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Vida saudável



Publicado em: 23/01/2016

Aqui estão 5 passos simples para praticar o Comer Consciente:

1. Respeite seu corpo e sua fome

Pergunte-se: O que estou sentindo? Como está minha fome? Respeite sua fome e saciedade, escute o seu corpo, e responda às sensações que ele manda. Uma coisa tão simples para o recém nascido pode parecer difícil para nós, especialmente para quem tem uma historia de muitas dietas e restrições. As vezes não se sabe mais se o que sente é fome ou ansiedade, ou até mesmo cansaço. Por isso precisa voltar a conversar com o próprio corpo. Está perdido? Respeite as refeições principais: café da manha, almoço, lanche da tarde, e jantar. Não espere uma fome de leão chegar. Respeite sua fome física.

2. Respeite suas vontades

Pergunte-se: O que eu realmente quero? A ditadura da magreza e o terrorismo nutricional nos fazem escolher opções que não são necessariamente aquelas que queremos e isso pode nos deixar frustrados. É importante comer as refeições principais com qualidade, fazer as melhores escolhas no momento presente, mas também respeitar nossas vontades. Você quer um chocolate? Porque não saborear um depois do almoço?

3. Respire fundo várias vezes para voltar ao momento

Pergunte-se: Estou vivendo no momento ou pensando em outra coisa? É interessante ver que uma respiração profunda ajuda a diminuir o estresse interno. Quando você respira varias vezes, você sente o quanto isso acalma a sua mente acelerada e coloca você no momento. Sente-se na mesa, desligue por um momento todos os aparelhos de som e vídeo, tente prestar atenção ao momento e, se puder, compartilhe com alguém para tornar o momento mais gostoso.

4. Curta o momento. Preste atenção no momento em que você está comendo,

Pergunte-se: Estou saboreando a comida? Estou comendo devagar? Coma devagar, uma garfada de cada vez, mastigue sem engolir rapidamente. Perceba o cheiro, a cor, a textura, e a sensação da comida na boca! Comendo com mais atenção fará com que você automaticamente diminua a sua velocidade habitual e saia do automatismo. Faça pausas durante a refeição para quebrar o seu automatismo acelerado. Lembre-se que você pode comer qualquer alimento de novo e que não têm alimentos proibidos! Isso vai ajudar a diminuir os seus pensamentos constante sobre comida!

5. Saboreie sem culpa: Procure mais satisfação, mais prazer.

Pergunte-se: Estou saboreando sem culpa? Pense menos e sente mais! Coma sem culpas e regras rígidas. Comer com culpa faz comer mais. Saiba que o sinal de satisfação demora para chegar no cérebro, então tente dedicar pelo menos 20min para a sua refeição. Foque em nutrir bem seu corpo, é o único que você tem! Não engane seu corpo, e respeite ele. A comida é uma bênção e deve saboreada e apreciada. Faça as pazes com a comida! O alimento é seu aliado e não seu inimigo.

O "Mindful Eating" foi bastante estudado e as pesquisas dizem que ele:

Ajuda a reduzir compulsões, controla vários estados emocionais, facilita escolhas alimentares conscientes, desenvolve uma consciência de fome e saciedade, e também cultiva a auto-aceitação, entre outras coisas.

Coma melhor e não menos!

Comer melhor é comer com mais consciência.

Pare com o automatismo acelerado e procure curtir mais e mais o alimento, sem estresse!

Bon appétit!

Esta informação não se destina a tratar, diagnosticar, curar ou prevenir qualquer doença. Todo o material neste artigo é fornecido apenas para fins educacionais. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro profissional de saúde qualificado com qualquer dúvida que tenha a respeito de uma condição médica antes de iniciar qualquer dieta, exercício, ou outro programa de saúde.


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