias e existem dois segredos:

Não compro com nenhum tipo de tempero e sal! Não adiantar comer uma coisa saudável cheia de sal!!!
Não compro castanhas que são industrializadas! Compro em feiras e mercados, tem que estar fresca, com aspecto de nova! Sempre provo antes de comprar!
Bem as castanhas são ricas em gordura vegetal que é bastante favorável! Suas gorduras diminuem o colesterol ruim reduzindo o risco cardiovascular, quando em dieta de perda de peso elas contribuem para a perda de gordura abdominal. Além disso são ricas em vitaminas e sais minerais.

Vou falar um pouco sobre cada oleaginosa:

Castanha do Pará

Os Melhores Tipos de Castanhas para sua Saúde
Essa é figura carimbada da minha dieta, se não está todos os dias está quase. São ricas em selênio, que funciona como antioxidante reduzindo a chance de vários canceres, melhorando a imunidade, reduzindo a chance de doenças auto imunes e cardiovasculares . Também têm grande concentração de fósforo e potássio que vai estabilizar o nosso sistema cardíaco e muscular.

Não adianta comer um tantão! O ideal são duas ao dia.

Castanha de Caju

Os Melhores Tipos de Castanhas para sua Saúde

AMO!!! Sempre que tenho oportunidade de inseri-la na dieta de um paciente eu faço! Sabe aquela idade do filho que ele não quer comer carne de jeito nenhum? Resposta: castanha de caju! SIM!!! Ela tem ferro e vai ajudar a não ter anemia! além desse beneficio que para mim já justifica ela também é rica em cálcio, fósforo e sódio, e de gorduras insaturadas. Acabou? Não! Possui aminoácidos que reduzem o risco cardíaco e antioxicidantes!

E quantas por dia? 3 castanhas por dia! Sendo que se for para uma criança esportista eu libero mais por causa do metabolismo!

Pistache

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Pena que é tão caro no Brasil!!! Mas se estiver na promoção nessa época pré Natal aproveite! Cheia de fitoesteróis reduz o colesterol ruim e reduz a chance de doenças cardíacas relacionados ao infarto! Também é rica em selênio e vitamina E que funcionam como antioxicidantes e melhoram o funcionamento de todo o organismo.

O ideal é consumir meia xícara de chá.

Amendoim

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Esse sem dúvida é o mais consumido pelos brasileiros! Já de cara vou repetir! Não vale ser industrial, não vale vir com sal ou com outro tempero (como nos famosos amendoins japoneses de bares!).

Ele é rico em ácido fólico que ajuda na formação dos neurotransmissores e assim na função do cérebro. Também é cheio de ácidos graxos insaturados, proteína, fibra, vitaminas, antioxidantes, minerais e fitoquímicos.

Recomendação: 30 g por dia ou uma xícara de chá.

Nozes

Os Melhores Tipos de Castanhas para sua Saúde
Também é outra que eu sempre acho que está cara demais, principalmente quando vamos comprar uma noz de qualidade. Ela é rica em zinco que ajuda no nosso sistema imunológico (reduz a chance de doenças infecciosas). Possuem gorduras poli-insaturadas que ajudam a diminuir os níveis do colesterol ruim e aumentam os níveis do bom colesterol.

Tem Ômega-3 e 6, vitaminas C e E, zinco, potássio e arginina. Por serem ricas em antioxidantes, especialmente vitamina E e selênio, as nozes funcionam ainda como agentes de prevenção do câncer. Rica em cálcio (para quem acha que tem que tomar leite para ter cálcio…) fundamental para a saúde de ossos e dentes. Lotada de vitamina B6 só perdendo para o gérmen de trigo e peixes como a sardinha ou o salmão.

Recomendação: 2 a 4 nozes por dia.

Avelã

Os Melhores Tipos de Castanhas para sua Saúde
Pode ser a avelã do Talento e do Milka? Juro que outro dia um paciente me perguntou!!! Não, infelizmente essa avelã dos chocolates NÃO vai entrar na nossa conta! Ela é das castanhas campeã em gorduras monoinsaturadas e por isso reduz o risco de infartos e tromboses! Como a noz também é rica em cálcio.

Quanto comer? 3 a 4 avelãs por dia.

Amêndoa

Os Melhores Tipos de Castanhas para sua Saúde
Quando eu penso em amêndoa eu penso em ZINCO! Sendo que esse é fundamental para o sistema imunológico, pele e cicatrização. Ele ainda tem função antioxidante, através do manganês, do cobre e da vitamina E. Também é fonte de vitaminas E e B1, cobre, zinco, magnésio, proteínas, fibras e gorduras monoinsaturadas, que diminuem os níveis de colesterol ruim no sangue.

Recomendação: 5 a 10 amêndoas por dia.

Acho que deu de oleaginosas

(Suzana Satuf)


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