Antes de se matricular num MBA, pergunte-se se este é o melhor momento de sua vida para encarar um curso que exige intensa dedicação dentro e fora da sala de aula. Além do lado financeiro, aspectos pessoais e profissionais devem ser bem avaliados.
Para fazer um MBA, o interessado deve ter concluído a graduação e acumular experiência gerencial mínima de 3 anos. Também é necessário saber ler em inglês e, mais importante, ter tempo para estudar. “Para cada hora de aula, deve haver uma contrapartida de 2 a 3 horas de estudo individual ou em grupo”, afirma Van Dyck Silveira, presidente do Grupo Ibmec.
Conhecer a escola, suas certificações e o desempenho em rankings como o do jornal Financial Times são outras dicas dos especialistas. Vale ainda conversar com ex- alunos do MBA para saber os pontos positivos e negativos do programa e a relação com a instituição após o curso.
Depois de todo esse planejamento, é a hora da matrícula. “Se o MBA for de qualidade, o aluno pode esperar discussões ricas em sala, fortalecer o networking e construir um relacionamento com a escola que vai garantir oportunidades profissionais mesmo depois do curso”, diz o coordenador de MBA do Insper, Silvio Laban.