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Publicado em: 27/03/2019

O ataque no coração sofrido pelo jornalista Rafael Henzel durante uma partida de futebol entre amigos levantou a questão sobre as precauções a se tomar antes da prática da atividade física. Sobrevivente do acidente aéreo da Chapecoense, ele morreu aos 45 anos vítima de um infarto.

Em contato com o UOL Esporte, o médico João Silveira, cardiologista do Hospital Sírio Libanês, afirmou que apesar de a idade não ser um fator de risco, um infarto costuma ser mais comum entre homens acima de 40 anos e mulheres acima de 55. Henzel estava nesse grupo etário.

"Os fatores de risco são: vida sedentária, tabagismo, hipertensão, cintura abdominal aumentada, colesterol alto, triglicérides alto, diabetes, alteração na tireoide. Esses sim são fatores de risco. Esses pacientes têm uma chance aumentada de ter um desfecho, que é a apresentação da doença. Cada vez mais é necessário fazer uma avaliação para evitar correr esses riscos", explicou.

Apesar dos riscos, a atividade física, incluindo o futebol com os amigos, segue sendo recomendado para evitar problemas no coração. Antes de iniciar a prática esportiva, contudo, uma avaliação completa é necessária.

"É muito importante fazer os exames físicos, primeiro o que examina as medidas, pressão etc, depois o de imagem, que é um eletrocardiograma, um raio-X no tórax. É necessário que esses exames sejam um pouco mais específicos para quem joga a 'pelada'. Então, sugiro a todo paciente que faz essa atividade física faça um ecocardiograma do coração", completou.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, por meio do site "Cardiômetro", mais de 90 mil pessoas já morreram neste ano no Brasil por causa de doenças cardiovasculares. A entidade estima que até o final do ano, 400 mil pessoas morrerão por doenças do coração e da circulação.

"Cada dia mais, as pessoas estão tendo doença, principalmente as doenças do coração. Até as crianças que ficam nesses videogames, que tem muita tensão, muita emoção. Cada dia mais cedo é necessário passar no médico, fazer uma avaliação física, clínica e colher alguns exames. Já oriento os pacientes com 20 anos a passar no médico e fazer sua primeira avaliação, um check-up", prossegue João Silveira.


Notícias da mídia Exercícios para fazer na cama ao acordar Quando o despertador toca de manhã sempre bate a preguiça de levantar da cama. Mais 10 minutos de soneca e você já está atrasada, não é? Ao longo do dia, o pescoço começa a doer, suas costas também e você já está na terceira xícara de café. Um jeito muito fácil de evitar todos esses problemas é manter uma pequena rotina de exercícios logo que você acorda. Respiração e alongamento ajudam a despertar e dar mais energia, sabia? "Estudos mostram que ao despertarmos pela manhã nossos músculos ficam 10% mais curtos e rígidos devido ao repouso prolongado da noite. O alongamento matinal é de grande importância, além de relaxar a musculatura e o corpo, previne dores que ao longo do dia podem ser sentidas", explica a fisioterapeuta e instrutora de pilates do Fit Body Pilates SPa&Estética, Mariana Novaes. São 6 exercícios bem simples que levam só 5 minutos: stretching 1. Deitada na cama retire seu travesseiro e alinhe bem sua coluna. Estique os braços e as pernas, de modo que seu corpo fique todo esticado. Entrelace suas mãos e estique-as para cima, fazendo uma tração na coluna. Repita esse movimento duas vezes por 20 segundos. 2. Deitada, dobre seus joelhos e leve em direção ao tronco, como se fosse abraçar as pernas. Mantenha por 20 segundos nessa posição e depois repita por mais uma vez. 3. Deitada, apoie seus pés na cama, flexione um pouco seu quadril e leve-o para o lado, deixando sua cabeça para o lado oposto do quadril. (Se levou o quadril para o lado direto, leve a cabeça para o lado esquerdo) Abra bem seus braços e relaxe. Faça dos dois lados, mantendo por 20 segundos na posição de alongamento e repetindo duas vezes. 4. Deitada, apoie os pés na cama unindo-os calcanhar com calcanhar e abra as pernas, fazendo a famosa posição da borboleta. Mantenha na postura de alongamento durante 20 segundos repetindo 2 vezes o movimento. 5. Sentada com o corpo ereto, pegue o braço direito e leve em direção a cabeça, puxando-a para o lado direito. Você irá sentir alongar a região do músculo trapézio e a região cervical do lado contralateral. Repita esse movimento por duas vezes mantendo por 20 segundos e repita no outro lado. 6. Todos os alongamentos devem ser associados a uma respiração lenta e profunda, inspirando o ar pelo nariz e expirando pela boca auxiliando o maior relaxamento muscular. A professora e proprietária da Personal Work, Adriane Lafemina explica como fazer o exercício: Deite com as pernas flexionadas, plantas dos pés na cama, mãos abaixo do umbigo e com a ponta dos dedos médios se tocando (se quiser junte os joelhos). Feche os olhos, inspire pelo nariz, sentindo o abdômen inchar: imagine um balão no abdômen, que se enche de ar na inspiração. Expire pelo nariz até o abdômen murchar completamente. Sinta que ao expirar o abdômen se contrai para dentro. Não force sua respiração, nem muito rápida, nem muito profunda, apenas observe seu ritmo. Experimente deixar sua expiração um pouco mais lenta que a inspiração! Faça o exercício de três a cinco minutos.

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