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Publicado em: 17/06/2024

A análise de crédito, muitas vezes ignorada por sua complexidade, é uma ferramenta estratégica indispensável, pois possibilita a tomada de decisões assertivas a partir da avaliação de uma ampla gama de informações.

Portanto, entender como funciona esse processo e aplicá-lo é essencial para o crescimento, desenvolvimento e proteção da saúde financeira da sua empresa. Quer saber mais? Continue a leitura do artigo e esclareça suas dúvidas sobre a análise de crédito com a Boa Vista!

O que é análise de crédito
Como o próprio nome sugere, a análise de crédito é um processo no qual analisa-se a capacidade de pagamento e risco de inadimplência de clientes, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas.
Ela acontece a partir de uma pesquisa detalhada sobre o perfil e condições econômicas dos clientes a partir de suas informações e dados financeiros, e, por se tratar de um processo, a análise de crédito ocorre por etapas.

Etapas da análise de crédito
Antes de tudo, é importante que você saiba que o método de análise de crédito pode sofrer variações de empresa para empresa devido às políticas internas de cada uma.
Porém, de maneira geral existem 4 etapas consideradas essenciais para a realização desse processo, são elas:

1. Levantamento dos dados
É nessa fase que são solicitadas as informações necessárias para avaliar a viabilidade financeira do cliente, utilizando-se de dados fornecidos por ele e dados obtidos com terceiros.
Alguns exemplos de dados fornecidos pelo potencial cliente são: documentação, renda e faturamento, declaração de imposto de renda e demonstrativos financeiros. Já os dados obtidos de terceiros são aqueles provenientes do cadastro positivo, birôs de crédito e score de crédito.
Fazer um levantamento adequado dessas informações é ideal para se obter uma visão abrangente e precisa.

2. Análise e processamento das informações obtidas
Nessa etapa os dados fornecidos são minuciosamente checados para verificar a consistência das informações e identificar padrões financeiros do potencial cliente.
Para que esse procedimento aconteça, é comum a utilização de métodos e sistemas específicos para a validação das informações como a consulta de CPF e CNPJ, com o objetivo de verificar restrições, e a consulta do histórico de pagamentos ou monitoramento da carteira de clientes.
Concluindo essa etapa de extrema importância, parte-se para a próxima fase da análise de crédito.

3. Determinação do risco de crédito
Com base na conclusão da etapa anterior, detalha-se quais os riscos que a operação de concessão de crédito pode oferecer à empresa, bem como maneiras de reduzi-los, como:
• Estabelecimento de limites de recursos e prazos: estabelecer limites claros para o montante de recursos disponíveis e o período de tempo em que o crédito estará ativo;
• Estipulação de garantias: definir garantias associadas à operação de crédito, para que, em caso de inadimplência, exista uma segurança adicional;
• Criação de um cronograma de amortização: estruturar um cronograma de pagamento, determinando a distribuição deles ao longo do tempo;
• Determinação de tipos de juros e periodicidade deles: definir se os juros serão pré ou pós-fixados considerando a existência ou não de carência, além de especificar se a frequência de aplicação deles será mensal, trimestral ou em outros intervalos definidos.

4. Aprovação ou recusa do crédito

Por fim, superadas todas essas etapas, é determinada a aprovação ou recusa do crédito.
A aprovação é concedida quando a análise indica que os riscos estão dentro dos limites aceitáveis estabelecidos pela empresa e que o cliente apresenta capacidade financeira para cumprir com as obrigações financeiras, já a recusa ocorre quando os riscos de inadimplência são considerados elevados.

Quais as vantagens de fazer análise de crédito?
Se você está se perguntando qual a necessidade de realizar todo esse longo processo de análise de crédito, saiba que os benefícios são inúmeros e envolvem desde as finanças da empresa até a sua credibilidade.

Melhoria do fluxo de caixa
Através da análise de crédito e identificação de clientes bons pagadores, é possível realizar uma gestão eficaz dos recursos financeiros.
Pois com a certeza de recebimento dos pagamentos dentro dos prazos estabelecidos, o planejamento e execução das atividades realizadas pela empresa não são afetados por falta de fundos.

Aumento das vendas a prazo
A confiança gerada pela análise de crédito estimula o aumento das vendas a prazo, atraindo clientes confiantes na sua capacidade de pagamento e os impulsionando a realizar compras com valores substanciais.

Segurança nas negociações
Por fim, a análise de crédito oferece muito mais segurança nas negociações, ao conhecer melhor seus clientes e os perfis de pagamento deles, sua empresa reduz o risco de inadimplência, além de construir parcerias duradouras.
Agora que você já conhece os benefícios de realizar uma análise de crédito, que tal aplicar o que aprendeu na sua empresa? Entre em contato conosco e conheça as soluções da Boa Vista para a sua empresa!

Por: Boa Vista.
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