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Conselhos Úteis



Publicado em: 24/02/2013

Estima-se que cerca de dez mil vezes ao dia as células do corpo são bombardeadas pelos radicais livres. Esses átomos ou moléculas em desequilíbrio são produtos de reações normais do organismo. Altamente reativos, os radicais livres agridem as células. Logo, surge o envelhecimento e com ele as doenças associadas.

Segundo a nutróloga, reumatóloga, fisiatra e especialista em prática ortomolecular, Sylvana Braga, o radical livre mais perigoso é o oxigênio, que pode se transformar em superóxido e em peróxido de hidrogênio. "Muitos oxidantes podem vir dos poluentes do ar, de produtos químicos ou industriais, dos agrotóxicos ou da combustão de automóveis. O cigarro, a exposição solar, os exercícios físicos exagerados e alguns medicamentos também podem ser responsáveis pelo acúmulo de oxidantes, assim como a depressão, a ansiedade e o medo", diz.

A autora do livro “Dieta Ortomolecular – dieta natural para emagrecimento saudável e evitar definitivamente o efeito sanfona", afirma também que não há como controlar a qualidade do ar que se respira nem os aspectos emocionais, por isso a solução é controlar o que se come. "O melhor sistema antioxidante para as células está na alimentação. Por intermédio dos alimentos ricos em antioxidantes pode-se atacar, interceptar e destruir as moléculas de oxigênio maléficas."

De acordo com a médica, frutas e vegetais possuem antioxidantes poderosos. "O ideal é escolher os alimentos mais coloridos, pois quanto mais forte a cor, maior a quantidade de antioxidantes. Cebola roxa, alho cru, verduras de folha verde escura e frutas como goiaba, laranja, melancia e uvas vermelhas são riquíssimos em antioxidantes." A especialista ainda explica que a prática ortomolecular visa o tratamento das doenças e a prevenção da saúde através da eliminação dos radicais livres existentes no corpo. "É uma medicina natural que utiliza a alimentação funcional como fator determinante de saúde."

Os radicais livres são eliminados normalmente pelo sistema enzimático antioxidante do corpo. "Com a retirada dessas substâncias, é possível equilibrar o organismo e promover o rejuvenescimento celular dos órgãos envolvidos no metabolismo", completa.


Alimentos antioxidantes:

- Acerola, laranja, manga, melão, papaia, morango, limão, kiwi, couve-flor, pimentão, batata – ricos em Vitamina C

- Fígado, batata, carne vermelha, germe de trigo, levedo de cerveja – ricos em Ácido lipóico

- Lecitina de soja, ovos, peixes, couve-flor, amendoim – ricos em Colina

- Damasco, azeite, óleos de germe de trigo, milho, girassol e oliva, leite, batata-doce, abacate, amêndoas – ricos em Vitamina E

- Fígado, leite, ovos, queijo, manteiga, cenoura, espinafre, maracujá, abóbora, acelga, melão – ricos em Vitamina A

- Limão, laranja, lima-da-pérsia, uva, damasco, cereja, ameixa, mamão, pimentão, brócolis – ricos em Bioflavonoides

- Castanha do Pará, cogumelos, ostras, salmão, germe de trigo, granola, carne vermelha, pão integral, leite, ovos, alho, queijo – ricos em

Selênio

- Chá (verde, branco, preto, vermelho), catequinas, bioflavonoides – ricos em Vitamina K

- Fígado de boi, avelã, soja, ostras, cevada, castanha-do-pará – ricos em Cobre

- Soja, acelga, cenoura, algas, inhame, água de coco, abacate – ricos em Potássio

- Ostras, fígado de boi, fava, germe de trigo, iogurte, arroz selvagem – ricos em Zinco

- Farinha de soja, semente de abóbora, acelga, espinafre, broto de alfafa, chá preto, tofu, espinafre, castanha de caju – ricos em Magnésio

- Fígado, ostras, atum, leite, iogurte, queijo, ovos, frango – ricos em Vitamina B12

- Couve-flor, banana, frango, fígado, batata, laranja, ovos – ricos em Vitamina B6

- Semente de girassol, amendoim, abacate, salmão, laranja – ricos em Vitamina B1

- Sardinha, salmão, gema de ovo, fígado, bacalhau, atum – ricos em Vitamina D

- Fígado de galinha, feijão, espinafre, lentilha, grão de bico – ricos em Ácido fólico


Notícias da mídia Exercícios para fazer na cama ao acordar Quando o despertador toca de manhã sempre bate a preguiça de levantar da cama. Mais 10 minutos de soneca e você já está atrasada, não é? Ao longo do dia, o pescoço começa a doer, suas costas também e você já está na terceira xícara de café. Um jeito muito fácil de evitar todos esses problemas é manter uma pequena rotina de exercícios logo que você acorda. Respiração e alongamento ajudam a despertar e dar mais energia, sabia? "Estudos mostram que ao despertarmos pela manhã nossos músculos ficam 10% mais curtos e rígidos devido ao repouso prolongado da noite. O alongamento matinal é de grande importância, além de relaxar a musculatura e o corpo, previne dores que ao longo do dia podem ser sentidas", explica a fisioterapeuta e instrutora de pilates do Fit Body Pilates SPa&Estética, Mariana Novaes. São 6 exercícios bem simples que levam só 5 minutos: stretching 1. Deitada na cama retire seu travesseiro e alinhe bem sua coluna. Estique os braços e as pernas, de modo que seu corpo fique todo esticado. Entrelace suas mãos e estique-as para cima, fazendo uma tração na coluna. Repita esse movimento duas vezes por 20 segundos. 2. Deitada, dobre seus joelhos e leve em direção ao tronco, como se fosse abraçar as pernas. Mantenha por 20 segundos nessa posição e depois repita por mais uma vez. 3. Deitada, apoie seus pés na cama, flexione um pouco seu quadril e leve-o para o lado, deixando sua cabeça para o lado oposto do quadril. (Se levou o quadril para o lado direto, leve a cabeça para o lado esquerdo) Abra bem seus braços e relaxe. Faça dos dois lados, mantendo por 20 segundos na posição de alongamento e repetindo duas vezes. 4. Deitada, apoie os pés na cama unindo-os calcanhar com calcanhar e abra as pernas, fazendo a famosa posição da borboleta. Mantenha na postura de alongamento durante 20 segundos repetindo 2 vezes o movimento. 5. Sentada com o corpo ereto, pegue o braço direito e leve em direção a cabeça, puxando-a para o lado direito. Você irá sentir alongar a região do músculo trapézio e a região cervical do lado contralateral. Repita esse movimento por duas vezes mantendo por 20 segundos e repita no outro lado. 6. Todos os alongamentos devem ser associados a uma respiração lenta e profunda, inspirando o ar pelo nariz e expirando pela boca auxiliando o maior relaxamento muscular. A professora e proprietária da Personal Work, Adriane Lafemina explica como fazer o exercício: Deite com as pernas flexionadas, plantas dos pés na cama, mãos abaixo do umbigo e com a ponta dos dedos médios se tocando (se quiser junte os joelhos). Feche os olhos, inspire pelo nariz, sentindo o abdômen inchar: imagine um balão no abdômen, que se enche de ar na inspiração. Expire pelo nariz até o abdômen murchar completamente. Sinta que ao expirar o abdômen se contrai para dentro. Não force sua respiração, nem muito rápida, nem muito profunda, apenas observe seu ritmo. Experimente deixar sua expiração um pouco mais lenta que a inspiração! Faça o exercício de três a cinco minutos.

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