Carnaval chegando, verão em pleno auge e surgem as preocupações em torno do peso, do corpo sarado ou em forma para poder colocar o que há de bonito para fora, afinal, é a estação das poucas roupas ou roupas mais curtas e, enfim, hora de cumprir aquela velhae sempre presente promessa de perder uns quilinhos.
É nesse momento que algumas pessoas, na pressa de alcançar um resultado mais rápido, podem como diz o velho ditado “meter os pés pelas mãos” e desregrar de vez a boa alimentação.
“Uma dieta equilibrada não significa cortes drásticos e nem restrição de alimentos e sim uma alimentação balanceada e feita com moderação”, diz a nutricionista da USP, Patrícia Cruz. Para ela, é importante que evitar que as pessoas, na ânsia da redução de peso, ajam de forma desajeitada ou sem nenhuma regra.
A nutricionista lista os principais erros cometidos na alimentação da estação mais quente do ano por aqueles que querem agilizar a perda dos quilinhos a mais em tempo recorde:
1 - Fazer “regime” e não passar por um processo de educação alimentar. “Antes de começar uma dieta é preciso passar por um planejamento das suas atitudes alimentares. Não adianta sair cortando alimento do seu cardápio”, explica Patrícia Cruz;
2 - Querer emagrecer todo o peso ganho em um curto período de tempo. “Você não ganhou todo o peso de uma hora para outra, portanto é justo que você leve um tempo para reduzir o peso ganho. O mais importante é aprender a comer e não fazer regime”, comenta a nutricionista;
3 - Fazer dietas restritivas que excluí uma variedade de alimentos necessários para saúde. Para emagrecer não precisar deixar de comer, basta fazer escolhas saudáveis e respeitar sua fome e seu limite de saciedade;
4 - Manter no almoço e jantar somente salada e grelhados. “Fazer somente salada e grelhado, vai resolver por um período de tempo curto. Logo em seguida, você terá muita fome e perderá o controle. Lembre-se restrição severa gera compulsão”, ressalta;
5 - Substituir refeições por chás, os chás não alimentam.
6 - Omitir as principais refeições, na tentativa de emagrecer mais rápido ou para “não estufar a barriga”. “Isso não resolve, pois a pessoa sentirá fome logo em seguida”, observa Patrícia;
7 - Ficar longos períodos em jejuns, como acontece quando estamos à beira-mar pegando um sol. “O ideal é levar frutas picadas, espiga de milho, para beliscar ao longo do dia”, recomenda a nutricionista;
8 - Não troque refeição por bebida alcoólica. Opte por beber menos, mas, coma sempre;
9 - Os sucos de frutas nessa estação do ano estão em alta. Mas quase todos são bem calóricos. “Então opte por beber água e comer a fruta em lanches intermediários e sobremesas de refeições”, complementa a profissional;
10 - As saladas não faltam nesse período são frescas e alimentam. Mas, cuidado com os temperos, não exagere em molhos prontos, azeite. “Eles são ricos em calorias e deixam a salada muito calórica”, finaliza Patrícia Cruz. Notícias da mídia Exercícios para fazer na cama ao acordar
Quando o despertador toca de manhã sempre bate a preguiça de levantar da cama. Mais 10 minutos de soneca e você já está atrasada, não é? Ao longo do dia, o pescoço começa a doer, suas costas também e você já está na terceira xícara de café. Um jeito muito fácil de evitar todos esses problemas é manter uma pequena rotina de exercícios logo que você acorda. Respiração e alongamento ajudam a despertar e dar mais energia, sabia?
"Estudos mostram que ao despertarmos pela manhã nossos músculos ficam 10% mais curtos e rígidos devido ao repouso prolongado da noite. O alongamento matinal é de grande importância, além de relaxar a musculatura e o corpo, previne dores que ao longo do dia podem ser sentidas", explica a fisioterapeuta e instrutora de pilates do Fit Body Pilates SPa&Estética, Mariana Novaes. São 6 exercícios bem simples que levam só 5 minutos:
stretching
1. Deitada na cama retire seu travesseiro e alinhe bem sua coluna. Estique os braços e as pernas, de modo que seu corpo fique todo esticado. Entrelace suas mãos e estique-as para cima, fazendo uma tração na coluna. Repita esse movimento duas vezes por 20 segundos.
2. Deitada, dobre seus joelhos e leve em direção ao tronco, como se fosse abraçar as pernas. Mantenha por 20 segundos nessa posição e depois repita por mais uma vez.
3. Deitada, apoie seus pés na cama, flexione um pouco seu quadril e leve-o para o lado, deixando sua cabeça para o lado oposto do quadril. (Se levou o quadril para o lado direto, leve a cabeça para o lado esquerdo) Abra bem seus braços e relaxe. Faça dos dois lados, mantendo por 20 segundos na posição de alongamento e repetindo duas vezes.
4. Deitada, apoie os pés na cama unindo-os calcanhar com calcanhar e abra as pernas, fazendo a famosa posição da borboleta. Mantenha na postura de alongamento durante 20 segundos repetindo 2 vezes o movimento.
5. Sentada com o corpo ereto, pegue o braço direito e leve em direção a cabeça, puxando-a para o lado direito. Você irá sentir alongar a região do músculo trapézio e a região cervical do lado contralateral. Repita esse movimento por duas vezes mantendo por 20 segundos e repita no outro lado.
6. Todos os alongamentos devem ser associados a uma respiração lenta e profunda, inspirando o ar pelo nariz e expirando pela boca auxiliando o maior relaxamento muscular. A professora e proprietária da Personal Work, Adriane Lafemina explica como fazer o exercício:
Deite com as pernas flexionadas, plantas dos pés na cama, mãos abaixo do umbigo e com a ponta dos dedos médios se tocando (se quiser junte os joelhos). Feche os olhos, inspire pelo nariz, sentindo o abdômen inchar: imagine um balão no abdômen, que se enche de ar na inspiração. Expire pelo nariz até o abdômen murchar completamente. Sinta que ao expirar o abdômen se contrai para dentro.
Não force sua respiração, nem muito rápida, nem muito profunda, apenas observe seu ritmo. Experimente deixar sua expiração um pouco mais lenta que a inspiração! Faça o exercício de três a cinco minutos.