Para aumentar as chances de imunização eficiente contra a gripe, é melhor acordar cedo. Uma pesquisa da Universidade de Birmingham, na Inglaterra, mostrou que as vacinas contra esse tipo de vírus geram resultado mais satisfatório quando administradas pela manhã, em comparação com o período da tarde. O estudo, publicado na segunda-feira, dia 25, na revista “Vaccine”, analisou 24 programas de vacinação que fazem parte do calendário anual de imunização contra a gripe no Reino Unido.
Atualmente, o Brasil passa por uma campanha de vacinação contra o vírus H1N1 — também chamado de Influeza A, um vírus da gripe relativamente novo —, e a imunização no Estado do Rio de Janeiro começou a ser feita nesta segunda-feira. Por enquanto, a prioridade é de grávidas, crianças e pessoas com doença renal crônica. Depois de 45 registros da doença e 14 mortes apenas este ano, a vacinação chegou a ser antecipada no Rio. A preocupação com a gripe não poderia estar mais em voga por aqui.
Na pesquisa britânica, entre 2011 e 2013, 276 adultos com idade acima dos 65 anos receberam vacina contra três cepas do vírus da gripe, alguns pela manhã (entre 9h e 11h), e outros à tarde (entre 15h e 17h). Na vacinação contra duas dessas cepas, as pessoas que foram imunizadas de manhã tiveram um aumento significativamente maior na concentração de anticorpos um mês depois, em comparação com aquelas que receberam a vacina à tarde. Na terceira cepa, não houve diferença significativa entre os dois turnos.
Segundo a principal pesquisadora, Anna Phillips, já era sabido que existem flutuações na qualidade da resposta do sistema imunológico ao longo do dia, e foi isso o que motivou a equipe a verificar se essas flutuações se estenderiam também à quantidade de anticorpos produzidos.
— Ver que as vacinas dadas de manhã provocam resposta mais eficaz em médio e longo prazo não só irá nos ajudar a montar estratégias de vacinação contra a gripe, mas também nos fornecer pistas para melhorar as estratégias de vacinação em geral — aspira ela.
IDOSOS TENDEM A SER MAIS AFETADOS
De acordo com a pesquisa, a gripe é responsável por entre 250 mil e 500 mil mortes todo ano no mundo. E idosos são os mais afetados, uma vez que a idade avançada faz diminuir a capacidade de o corpo produzir anticorpos adequados após a vacinação.
— Uma quantidade significativa de recursos é usada todo ano para tentar prevenir a infecção por vírus da gripe, principalmente em adultos mais velhos, mas menos da metade das aplicações de vacina geram anticorpos suficientes para que eles fiquem totalmente protegidos. Nossos resultados sugerem que, mudando o horário dessas vacinas, nós podemos melhorar a sua eficiência, sem custo adicional para o serviço de saúde — afirma a coautora do estudo Janet Lord, professora do Instituto de Inflamação e Envelhecimento da Universidade de Birmingham.
A partir de agora, a equipe fará uma investigação em larga escala para verificar se a estratégia de vacinação pela manhã pode beneficiar também idosos que têm diabetes e doenças hepáticas e renais, que prejudicam a imunidade. Os estudiosos também vão pesquisar se a estratégia é eficaz para a vacina pneumocócica, que protege contra a pneumonia e é recomendada a todos os indivíduos com 65 anos ou mais, no Reino Unido.
Notícias da mídia Exercícios para fazer na cama ao acordar
Quando o despertador toca de manhã sempre bate a preguiça de levantar da cama. Mais 10 minutos de soneca e você já está atrasada, não é? Ao longo do dia, o pescoço começa a doer, suas costas também e você já está na terceira xícara de café. Um jeito muito fácil de evitar todos esses problemas é manter uma pequena rotina de exercícios logo que você acorda. Respiração e alongamento ajudam a despertar e dar mais energia, sabia?
"Estudos mostram que ao despertarmos pela manhã nossos músculos ficam 10% mais curtos e rígidos devido ao repouso prolongado da noite. O alongamento matinal é de grande importância, além de relaxar a musculatura e o corpo, previne dores que ao longo do dia podem ser sentidas", explica a fisioterapeuta e instrutora de pilates do Fit Body Pilates SPa&Estética, Mariana Novaes. São 6 exercícios bem simples que levam só 5 minutos:
stretching
1. Deitada na cama retire seu travesseiro e alinhe bem sua coluna. Estique os braços e as pernas, de modo que seu corpo fique todo esticado. Entrelace suas mãos e estique-as para cima, fazendo uma tração na coluna. Repita esse movimento duas vezes por 20 segundos.
2. Deitada, dobre seus joelhos e leve em direção ao tronco, como se fosse abraçar as pernas. Mantenha por 20 segundos nessa posição e depois repita por mais uma vez.
3. Deitada, apoie seus pés na cama, flexione um pouco seu quadril e leve-o para o lado, deixando sua cabeça para o lado oposto do quadril. (Se levou o quadril para o lado direto, leve a cabeça para o lado esquerdo) Abra bem seus braços e relaxe. Faça dos dois lados, mantendo por 20 segundos na posição de alongamento e repetindo duas vezes.
4. Deitada, apoie os pés na cama unindo-os calcanhar com calcanhar e abra as pernas, fazendo a famosa posição da borboleta. Mantenha na postura de alongamento durante 20 segundos repetindo 2 vezes o movimento.
5. Sentada com o corpo ereto, pegue o braço direito e leve em direção a cabeça, puxando-a para o lado direito. Você irá sentir alongar a região do músculo trapézio e a região cervical do lado contralateral. Repita esse movimento por duas vezes mantendo por 20 segundos e repita no outro lado.
6. Todos os alongamentos devem ser associados a uma respiração lenta e profunda, inspirando o ar pelo nariz e expirando pela boca auxiliando o maior relaxamento muscular. A professora e proprietária da Personal Work, Adriane Lafemina explica como fazer o exercício:
Deite com as pernas flexionadas, plantas dos pés na cama, mãos abaixo do umbigo e com a ponta dos dedos médios se tocando (se quiser junte os joelhos). Feche os olhos, inspire pelo nariz, sentindo o abdômen inchar: imagine um balão no abdômen, que se enche de ar na inspiração. Expire pelo nariz até o abdômen murchar completamente. Sinta que ao expirar o abdômen se contrai para dentro.
Não force sua respiração, nem muito rápida, nem muito profunda, apenas observe seu ritmo. Experimente deixar sua expiração um pouco mais lenta que a inspiração! Faça o exercício de três a cinco minutos.