AECambuí
Associação Empresarial de Cambuí






QUEM SOMOS | SERVIÇOS | ASSOCIADOS | PROFISSIONAL AUTÔNOMO | EMERGÊNCIA CAMBUÍ | CONTATO
Ligue para AECambui » (35) 3431-2772
» Revista "O Empresário"
» Banco de Currículo
» Últimas Notícias
» Comportamento.
» Comunicação
» Conselhos Úteis
» Consultas Boa Vista Serviço - SCPC
» Finanças ao seu alcance
» Jurisprudência
» Momento Empresarial
» O que é Boa Vista SCPC?
» Serviços Prestados - AECAMBUÍ
» Vida saudável
» Turismo
» Fotos da Cidade
» Fotos dos Cursos
» Memória Viva


VOLTAR
Últimas Notícias


Publicado em: 11/03/2022

Atualmente, os clientes estão cada vez mais conscientes dos seus direitos e não aceitam serem enganados pelas lojas. Isso só contribui para que as empresas repensem suas estratégias de vendas e, ao invés de colocar apenas o produto ou serviço em destaque, passem a trabalhar com foco no cliente durante toda a jornada de compra.  
Sendo assim, nada melhor do que aproveitar a data do Dia do Consumidor para criar estratégias baseadas na experiência do cliente e reforçar boas práticas no atendimento, como: empatia, cordialidade, atitudes prestativas e buscar por soluções que agreguem valor ao seu cliente. Acompanhe todas as nossas dicas para aumentar o seu faturamento e construir uma relação especial com o seu público.

1) Ouça o que o seu cliente diz
No Dia do Consumidor, procure abrir ainda mais o canal de comunicação entre a loja e o cliente. Não deixe de ouvir o que o consumidor deseja, as suas sugestões, reclamações e elogios. Em seguida, trace um plano de ação para que você possa colocar em prática as melhorias sugeridas e desenvolver novos produtos e soluções alinhados ao que eles esperam. 
Lembre-se de que o negócio existe com o propósito de gerar lucro e também para encantar e fidelizar clientes. Mostre a eles que a sua marca se importa com o que eles pensam, esse é o melhor jeito de despertar o interesse do consumidor!

2) Aproveite o dia e ganhe a semana
Há pouco tempo, o Google divulgou uma pesquisa sobre os hábitos de consumo da população. Segundo o levantamento, 35 milhões de consumidores brasileiros já conhecem o Dia do Consumidor e 73% das pessoas começam a pesquisar promoções até uma semana antes da data.
Por isso, a nossa dica é iniciar suas divulgações com uma semana de antecedência e estabelecer uma data para encerrá-las. Dessa forma, é possível abranger públicos que farão pesquisas durante a época de destaque e as pessoas já terão conhecimento sobre os prazos da sua empresa para se planejarem para as compras.

3) Vender bem para vender sempre 
Existem algumas ferramentas que podem te ajudar a manter o consumidor engajado, mesmo depois do dia de boom de vendas. Algumas dessas alternativas são: oferecer novos cupons de desconto assim que o cliente finalizar uma compra, oferecer promoções exclusivas para compradores antigos e criar um programa de fidelidade.
O que você precisa ter atenção é na abordagem de comunicar essas vantagens. Quando você oferece cupons de desconto para seu cliente é interessante que estes sejam válidos apenas para o mês seguinte, ou seja, com data marcada para expirar. Essa estratégia estimula o seu cliente a aproveitar não só as promoções do Dia do Consumidor, mas a retornar para uma outra compra no futuro e o melhor: com ‘hora’ marcada.
Além disso, promoções exclusivas para compradores antigos também garantem um retorno positivo para o seu negócio. Isso acontece porque os clientes gostam de serem lembrados e, principalmente, reconhecidos. Por isso, aproveite o maior volume de vendas para planejar uma ação de pós-venda, fidelização, cartão desconto, cupons ou brindes. 

4) Programe promoções e ofereça brindes
Aproveite o período para movimentar as peças paradas no estoque. O que o consumidor mais espera desta data são as ofertas e frete grátis! Por isso, é indispensável fazer um planejamento antecipado do que você pode ofertar com promoções e quais brindes pode oferecer no caso de muitos pedidos. 
Lembre-se sempre: o maior presente que você pode oferecer para o seu consumidor no dia dele é a melhor experiência de compra possível. Portanto, planeje-se para vender de acordo com a sua capacidade e esteja apto para atender a demanda que pretende receber, tenha um bom controle de estoque.

5) Programe o lançamento de produtos exclusivos
Esse pode ser o momento certo para lançar as últimas novidades do seu comércio. Aproveite para dividir a novidade com exclusividade para os seus clientes mais fiéis. Produtos de edição ilimitada são uma ótima maneira de gerar interesse nos consumidores e alavancar as vendas. 

6) Ofereça um atendimento acima das expectativas
Entender o seu público é o primeiro passo para um bom atendimento, mas uma estratégia realmente efetiva de vendas só é possível quando entendemos que, mais do que observar as necessidades do público enquanto consumidores, é preciso entendê-los e tratá-los bem antes, durante e após o atendimento.
Seus clientes são movidos por emoções e ter a sensibilidade de flexibilizar suas formas de abordagem, dependendo da pessoa é o verdadeiro segredo para um bom atendimento. Além disso, nada melhor do que demonstrar para o seu público que a marca que deseja lhe vender algo o valoriza. Por isso, esteja próximo e disponível quando o consumidor mais precisar de você. 

7) Construa a jornada do cliente
A experiência do cliente não depende só do agente de atendimento. Na verdade, todos os processos do negócio impactam a forma como o consumidor percebe a marca. Por isso, para que seja possível melhorar a experiência de compra, é preciso ter uma visão geral de todas as etapas.
Às vezes, uma falha no fluxo de comunicação interna, como a demora para finalização de uma compra, pode impactar negativamente o atendimento. Por isso, é necessário colocar em prática a visão do cliente e repensar todos os pontos de contato que ele tem com a marca.

8) Aposte em uma abordagem omnichannel
Como já foi dito, o cliente não se relaciona com a empresa apenas pela loja. Os pontos de contato que o cliente tem com a empresa, podem incluir, por exemplo: loja física; loja virtual; redes sociais e telefone. Por isso, é essencial que o atendimento seja de excelência em todos os canais.
Uma ótima alternativa para isso é adotar o atendimento omnichannel. O objetivo da abordagem omnichannel é integrar os diversos canais de comunicação do seu negócio. Sendo assim, não basta estar presente em vários canais, é necessário garantir que as informações que circulam neles estejam reunidas em um só lugar.
Se você garante esse tipo de abordagem, os seus clientes terão uma experiência diferenciada e com a integração das informações, o seu time de atendimento ganha agilidade e desburocratiza o processo. Sendo assim, se a sua empresa não adota essa estratégia, a nossa dica é que você aproveite o Dia do Consumidor para lançar uma campanha personalizada em todos os canais da sua empresa!


Por: Cora
AECambuí - Associação Empresarial de Cambuí
Agência WebSide