Pode olhar por aí. Com um pouco de atenção, é fácil identificar quem se encaixa num determinado perfil: algumas pessoas quase completamente, outras menos. Especialistas dizem que é difícil quantificar os grupos, mas têm suas certezas. Umas delas é a de que o mundo está cheio de afiliados.
Puros ou misturados, os perfis são a bola da vez do mercado publicitário. Sobretudo porque, desde que se tenha um mínimo de renda, valores e estilo de vida podem pesar mais que dinheiro na hora da compra. “Exemplo clássico é o do vendedor: não se pode medir potencial do cliente pela roupa”, diz o sociólogo, pesquisador e professor da ESPM Fábio Mariano.
Gerente de Inteligência de mercado e planejamento da agência Y&R, César Ortiz diz que se pode segmentar público geograficamente, demograficamente (por sexo, idade e classe social) e por perfil psicográfico, o que ele considera uma evolução. “Em mercados competitivos, como o de cervejas, fala-se em estilo”. Os perfis servem também para outras áreas? “Claro. São perfeitos, por exemplo, para um político que quer adaptar seu programa para atingir determinado tipo de eleitor”.
*Veja quem é você na matéria "Descubra o seu perfil"