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Publicado em: 02/09/2013

Podemos afirmar com certeza que não existe exercício mais fácil de praticar do que a caminhada. Caminhar não exige nenhuma habilidade específica e é uma boa opção para aproveitar e levar o seu animal de estimação junto. Além disso, não custa caro e pode ser feita a qualquer hora do dia, por qualquer pessoa em praticamente todo lugar e sem restrição de idade. E seus efeitos são rápidos e perceptíveis: se você começar uma caminhada de 10 minutos por dia, já vai observar mudanças depois de apenas uma semana.

Caminhar é uma maravilha para combater o sedentarismo e melhorar a saúde! A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é caminhar ao menos 30 minutos todos os dias.

Se você quiser obter mais benefícios, aumente o tempo de exercício. Um estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP), de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, revelou que caminhar durante cerca de 40 minutos pode reduzir a pressão arterial durante 24 horas após o fim do exercício. O motivo é que durante a prática da atividade física, o fluxo de sangue aumenta, o que faz os vasos sanguíneos expandirem, diminuindo a pressão.

Outro estudo feito por pesquisadores da Universidade San Diego, nos Estados Unidos, afirma que cem passos por minutos, durante 30 minutos, podem fortalecer o coração e o pulmão e ainda reduzir o mau colesterol.

Outra pesquisa da Louisiana State University, também nos Estados Unidos, confirma que a prática de caminhada pode acabar com aquela gordura que insiste em ficar depositada na barriga e pode trazer muitos problemas para a nossa saúde. Nesse estudo, os pesquisadores concluíram que duas horas e meia de caminhada por semana, aliada a uma dieta pouco calórica, pode provocar uma redução de 2,5 centímetros de barriga, em até quatro semanas!

A caminhada também melhora a circulação, deixa o pulmão mais eficiente, combate a osteoporose, a depressão, aumenta a sensação de bem estar, deixa o corpo e cérebro mais saudáveis, melhora a qualidade do sono, combate o diabetes, ajuda a emagrecer, controla a vontade de comer e ainda protege contra derrames e infartos.

Após saber de todos os benefícios proporcionados por uma simples caminhada, ficou animado para começar? É um exercício fácil.

Escolha um par de tênis confortável e vá andar em um parque, na rua ou até mesmo no calçadão da praia. Mas é preciso criar uma rotina de prática e não achar que aquela caminhada com a família no fim de semana já irá trazer resultados satisfatórios. Tente começar a caminhar três vezes por semana para pegar ritmo até conseguir andar todos os dias.

Antes de iniciar, tome alguns cuidados! Não se esqueça de realizar um aquecimento antes de começar o exercício. Evite caminhar em horários de sol forte ou em dia de frio intenso. Prefira locais planos, arborizados ou em parques que tenham uma pista específica para essa prática.

Antes de sair para andar, coma alimentos leves, que sejam fonte de carboidratos e evite comidas gordurosas que podem “pesar” no estômago. Se tiver algum problema cardíaco, procure um médico para uma avaliação física para que a caminhada não traga problemas para a sua saúde. Depois disso, você já estará pronto para começar. Boa caminhada pra você!





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