Acha que só é possível cuidar da beleza abusando dos cremes, cosméticos e tratamentos estéticos? Ledo engano. Em um copo de suco natural pode estar a chave para combater a insônia, curar a ressaca e até - Benza, Deus - se livrar da celulite. O Ela Digital ouviu a nutróloga Jane Corona, médica que também já escreveu livro com a chef Flávia Quaresma. Ela dá algumas dicas infalíveis de misturas para o verão. Escolha a sua:
Ressaca e má digestão – Abacaxi com gengibre e melão com água de coco. Os dois são misturas excelentes para curar azia e aquela ressaca do réveillon. O abacaxi é um excelente diurético, e isso ajuda a eliminar as toxinas do corpo. “Se você já sabe que vai abusar naquela confraternização de fim de ano, já deixa o suco de abacaxi na geladeira”, diz a nutróloga Jane Corona.
Xô, cólica – Frutas vermelhas com maçã. Além de ser um suco bom para hidratar a pele e o cabelo, ele desintoxica o corpo e é rico em água. A casca da maçã, além de ter fibra, protege o estômago. As frutas vermelhas, como o morango, a amora, a melancia e a uva, são ricas em vitamina B. Elas também têm capacidade antioxidante muito grande. “As frutas vermelhas também atuam bem contra o excesso de colesterol no corpo”, afirma Jane.
Enxaqueca – Suco de abacaxi com chá de erva cidreira. Enxaqueca é fruto da má digestão com excesso de gordura e de proteína, portanto uma fruta diurética é ideal para essa ocasião. Mas Jane alerta: “cuidado com alguns sucos cítricos, como o de laranja. Existem pessoas que têm sensibilidade à fruta e não é o ideal para o estômago, por conta da acidez. O melhor dos cítricos é o abacaxi”, lembra Jane.
Insônia – Suco de maracujá com folha de melissa ou erva-cidreira . O suco de maracujá sozinho já é ótimo para diminuir a ansiedade, além de ser um calmante natural. Atua no cérebro no mesmo local que atua os calmantes da indústria. Já a folha de melissa é uma planta muito utilizada na medicina tradicional e também atua como um calmante.
Falta de ânimo - Banana com maçã. A banana é uma fruta muito completa, por ser considerada a fruta dos atletas, enquanto a casca da maçã tem fibra. Essa mistura dá energia para a pessoa realizar as suas atividades diárias. “Se misturasse banana, água de coco, e maçã seria melhor ainda”, diz Jane.
Ansiedade – Banana, canela, aveia e uma colher de chocolate amargo. Os três vão dar disposição para realizar atividades e espantar a tristeza. Eles têm cafeína e vitaminas do complexo B.
Celulite - Suco de abacaxi com chá de cavalinha. É um excelente diurético que elimina a retenção de líquido do corpo.
Hidratar – Suco de melancia. Ele tem todos os minerais e vitamina C. Faz com que o açúcar chegue mais rápido no sangue. É importante lembrar que pessoas diabéticas devem tomar cuidado para não abusar da fruta. “Se está na correria do dia a dia e não consegue almoçar, a melancia tira a fome”, conta a nutróloga. Notícias da mídia Exercícios para fazer na cama ao acordar
Quando o despertador toca de manhã sempre bate a preguiça de levantar da cama. Mais 10 minutos de soneca e você já está atrasada, não é? Ao longo do dia, o pescoço começa a doer, suas costas também e você já está na terceira xícara de café. Um jeito muito fácil de evitar todos esses problemas é manter uma pequena rotina de exercícios logo que você acorda. Respiração e alongamento ajudam a despertar e dar mais energia, sabia?
"Estudos mostram que ao despertarmos pela manhã nossos músculos ficam 10% mais curtos e rígidos devido ao repouso prolongado da noite. O alongamento matinal é de grande importância, além de relaxar a musculatura e o corpo, previne dores que ao longo do dia podem ser sentidas", explica a fisioterapeuta e instrutora de pilates do Fit Body Pilates SPa&Estética, Mariana Novaes. São 6 exercícios bem simples que levam só 5 minutos:
stretching
1. Deitada na cama retire seu travesseiro e alinhe bem sua coluna. Estique os braços e as pernas, de modo que seu corpo fique todo esticado. Entrelace suas mãos e estique-as para cima, fazendo uma tração na coluna. Repita esse movimento duas vezes por 20 segundos.
2. Deitada, dobre seus joelhos e leve em direção ao tronco, como se fosse abraçar as pernas. Mantenha por 20 segundos nessa posição e depois repita por mais uma vez.
3. Deitada, apoie seus pés na cama, flexione um pouco seu quadril e leve-o para o lado, deixando sua cabeça para o lado oposto do quadril. (Se levou o quadril para o lado direto, leve a cabeça para o lado esquerdo) Abra bem seus braços e relaxe. Faça dos dois lados, mantendo por 20 segundos na posição de alongamento e repetindo duas vezes.
4. Deitada, apoie os pés na cama unindo-os calcanhar com calcanhar e abra as pernas, fazendo a famosa posição da borboleta. Mantenha na postura de alongamento durante 20 segundos repetindo 2 vezes o movimento.
5. Sentada com o corpo ereto, pegue o braço direito e leve em direção a cabeça, puxando-a para o lado direito. Você irá sentir alongar a região do músculo trapézio e a região cervical do lado contralateral. Repita esse movimento por duas vezes mantendo por 20 segundos e repita no outro lado.
6. Todos os alongamentos devem ser associados a uma respiração lenta e profunda, inspirando o ar pelo nariz e expirando pela boca auxiliando o maior relaxamento muscular. A professora e proprietária da Personal Work, Adriane Lafemina explica como fazer o exercício:
Deite com as pernas flexionadas, plantas dos pés na cama, mãos abaixo do umbigo e com a ponta dos dedos médios se tocando (se quiser junte os joelhos). Feche os olhos, inspire pelo nariz, sentindo o abdômen inchar: imagine um balão no abdômen, que se enche de ar na inspiração. Expire pelo nariz até o abdômen murchar completamente. Sinta que ao expirar o abdômen se contrai para dentro.
Não force sua respiração, nem muito rápida, nem muito profunda, apenas observe seu ritmo. Experimente deixar sua expiração um pouco mais lenta que a inspiração! Faça o exercício de três a cinco minutos.