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Publicado em: 12/08/2024

Muitos fatores contribuem para a estagnação de um empreendimento, como a desorganização financeira, a falta de planejamentos corretos, a falta de um bom atendimento ou de gerência adequada.
Para sair desse lugar de estagnação e garantir um desenvolvimento contínuo à sua firma, é preciso contar com boas ferramentas de trabalho.
Elaboramos algumas dicas que podem te ajudar a tirar sua empresa da estagnação e alavancar seu negócio!

Por que é importante romper a estagnação?
Para fazer com que seu negócio cresça e se torne líder no mercado é essencial que você evite se manter na zona de conforto e busque expandir seus serviços e carteira de clientes.
Conforme o Sebrae, apenas 58% das micro e pequenas empresas sobrevivem depois de dois anos. Isto ocorre pela falta de adequação às tecnologias e estratégias necessárias para se diferenciar com o passar do tempo. A estagnação leva aos seguintes cenários:
• Vulnerabilidade: Organização parada pode te tirar dos caminhos que te levam ao progresso e desestabilizar alguns setores ou funcionários.
• Perda de clientes: Sem melhorias nos produtos, serviços e atendimento, seus clientes acabam migrando para a concorrência. Com pouco dinheiro, você acaba sem conseguir inovar.
• Falência: Quando o empresário percebe que a estagnação não é um movimento linear, mas uma espiral que leva ao fundo do poço, já é tarde para reverter a situação.
• Retrocesso: Um negócio parado, na verdade, te leva para trás!
• Insatisfação geral: Os funcionários perceberão o desânimo da gerência e a falta de perspectivas do negócio e pouco farão para que a empresa saia da estagnação, podendo inclusive serem recrutados por competidores.
Por isso, é importante permanecer atento aos primeiros sinais de estagnação no negócio e agir rapidamente, buscando possíveis soluções. 

Como saber se minha empresa está estagnada?
Movimentar o seu negócio com pouca estratégia pode te levar a enfrentar dificuldades nas vendas.
O ideal é que o negócio esteja em constante crescimento, agradando aos clientes com produtos e serviços cada vez melhores.
Para identificar se seu negócio está estagnado ou caminhando para essa situação, se atente aos sinais abaixo:
• Ausência de inovação: Pequenas empresas precisam se modernizar para competir com grandes redes varejistas e atacadistas. Cuide do marketing, melhore suas estratégias e busque variar seus produtos.
• Custos operacionais altos: Verifique todos os seus gastos, saiba onde seu dinheiro está sendo aplicado e como está sendo o retorno dessa aplicação. Muitas vezes são situações simples de serem resolvidas, basta ter uma equipe alinhada.
• Compare os faturamentos: Se a soma das vendas totais não mudou em relação ao mês anterior, algo está errado. Busque estratégias ousadas de marketing para atrair e fidelizar mais compradores e, principalmente, invista em sua equipe. Sem um atendimento especializado e profissional, é impossível fazer com que um cliente retorne à loja.

Como tirar sua empresa da estagnação e obter crescimento empresarial?
Obter um crescimento empresarial é uma tarefa que requer esforços diários e muito foco. Elaboramos algumas dicas para te ajudar a sair da estagnação. Confira:

1. Conheça seu público
Conheça o perfil do seu público e suas características, como idade, gênero e localização.
Além disso, é importante entender como seu cliente ideal pensa, sua capacidade financeira, suas necessidades, entre outras particularidades.
Essas informações irão ajudá-lo a determinar e elaborar, da melhor forma, seu atendimento, preços, serviços ou estratégias para alcançar novos consumidores.

2. Saiba escolher sua marca
Tenha uma marca forte, pois é ela um dos principais fatores que ajudam a destacar sua empresa no mercado.  
Dar personalidade para sua marca a deixará mais forte, permitindo que o público se recorde dela com frequência. Além disso, possibilita que os consumidores criem uma relação mais próxima com o seu negócio.
Portanto, todas as estratégias voltadas para melhorar a imagem de sua firma colaboram na captação de clientes, no aumento das vendas e na taxa de fidelização.

3. Valorize seus colaboradores
Seus colaboradores te ajudarão em todo o processo de trabalho, desde a definição de estratégias até no contato pós-venda com os clientes.
Por isso, é importante que você busque perfis de funcionários que sejam alinhados com os valores e compromissos do seu negócio.
Lembre-se também de valorizar todos aqueles que contribuem para o desenvolvimento de sua empresa. Isso favorecerá o ambiente de trabalho e tornará seus colaboradores mais motivados.

4. Melhore seu atendimento
Com colaboradores motivados, sua empresa alcançará resultados de destaque tanto em número de vendas como em qualidade de atendimento.
Invista no atendimento humanizado, o qual levará seus funcionários a atenderem os clientes com uma comunicação adequada e com empatia.
É de extrema importância que cuide da experiência do cliente. Assim, oriente sua equipe para que sejam pró-ativos, buscando tratar o cliente como se este fosse único!

5. Tenha o lucro como meta
Mantenha a organização em funcionamento e foque no lucro.
É importante lembrar de nunca misturar seus gastos pessoais com os da empresa. Isso pode desorganizar seus valores e criar uma grande bola de neve de prejuízos.

6. Não tenha medo da concorrência
Busque informações sobre a concorrência e identifique os pontos fortes e fracos das empresas no mesmo ramo.
Assim, você evitará cometer os mesmos erros de seus concorrentes e ainda terá a oportunidade de inovar, a fim de superar as qualidades dos demais negócios.
Não deixe de investir em marketing e estreite o relacionamento com os clientes, buscando fidelizá-los.  

7. Foque na satisfação do cliente
Invista em pesquisas de satisfações! Estas irão permitir que você conheça a opinião do cliente sobre sua empresa.
Promover avaliações, debates ou pesquisas são excelentes maneiras para entender seu público. Com isso, você será capaz de elaborar estratégias, com o intuito de atender às necessidades e insatisfações apontadas pelos consumidores.
O importante é não ficar parado diante das críticas!

Quais atitudes podem prejudicar o crescimento da empresa?
É importante saber quais atitudes podem atrapalhar o crescimento do negócio e evitá-las:
• Ser resistente às mudanças: tenha a mente aberta para alterar seus serviços ou produtos, buscando sempre por inovações;
• Deixar de se atualizar: conheça as tecnologias mais recentes e compreenda quais as novas possibilidades de atuação dentro de seu nicho de venda;
• Negligenciar o público: preste atenção às mudanças do comportamento do público.
Saia da zona de conforto e foque no que realmente importa: melhore seu atendimento e aposte em tecnologia para conquistar novos clientes.

Dica bônus para tirar sua empresa da estagnação
Como mencionamos, uma excelente maneira de tirar sua empresa da estagnação é renovando seu atendimento e apostando em estratégias de marketing eficientes. Para isso, é preciso conhecer seus consumidores e entender o que eles querem!

Por: Equipe OPUS
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