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Publicado em: 07/03/2022

Vivemos em um país de empreendedores, onde de cada 10 brasileiros, 3 tem o sonho de ter o próprio negócio. O que muitos acabam não percebendo é que a AÇÃO de abrir uma empresa vai muito além de procurar um profissional da contabilidade e criar um CNPJ. Com certeza, como diz o dito popular, “O Buraco é mais embaixo.”!

Segundo dados do SEBRAE a falta de planejamento e preparação do empreendedor representa 24% da causa de morte de empresas no país. São inúmeros os erros nesta preparação e planejamento, alguns passam despercebidos outros na verdade são negligenciados por uma série de fatores, sendo um dos principais deixar o desejo emocional falar mais alto do que alguns elementos racionais que reforçam o cuidado com algumas informações, na verdade o que falta aqui em essência é EQUILÍBRIO!

O mercado não é para AMADORES. Não se pode abrir uma empresa com a mentalidade de ser apenas mais um no mercado. Oferecer os mesmos produtos e soluções que a grande maioria, pode até gerar lucro no começo ou por algum período, mas com o passar do tempo a empresa estará apenas sobrevivendo e não crescendo.

A condição de sobrevivência é a realidade de muitas empresas em todo o país, e neste ponto muitos se deparam com frustrações e arrependimentos, ou seja, aquilo que era para ser a grande realização de uma vida, nada mais é do que um grande balde de água fria.

Existe outro caminho? Claro que sim!

É possível começar diferente, fazer coisas diferentes e principalmente pensar diferente. É por isso que muitas empresas rompem décadas.

Voltamos ao início: preparação e planejamento.

Veja abaixo algumas perguntas que precisam de respostas antes de abrir o negócio:

1. O seu produto ou serviço resolve qual problema?

2. O seu produto ou serviço é solução para quem?

3. Qual é o seu público alvo? Como ele se comporta? Onde ele está?

4. Qual a experiência que você irá proporcionar ao seu cliente?

5. Qual o seu propósito de vida?

6. Quem são seus concorrentes? O que eles fazem de bom e o que fazem não tão bom assim?

7. Quem são seus fornecedores? Como é a logística? São muitos ou poucos?

8. Qual o período de sazonalidade para este negócio? Como é o comportamento das receitas durante os meses? Seu negócio tem interferência do clima ou de alguma festa na cidade ou bairro? Como a internet tem tratado aquilo que você oferece?

9. Qual a necessidade de capital de giro?

10. Qual o mínimo que é preciso vender para empatar? Ficar no 0 a 0?

Enfim, se for continuar, levantaremos aqui mais outras dezenas de perguntas. Mas com certeza as respostas das perguntas acima são muito importantes para qualquer empreendedor. Se todas elas forem respondidas o empresário já terá percorrido uma boa caminhada rumo ao sucesso do negócio.

Quando uma empresa fecha, normalmente ela não fechou naquele momento. É claro que efetivamente fechou hoje, mas o que quero dizer é que o seu fechamento é consequência de erros não percebidos na gestão do negócio, ou até mesmo percebidos, mas que por omissão não foram enfrentados de frente, sendo assim, alguém terá que pagar o preço por isso!

Então se você quer empreender VÁ EM FRENTE!!!!

Mas antes se prepare, busque informação, não seja negligente, profissionalize seu negócio antes mesmo de iniciá-lo, com certeza os frutos serão abundantes.

Não espere as condições para tomar a melhor decisão da sua vida, decida AGORA!!!

Por: José Benedito
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Agência WebSide