Revista O Empresário / Número 125 · Novembro de 2008
Algumas ações simples de vital importância para o lojista conseguir um bom desempenho de vendas, em dezembro.
=>Todo o estoque de produtos para venda deve estar disponível na loja, logo no início do mês.
=>A equipe da loja, incluindo os colaboradores antigos e os extras de dezembro, deve estar treinada com relação aos novos produtos e, principalmente, no tocante à necessidade de prestar um atendimento rápido e de qualidade, logo no início do mês.
=>A vitrine da loja para o Natal deve estar pronta e atrativa já no final de novembro.
=> O estoque da loja para o Natal deve ser arrumado, visando a proporcionar agilidade no atendimento.
=>Toda a estrutura da loja (formas de pagamento, sistemas de embrulho para presente e outros) deve ser preparada com a devida antecedência para dar rapidez.
=>Estratégias especiais para evitar ou minimizar a ocorrência de fraudes e roubos devem ser elaboradas, principalmente na aceitação de cheques e cartões de crédito, tendo em vista o aumento dessas ocorrências no fim do ano.
=>A manutenção preventiva da loja (computadores, ar condicionado, parte elétrica, sistema de iluminação, sistema telefônico, etc.) deve ser realizada, para que tudo esteja funcionando a contento quando começar o movimento de vendas. O mês de dezembro serve para o lojista ganhar dinheiro extra, para fazer face aos custos de janeiro e fevereiro, considerados meses fracos de vendas no varejo.