Primeiro contato - Desconfie se a empresa fizer contato aos sábados e domingos. Supostos golpistas preferem o fim de semana, pois assim o candidato não tem como pesquisar direito sobre a empresa ofertante
Entrevista - A pressa para o agendamento de entrevista pode ser mau sinal. É artimanha para que a pessoa não tenha tempo de fazer questionamentos.
Temos uma vaga para você - Empresas idôneas não faz promessas. O discurso é fundamental. Quem aplica golpes se aproveita da fragilidade e ansiedade do desempregado. Segundo a Pro Teste, é propaganda enganosa .
Dois tipos de empresa - Há no mercado, as prestadoras de serviço na área de recrutamento, contratadas por outras empresas e as de recolocação profissional (estas geralmente são procuradas por pessoas físicas). No primeiro caso, todos os custos da seleção ficam por conta da empresa que pretende contratar novos funcionários. As empresas de recolocação profissional nem sempre entram em contato com pessoas desempregadas (embora não seja impossível ocorrer); prestam serviços que são pagos pela pessoa que está em busca de emprego. Elaboração de currículo, orientação sobre a carreira e mapeamento de oportunidades no mercado estão entre os serviços oferecidos.
Mais dicas - Algumas delas são sempre válidas: conferir se a empresa consta da lista de reclamações do Procon - SP (www.procon.sp.gov.br) e ler atentamente o contrato. Não assuma compromisso se desconfiar de alguma coisa.