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Conselhos Úteis



Publicado em: 17/06/2013

Nova York, EUA. Você lava suas mãos corretamente depois que usa o banheiro? Provavelmente não, segundo sugere um novo estudo que observou esse hábito tão comum no dia a dia. Pesquisadores norte-americanos assistiram discretamente a 3.749 pessoas, 60% delas mulheres, depois de terem usado banheiros públicos em uma cidade universitária em Michigan, nos Estados Unidos.

No geral, 10,3% não lavaram as mãos por inteiro, e 22,8% não usaram sabão. O restante fez uso de sabão, mas apenas 5,3% lavaram as mãos por mais de 15 segundos, com ou sem sabão. De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, lavar apropriadamente significa esfregar vigorosamente as mãos com água e sabão durante pelo menos 20 segundos.

Homens foram piores do que as mulheres – quase 15% deles não lavaram toda a mão, em comparação com 7,1% das mulheres. As pessoas estavam mais propensas a lavar as mãos corretamente quando havia torneiras de detecção de movimento, pia limpa ou um aviso de incentivo à prática.

Influência. Os autores reconhecem que a presença dos observadores, mesmo que discreta, poderia ter afetado o comportamento, provavelmente incentivando mais a lavagem das mãos. O estudo foi publicado no periódico “The Journal of Environmental Health”.

“Quarenta e oito milhões de pessoas por ano ficam doentes por causa de alimentos contaminados”, disse o principal autor da pesquisa, Carl P. Borchgrevink, professor associado na Universidade de Michigan. “Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dizem que 50% não teriam ficado doentes se tivessem lavado suas mãos corretamente. Faça como sua mãe disse: Lave suas mãos”, recomenda o especialista.



Notícias da mídia Exercícios para fazer na cama ao acordar Quando o despertador toca de manhã sempre bate a preguiça de levantar da cama. Mais 10 minutos de soneca e você já está atrasada, não é? Ao longo do dia, o pescoço começa a doer, suas costas também e você já está na terceira xícara de café. Um jeito muito fácil de evitar todos esses problemas é manter uma pequena rotina de exercícios logo que você acorda. Respiração e alongamento ajudam a despertar e dar mais energia, sabia? "Estudos mostram que ao despertarmos pela manhã nossos músculos ficam 10% mais curtos e rígidos devido ao repouso prolongado da noite. O alongamento matinal é de grande importância, além de relaxar a musculatura e o corpo, previne dores que ao longo do dia podem ser sentidas", explica a fisioterapeuta e instrutora de pilates do Fit Body Pilates SPa&Estética, Mariana Novaes. São 6 exercícios bem simples que levam só 5 minutos: stretching 1. Deitada na cama retire seu travesseiro e alinhe bem sua coluna. Estique os braços e as pernas, de modo que seu corpo fique todo esticado. Entrelace suas mãos e estique-as para cima, fazendo uma tração na coluna. Repita esse movimento duas vezes por 20 segundos. 2. Deitada, dobre seus joelhos e leve em direção ao tronco, como se fosse abraçar as pernas. Mantenha por 20 segundos nessa posição e depois repita por mais uma vez. 3. Deitada, apoie seus pés na cama, flexione um pouco seu quadril e leve-o para o lado, deixando sua cabeça para o lado oposto do quadril. (Se levou o quadril para o lado direto, leve a cabeça para o lado esquerdo) Abra bem seus braços e relaxe. Faça dos dois lados, mantendo por 20 segundos na posição de alongamento e repetindo duas vezes. 4. Deitada, apoie os pés na cama unindo-os calcanhar com calcanhar e abra as pernas, fazendo a famosa posição da borboleta. Mantenha na postura de alongamento durante 20 segundos repetindo 2 vezes o movimento. 5. Sentada com o corpo ereto, pegue o braço direito e leve em direção a cabeça, puxando-a para o lado direito. Você irá sentir alongar a região do músculo trapézio e a região cervical do lado contralateral. Repita esse movimento por duas vezes mantendo por 20 segundos e repita no outro lado. 6. Todos os alongamentos devem ser associados a uma respiração lenta e profunda, inspirando o ar pelo nariz e expirando pela boca auxiliando o maior relaxamento muscular. A professora e proprietária da Personal Work, Adriane Lafemina explica como fazer o exercício: Deite com as pernas flexionadas, plantas dos pés na cama, mãos abaixo do umbigo e com a ponta dos dedos médios se tocando (se quiser junte os joelhos). Feche os olhos, inspire pelo nariz, sentindo o abdômen inchar: imagine um balão no abdômen, que se enche de ar na inspiração. Expire pelo nariz até o abdômen murchar completamente. Sinta que ao expirar o abdômen se contrai para dentro. Não force sua respiração, nem muito rápida, nem muito profunda, apenas observe seu ritmo. Experimente deixar sua expiração um pouco mais lenta que a inspiração! Faça o exercício de três a cinco minutos.

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