As bananas são talvez uma das frutas mais sub-avaliadas da natureza. Os frutos de casca amarela são fáceis de ignorar, especialmente quando parece que há sempre algo novo e exótico por perto…
No entanto, a verdade é que as bananas são um super alimento saboroso que podemos dar aos nossos corpos o bom material que necessita para prosperar. Elas estão cheias de nutrientes, vitaminas, fibras e açúcares naturais, como sacarose e frutose. Isso é parte da razão por que comer bananas regularmente pode ajudar a manter o médico longe.
Nos Estados Unidos, as bananas são uma das fruta mais consumidas e os americanos comem mais delas a cada ano do que maçãs e laranjas juntas. Muitos de nós levamos para casa um cacho de bananas da loja e aproveitamos durante toda a semana. Naturalmente as que são vendidas nos supermercados são na maior parte amarelas-esverdeadas , mas como o passar do tempo as bananas amadurecem continuamente.
Eventualmente elas começam a desenvolver manchas marrons. Muitas pessoas acham que elas estão podres e acabam jogando o fruto fora. Faz sentido, a maioria das frutas que ficam marrom estão realmente podres e pouco atraente. No entanto, quanto maior for as manchas mais escuras da banana mais TNF ela contém.
TNF significa Fator de Necrose Tumoral, e é uma substância que ajuda a combater o cancer e células anormais em nossos corpos. Especificamente, a TNF ajuda para auxiliar a comunicação entre células do nosso sistema de resposta imune e orienta o movimento de células para áreas em nossos corpos que estão inflamadas ou infectadas.
A investigação confirmou que a TNF encontrada em bananas maduras interfere com o crescimento das células tumorais e inibe a sua propagação, causando a morte celular, ou apoptose. Isto, em conjunto com os elevados níveis de anti-oxidantes que são também encontrados nas bananas, além de estimular o sistema imunológico ela pode aumentar também os glóbulos brancos do sangue. Na próxima vez que você ver uma banana com manchas marrons, não jogue fora.
Em vez disso, coma! Além das manchas marrons e suas propriedades do sistema imunológico, as bananas tem uma série de outros benefícios para a saúde. Abaixo estão alguns dos principais:
1) Bananas são anti-ácidas da natureza e podem proporcionar alívio da azia e refluxo ácido. Comer apenas uma banana pode imediatamente trazer alívio e diminuir os seus sintomas de azia.
2) Pressão sanguínea- Bananas ajudam a baixar a pressão sanguínea e protege contra derrame ou ataque cardíaco, porque elas são pobres em sódio e ricos em potássio, tornando-os o coração saudável.
3) Energia- comer uma banana ou duas antes de um treino irá te dar energia suficiente para durar uma hora ou mais. As vitaminas e minerais irão ajudar a aumentar a resistência do seu corpo, enquanto o potássio ajuda a evitar cãibras musculares.
4) Anemia- Elas podem ajudar as pessoas com anemia, fornecendo ferro na dieta e estimular a produção de glóbulos vermelhos e hemoglobina e fortalecer o fornecimento de sangue.
5) Ulceras- Quando você sofre de úlceras estomacais muitos alimentos ficam de fora, mas bananas são uma excessão. Isso porque ela ajuda a proteger o estômago e proteger contra ácidos corrosivos e a irritação.
6) Depressão- Elas podem ajudar a superar a depressão, por conta dos altos níveis de triptofano, que nossos corpos convertem em serotonina. A serotonina é um neurotransmissor cerebral que faz com que as pessoas relaxem, e se sintam feliz, além de melhorar o humor. Assim, as bananas podem ajudar as pessoas a se sentir melhor e vencer a depressão.
7) TPM – Quando você está se sentindo mal-humorado e estressado, coma uma banana. Elas ajudam a regular o açúcar no sangue e são ricas em vitaminas do complexo B, o que naturalmente acalmam o sistema nervoso e fazem as pessoas relaxarem, resultando em uma melhora do humor em geral.
8) Controla a Temperatura corporal – Comer uma banana em um dia quente pode refrescar você, e baixar a temperatura do corpo. O mesmo quando você tiver febre. Se você achou essa informação útil, compartilhe com seus amigos e familiares, agora que estamos cientes vamos todos usufruir dos benefícios da banana.
Notícias da mídia Exercícios para fazer na cama ao acordar
Quando o despertador toca de manhã sempre bate a preguiça de levantar da cama. Mais 10 minutos de soneca e você já está atrasada, não é? Ao longo do dia, o pescoço começa a doer, suas costas também e você já está na terceira xícara de café. Um jeito muito fácil de evitar todos esses problemas é manter uma pequena rotina de exercícios logo que você acorda. Respiração e alongamento ajudam a despertar e dar mais energia, sabia?
"Estudos mostram que ao despertarmos pela manhã nossos músculos ficam 10% mais curtos e rígidos devido ao repouso prolongado da noite. O alongamento matinal é de grande importância, além de relaxar a musculatura e o corpo, previne dores que ao longo do dia podem ser sentidas", explica a fisioterapeuta e instrutora de pilates do Fit Body Pilates SPa&Estética, Mariana Novaes. São 6 exercícios bem simples que levam só 5 minutos:
stretching
1. Deitada na cama retire seu travesseiro e alinhe bem sua coluna. Estique os braços e as pernas, de modo que seu corpo fique todo esticado. Entrelace suas mãos e estique-as para cima, fazendo uma tração na coluna. Repita esse movimento duas vezes por 20 segundos.
2. Deitada, dobre seus joelhos e leve em direção ao tronco, como se fosse abraçar as pernas. Mantenha por 20 segundos nessa posição e depois repita por mais uma vez.
3. Deitada, apoie seus pés na cama, flexione um pouco seu quadril e leve-o para o lado, deixando sua cabeça para o lado oposto do quadril. (Se levou o quadril para o lado direto, leve a cabeça para o lado esquerdo) Abra bem seus braços e relaxe. Faça dos dois lados, mantendo por 20 segundos na posição de alongamento e repetindo duas vezes.
4. Deitada, apoie os pés na cama unindo-os calcanhar com calcanhar e abra as pernas, fazendo a famosa posição da borboleta. Mantenha na postura de alongamento durante 20 segundos repetindo 2 vezes o movimento.
5. Sentada com o corpo ereto, pegue o braço direito e leve em direção a cabeça, puxando-a para o lado direito. Você irá sentir alongar a região do músculo trapézio e a região cervical do lado contralateral. Repita esse movimento por duas vezes mantendo por 20 segundos e repita no outro lado.
6. Todos os alongamentos devem ser associados a uma respiração lenta e profunda, inspirando o ar pelo nariz e expirando pela boca auxiliando o maior relaxamento muscular. A professora e proprietária da Personal Work, Adriane Lafemina explica como fazer o exercício:
Deite com as pernas flexionadas, plantas dos pés na cama, mãos abaixo do umbigo e com a ponta dos dedos médios se tocando (se quiser junte os joelhos). Feche os olhos, inspire pelo nariz, sentindo o abdômen inchar: imagine um balão no abdômen, que se enche de ar na inspiração. Expire pelo nariz até o abdômen murchar completamente. Sinta que ao expirar o abdômen se contrai para dentro.
Não force sua respiração, nem muito rápida, nem muito profunda, apenas observe seu ritmo. Experimente deixar sua expiração um pouco mais lenta que a inspiração! Faça o exercício de três a cinco minutos.