Revista O Empresário / Número 125 · Novembro de 2008
Saber quem é o público que irá comprar o produto do estabelecimento é o primeiro item a ser respondido antes de iniciar a confecção de uma vitrine. Se o foco for elite, o espaço pede uma decoração mais clean. Já no caso das vitrines populares, o contraste é bem-vindo, misturas como azul e laranja chamam a atenção. Deve se estar atento à harmonia das cores.
As tonalidades devem ser agradáveis para a maioria do público consumidor. Consideramos uma vitrine brega quando as cores não foram coordenadas de maneira agradável.
A iluminação também deve ser cuidadosa. Assim como a composição e a cor, a iluminação é item de grande importância na elaboração do espaço. Portanto, os focos de luz devem estar sempre direcionados para os produtos. Esse tipo de iluminação realça as cores, as formas, as texturas, criando um claro-escuro que valoriza os produtos dando dramaticidade ao contexto da vitrine como um todo.
Os preços também têm de ser expostos com clareza, mas não deve chamar mais atenção do que o produto. Deve-se apresentar os preços com limpeza e organização para diminuir sua interferência no produto exposto.