AECambuí | CDL
Associação Empresarial de Cambuí






QUEM SOMOS | SERVIÇOS | ASSOCIADOS | PROFISSIONAL AUTÔNOMO | EMERGÊNCIA CAMBUÍ | CONTATO
Ligue para AECambui » (35) 3431-3046
» Revista "O Empresário"
» Banco de Currículo
» Últimas Notícias
» A legislação e o empresário
» Auto-Ajuda
» Comportamento
» comunicação
» Conselhos Úteis
» Finanças ao seu alcance
» Jurisprudência
» Momento Empresarial
» Tipos de Consultas SCPC
» Vida saudável
» Turismo
» Fotos da Cidade
» Fotos dos Cursos
» Memória Viva





VOLTAR
Conselhos Úteis



Publicado em: 27/07/2017

A mudança de comportamento das pessoas está influenciando diretamente na escolha dos procedimentos estéticos que elas realizam. Apesar da onda das selfies ter começado há mais tempo, a vida digital das pessoas nunca foi tão intensa como é atualmente.

Ela é marcada por famosos, influenciadores e youtubers exibindo sorrisos maravilhosos – dentes branquíssimos e extremamente alinhados – enquanto ditam moda.

De acordo com a sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica a procura por lipoaspirações e próteses de silicone, aumentou cerca de 10% entre 2014 e 2015. Já a Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética – SBOE estima que a busca por lentes de contato bucais cresceu, em média, 300% no mesmo período.

Estas lentes são pequenas capas de porcelana, cerômeros ou resinas coladas na face externa de um ou múltiplos dentes naturais que apresentam algum comprometimento estético, restaurando assim, a beleza do sorriso.

Segundo o implatodontista e especialista em odontologia estética, Dr. Paulo Coelho Andrade, a procura por facetas de porcelana – famosas lentes de contato – nunca foi tão grande. “A estética bucal está deixando de ser uma exclusividade para pessoas públicas.

Associo o aumento da busca por um sorriso perfeito ao comportamento atual do brasileiro que, além de sempre ter sido ligado à boa aparência e a procedimentos estéticos, está, definitivamente, sendo influenciado por essa febre da vida digital, onde é importante ‘estar bonito na foto’”, explica.

O profissional conta que, além de ser um dos tratamentos mais avançados no que se trata de estética bucal, as facetas de porcelana deixam o sorriso harmonioso, pois são personalizadas e respeitam o biótipo da pessoa. “A técnica é rápida e garante resultados naturais. Através de uma aparelhagem de última geração, nós alcançamos uma precisão impecável, capaz de produzir lindos dentes de acordo com a estrutura física de cada paciente, melhorando sua estética bucal e, consequentemente, sua autoestima”.

As facetas ou lentes de contato são indicadas para corrigir diastemas (espaços entre os dentes), aumentar o tamanho dos dentes, corrigir imperfeições de cor e forma, corrigir retrações e desgastes do esmalte do dente, entre outros. Antigamente a procura por facetas era apenas para os dentes anteriores, isto é, de canino a canino. Hoje as pessoas querem colocar facetas em praticamente todos os dentes.

Para a maioria dos casos o recomendável é, no mínimo, 10 dentes superiores e 6 dentes inferiores. Em outras palavras, os que mais aparecem ao falar e sorrir.

Apesar dos inúmeros benefícios como beleza, resistência e durabilidade, Dr. Paulo conta que, antes de começar o tratamento, é ideal que se busque um profissional especializado na área para que o resultado final seja natural e satisfatório. “A colocação pode ser feita com anestesia local ou por meio de sedação com a supervisão de um anestesiologista dentro do conceito Day Clinic, onde o tratamento é finalizado em apenas uma sessão.

Nele, o procedimento é realizado a laser ou utilizando o sistema Cerec, que evita o uso de provisórios e laboratório de prótese. Já a manutenção é feita no próprio consultório, nas consultas de rotina. O ideal é voltar ao especialista a cada seis meses” finaliza.

Clareamento dentário

Escovar os dentes, passar fio dental e utilizar um enxaguante bucal. Apesar de apostarem nas regras básicas para uma boa higiene bucal, muitas pessoas ainda não estão satisfeitas com o seu sorriso. Envelhecimento, alimentação e maus hábitos podem ser grandes influenciadores para esta insatisfação, causando manchas e amarelamento dos dentes. Nestes casos, o clareamento dental é uma ótima opção para alcançar um sorriso perfeito.

No entanto, de acordo com Dr. Paulo Coelho Andrade, especialista em implantodontia e odontologia estética, antes de tomar qualquer providência, o ideal é esclarecer todas as dúvidas sobre o procedimento. Ele responde às principais perguntas sobre o clareamento dental.

. Quem pode fazer o clareamento dental?

Normalmente, qualquer pessoa pode fazer clareamento dental. Todavia, há restrições para pessoas que têm tártaro, placas ou problemas gengivais. O ideal é primeiro tratar estes problemas para então, realizar o clareamento. Gestantes e lactantes também devem esperar o período, pois não há dados que comprovem a segurança do procedimento em grávidas. No caso de pessoas com amplas restaurações ou próteses, a colocação de facetas – famosas lentes de contato para os dentes – pode ser mais eficiente, pois o clareamento abrange somente os dentes, não o material restaurador utilizado.

. Qual tipo de clareamento é mais eficaz? O do consultório ou o caseiro?

Os dois tratamentos garantem resultados satisfatórios. O clareamento de consultório produz resultados instantâneos através de géis de alta concentração aliados ao laser. O caseiro é mais lento e gradual. Mas é importante salientar que ambos devem contar com a ajuda de um profissional.

. Como fica a alimentação após o clareamento?

Principalmente durante o tratamento clareador e até 15 dias após, deve-se evitar o consumo de alimentos de forte coloração como café, açaí, vinho tinto, beterraba, chocolate ou outras bebidas e alimentos com adição de corantes. Para manter o efeito por mais tempo, o ideal é não consumir nenhum destes itens em excesso. Cigarro é um dos maiores vilões dos dentes brancos.

. O clareamento causa sensibilidade nos dentes?
Geralmente o processo pode até causar um aumento da sensibilidade dos dentes ao frio. Entretanto, com a alta tecnologia, os produtos utilizados atualmente possuem agentes que diminuem esta sensibilidade.

. Quanto tempo dura um clareamento?
Tudo isto depende dos hábitos do paciente em relação à alimentação e ao consumo de cigarro. Mas em geral, dura um ano. Já as facetas ou lentes de contato de porcelana não alteram a cor.

. Cremes dentais e enxaguantes bucais com ação clareadora tem o mesmo efeito?
Definitivamente não. Estes produtos podem ajudar em manchas externas, mas não penetram os poros dos dentes promovendo o real clareamento. Inclusive, eles não devem ser utilizados constantemente, pois são muito abrasivos e danificam o esmalte do dente.

Paulo Coelho Andrade
Mestre em Implantodontia pelo Centro de Pesquisas Odontológicas de Campinas e especialista em Implantodontia pela Associação Brasileira de Odontologia, ambos os títulos reconhecidos pelos Conselhos Estadual e Federal de Odontologia, já realizou mais de 50.000 implantes e 20 anos em implantodontia. Autor de vários artigos científicos, publicados dentro e fora do país, também é pós-graduado em Fixação Zigomática, Periodontia, Cirurgias Avançadas, Sedação e Odontologia Estética.



Notícias da mídia Exercícios para fazer na cama ao acordar Quando o despertador toca de manhã sempre bate a preguiça de levantar da cama. Mais 10 minutos de soneca e você já está atrasada, não é? Ao longo do dia, o pescoço começa a doer, suas costas também e você já está na terceira xícara de café. Um jeito muito fácil de evitar todos esses problemas é manter uma pequena rotina de exercícios logo que você acorda. Respiração e alongamento ajudam a despertar e dar mais energia, sabia? "Estudos mostram que ao despertarmos pela manhã nossos músculos ficam 10% mais curtos e rígidos devido ao repouso prolongado da noite. O alongamento matinal é de grande importância, além de relaxar a musculatura e o corpo, previne dores que ao longo do dia podem ser sentidas", explica a fisioterapeuta e instrutora de pilates do Fit Body Pilates SPa&Estética, Mariana Novaes. São 6 exercícios bem simples que levam só 5 minutos: stretching 1. Deitada na cama retire seu travesseiro e alinhe bem sua coluna. Estique os braços e as pernas, de modo que seu corpo fique todo esticado. Entrelace suas mãos e estique-as para cima, fazendo uma tração na coluna. Repita esse movimento duas vezes por 20 segundos. 2. Deitada, dobre seus joelhos e leve em direção ao tronco, como se fosse abraçar as pernas. Mantenha por 20 segundos nessa posição e depois repita por mais uma vez. 3. Deitada, apoie seus pés na cama, flexione um pouco seu quadril e leve-o para o lado, deixando sua cabeça para o lado oposto do quadril. (Se levou o quadril para o lado direto, leve a cabeça para o lado esquerdo) Abra bem seus braços e relaxe. Faça dos dois lados, mantendo por 20 segundos na posição de alongamento e repetindo duas vezes. 4. Deitada, apoie os pés na cama unindo-os calcanhar com calcanhar e abra as pernas, fazendo a famosa posição da borboleta. Mantenha na postura de alongamento durante 20 segundos repetindo 2 vezes o movimento. 5. Sentada com o corpo ereto, pegue o braço direito e leve em direção a cabeça, puxando-a para o lado direito. Você irá sentir alongar a região do músculo trapézio e a região cervical do lado contralateral. Repita esse movimento por duas vezes mantendo por 20 segundos e repita no outro lado. 6. Todos os alongamentos devem ser associados a uma respiração lenta e profunda, inspirando o ar pelo nariz e expirando pela boca auxiliando o maior relaxamento muscular. A professora e proprietária da Personal Work, Adriane Lafemina explica como fazer o exercício: Deite com as pernas flexionadas, plantas dos pés na cama, mãos abaixo do umbigo e com a ponta dos dedos médios se tocando (se quiser junte os joelhos). Feche os olhos, inspire pelo nariz, sentindo o abdômen inchar: imagine um balão no abdômen, que se enche de ar na inspiração. Expire pelo nariz até o abdômen murchar completamente. Sinta que ao expirar o abdômen se contrai para dentro. Não force sua respiração, nem muito rápida, nem muito profunda, apenas observe seu ritmo. Experimente deixar sua expiração um pouco mais lenta que a inspiração! Faça o exercício de três a cinco minutos.

AECambuí | CDL - Associação Empresarial de Cambuí
Agência WebSide