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Conselhos Úteis



Publicado em: 21/07/2016

Vai viajar de automóvel nestas férias? Então lembre-se de vários cuidados antes de pegar o asfalto. Claro que a revisão do carro já foi feita, pelo menos dos pontos mais importantes da mecânica, aqueles ligados à segurança: freios, transmissão, direção. Mas existem várias outras dicas que merecem a atenção de quem vai por o pé na estrada:

1 - Lembrar de calibrar os pneus ainda frios. Na estrada, eles já se aqueceram e a pressão já aumentou.

2 - Em velocidades mais elevadas e com o carro mais carregado, os próprios manuais recomendam aumentar a calibragem dos pneus, entre duas ou três libras.

3 - Tudo pronto, família a postos e bagagem no porta-malas? Então antes de sair, nada de travar as portas pois isto só se faz no trânsito urbano. Na estrada, no caso de um acidente, portas travadas só dificultam o trabalho de quem vier te socorrer.

4 - O peso do carro com toda a família e mais o porta-malas fica aumentado em cerca de quatrocentos quilos. A traseira do carro abaixa e a frente levanta. É por isso que quase todos os automóveis possuem uma regulagem dos faróis (mecânica ou elétrica), para abaixá-los no caso de muita carga, evitando ofuscar na estrada, à noite, os motoristas que vem de lá pra cá.

5 - Poucos motoristas se lembram de levar certos itens essenciais numa viagem. Um deles é o óleo do motor: ao parar no posto, a vareta pode indicar a necessidade de meio ou um litro. E quem disse que o posto tem exatamente a mesma marca que está no cárter?

6 - Chave reserva: já se foi o tempo em que qualquer “chaveco” na esquina resolvia o problema da chave perdida ou quebrada. Hoje com a eletrônica, elas se sofisticaram e têm um chip interno. Carregue então a chave reserva.

7 - E finalmente, pneu não fura só de dia: não se esqueça de levar uma lanterna, dessas simples de pilha, que poderá ser de extrema utilidade quando por azar o pneu furar de noite, e pior ainda: num lugar sem iluminação.(Bóris Feldman)


Notícias da mídia Exercícios para fazer na cama ao acordar Quando o despertador toca de manhã sempre bate a preguiça de levantar da cama. Mais 10 minutos de soneca e você já está atrasada, não é? Ao longo do dia, o pescoço começa a doer, suas costas também e você já está na terceira xícara de café. Um jeito muito fácil de evitar todos esses problemas é manter uma pequena rotina de exercícios logo que você acorda. Respiração e alongamento ajudam a despertar e dar mais energia, sabia? "Estudos mostram que ao despertarmos pela manhã nossos músculos ficam 10% mais curtos e rígidos devido ao repouso prolongado da noite. O alongamento matinal é de grande importância, além de relaxar a musculatura e o corpo, previne dores que ao longo do dia podem ser sentidas", explica a fisioterapeuta e instrutora de pilates do Fit Body Pilates SPa&Estética, Mariana Novaes. São 6 exercícios bem simples que levam só 5 minutos: stretching 1. Deitada na cama retire seu travesseiro e alinhe bem sua coluna. Estique os braços e as pernas, de modo que seu corpo fique todo esticado. Entrelace suas mãos e estique-as para cima, fazendo uma tração na coluna. Repita esse movimento duas vezes por 20 segundos. 2. Deitada, dobre seus joelhos e leve em direção ao tronco, como se fosse abraçar as pernas. Mantenha por 20 segundos nessa posição e depois repita por mais uma vez. 3. Deitada, apoie seus pés na cama, flexione um pouco seu quadril e leve-o para o lado, deixando sua cabeça para o lado oposto do quadril. (Se levou o quadril para o lado direto, leve a cabeça para o lado esquerdo) Abra bem seus braços e relaxe. Faça dos dois lados, mantendo por 20 segundos na posição de alongamento e repetindo duas vezes. 4. Deitada, apoie os pés na cama unindo-os calcanhar com calcanhar e abra as pernas, fazendo a famosa posição da borboleta. Mantenha na postura de alongamento durante 20 segundos repetindo 2 vezes o movimento. 5. Sentada com o corpo ereto, pegue o braço direito e leve em direção a cabeça, puxando-a para o lado direito. Você irá sentir alongar a região do músculo trapézio e a região cervical do lado contralateral. Repita esse movimento por duas vezes mantendo por 20 segundos e repita no outro lado. 6. Todos os alongamentos devem ser associados a uma respiração lenta e profunda, inspirando o ar pelo nariz e expirando pela boca auxiliando o maior relaxamento muscular. A professora e proprietária da Personal Work, Adriane Lafemina explica como fazer o exercício: Deite com as pernas flexionadas, plantas dos pés na cama, mãos abaixo do umbigo e com a ponta dos dedos médios se tocando (se quiser junte os joelhos). Feche os olhos, inspire pelo nariz, sentindo o abdômen inchar: imagine um balão no abdômen, que se enche de ar na inspiração. Expire pelo nariz até o abdômen murchar completamente. Sinta que ao expirar o abdômen se contrai para dentro. Não force sua respiração, nem muito rápida, nem muito profunda, apenas observe seu ritmo. Experimente deixar sua expiração um pouco mais lenta que a inspiração! Faça o exercício de três a cinco minutos.

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