Muitos de nós sonham em começar o próprio negócio, dar asas ao sonho de empreendimento.
Ou então, se você já tem uma empresa, um novo ano pode ser o impulso para renovar e criar mais oportunidades de ver seu empreendimento crescer. E se tem uma dica que pode ser fundamental nas duas situações, essa dica é a consistência.
A consistência vai garantir a padronização dos processos, seja da elaboração do produto ou no serviço oferecido. Assim, seu cliente vai receber um produto ou serviço consistente e regular. O que vai motivá-lo a voltar até o seu empreendimento quando precisar.
Como ser consistente
O primeiro passo para a consistência é criar um plano. A ideia é criar um planejamento com a descrição das metas a serem atingidas. Também é importante que para cada meta você descreve o passo a passo para atingi-la.
A partir do seu plano de ação, você vai poder escolher as melhores ferramentas para completar cada etapa do processo. As ferramentas e tecnologias ajudam a manter a padronização.
Se você tem funcionários, é importante sempre mantê-los atualizados. Ou seja, eles precisam conhecer os objetivos e entender o que e porque estão fazendo cada tarefa. Nesse ponto, a comunicação interna é fundamental, seja através de uma conversa ou por outros meios, como uma newsletter interna.
Por fim, ser consistente também depende da capacidade de adaptação. Conforme as exigências do mercado mudam, e as tecnologias se desenvolvem, sua empresa precisa acompanhar essas mudanças. Aqui não é sobre mudar o propósito, mas sim adaptar as ações para atingir aquela meta.