Revista O Empresário / Número 125 · Novembro de 2008
O uniforme executivo para os dias casuais no escritório, parece estar sofrendo uma crise de identidade. A combinação do momento, que parece unir informalidade e elegância na medida exata, é jeans escuro com camiseta social. “O jeans escuro transmite uma imagem mais arrumada”, atesta o estilista Ricardo Almeida, dono da grife masculina que leva seu nome. Segundo ele, a calça ideal tem corte reto, sem afunilar na barra.
Carlos Felipe Isaac, diretor de produto e de marketing da Vila Romana, concorda: o jeans escuro, com textura resinada, e uma bela camisa formam uma dupla imbatível. Essa textura resinada serve para deixar o jeans com aparência sofisticada. “Se quiser, o homem ainda pode usar um paletó mole, com pouca estrutura, por cima”.
Segundo a consultora de imagem Gabriela Centurion, o figurino pode ser casual, mas isso não significa andar desleixado. Afinal, no ambiente corporativo todo cuidado com a imagem é pouco. Por isso, é essencial investir em roupas de qualidade – e cuidar dos detalhes. “A barra da calça jeans é super importante”, diz Gabriela. “Nada de usar barra embolada ou dobrada: o correto é mandar fazer a barra do jeans normal”.
O jeans também não pode ser manchado ou rasgado: os melhores tons são o azul escuro, o cinza (que está na moda) ou o preto. Para arrematar o visual, é recomendável usar cintos e sapatos da mesma cor. “A meia também precisa seguir o tom do sapato”, diz Gabriela.
O uso da gravata é dispensável, pois se trata de um visual informal.
O paletó é opcional e pode ser substituído por uma malha fina, com gola V, por cima da camisa.
“ Mas não vale usar tricô artesanal, pois ele é descontraído demais e vai destoar do conjunto”, diz a consultora. Quanto à camisa, pode ser 100% de algodão ou misturado com fio elástico”.