AECambuí | CDL
Associação Empresarial de Cambuí






QUEM SOMOS | SERVIÇOS | ASSOCIADOS | PROFISSIONAL AUTÔNOMO | EMERGÊNCIA CAMBUÍ | CONTATO
Ligue para AECambui » (35) 3431-3046
» Revista "O Empresário"
» Banco de Currículo
» Últimas Notícias
» A legislação e o empresário
» Auto-Ajuda
» Comportamento
» comunicação
» Conselhos Úteis
» Finanças ao seu alcance
» Jurisprudência
» Momento Empresarial
» Tipos de Consultas SCPC
» Vida saudável
» Turismo
» Fotos da Cidade
» Fotos dos Cursos
» Memória Viva





VOLTAR
Vida saudável



Publicado em: 17/06/2016

O colesterol ruim é um famoso vilão que só chega perto de quem se alimenta mal e não faz exercício físico. Você se identificou? O acúmulo de gordura nas artérias está entre os fatores que levam a um derrame, sabia? Hoje o Universo Jatobá vai explicar como isso ocorre e ainda dar todas as dicas para você fugir do problema.

O AVC, também conhecido como derrame, causa cerca de 180 mil internações por ano, segundo o Ministério da Saúde. A neurologista Gisele Sampaio Silva, professora adjunta de neurologia da Universidade Federal de São Paulo, diz que o AVC é mais frequente em pessoas com idade avançada. Mas, de acordo com ela, hipertensos, fumantes, diabéticos, sedentários e indivíduos com colesterol alto também fazem parte do grupo de risco. “A taxa elevada de colesterol LDL é um fator de risco para o AVC isquêmico”, explica.

O AVC pode ser dividido entre hemorrágico, quando ocorre um sangramento interno na caixa craniana, e isquêmico, que representa 80% dos casos e ocorre quando há uma artéria obstruída. Perda repentina da força muscular ou da visão, dificuldade de comunicação oral, tonturas, formigamento num dos lados do corpo e alterações da memória são alguns dos sintomas.

O controle dos níveis do colesterol é apenas uma das medidas que as pessoas devem tomar para prevenir o derrame. “Colesterol elevado, hipertensão, diabetes são comorbidades que aumentam o risco do acontecimento do AVC. Vale ressaltar que os indivíduos que possuem pais ou avós que já tiveram AVC precisam redobrar os cuidados”, alerta. De acordo com ela, o AVC isquêmico é uma emergência médica e seu tratamento é feito com medicamentos trombolíticos, que diluem o coágulo responsável pela isquemia.

Ações preventivas reduzem a chance de um AVC. O controle dos níveis de colesterol é fator fundamental. Realizar check-ups regularmente, estar em dia com os exames médicos e efetuar mudanças no estilo de vida são atitudes necessárias para uma vida saudável.

Confira mais algumas dicas:

- Mantenha a pressão arterial sob controle;

- Evite o consumo de sal em excesso;

- Modere a ingestão de bebidas alcoólicas;

- Não fume;

- Controle o peso;

- Tenha uma alimentação saudável: evite gorduras saturadas (encontrada principalmente em alimentos de origem animal, como carne vermelha, derivados do leite e ovos) e frituras;

- Coma frutas, verduras e fibras;

- Pratique exercícios físicos regularmente;

- Evite o estresse: faça atividades relaxantes como uma caminhada ao ar livre, conversar com amigos, passear com o cachorro.

Sua saúde merece.


notícias da mídia Autores variados

AECambuí | CDL - Associação Empresarial de Cambuí
Agência WebSide