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Últimas Notícias


Publicado em: 22/09/2021

Se hoje existe algo que toda empresa deve se preocupar é a Satisfação dos Clientes.

Atualmente, os consumidores estão mais exigentes do que nunca.
A grande concorrência no mercado, os produtos cada vez mais similares e o fácil acesso à informação, explicam essa alta exigência dos consumidores.
Por isso, é cada vez mais essencial para as empresas dar atenção e investir na satisfação dos clientes.

Um cliente satisfeito, torna-se um defensor da marca, indicando-a para outras pessoas e consequente conquistando novos clientes.
Consumidores satisfeitos com uma marca também são mais fiéis e gastam mais.

Para garantir o sucesso do cliente em toda a sua experiência com sua empresa, é indispensável que você ofereça a ele várias opções de contato direto com a marca.
Isso irá permitir que o cliente tire suas dúvidas sempre que julgar necessário, deixando-o mais tranquilo em relação à sua empresa e seus produtos.

O que é Satisfação do Cliente?
De acordo com o dicionário, satisfação significa contentamento ou prazer que resulta da realização daquilo que se espera ou deseja. Dessa forma, a satisfação do cliente é quando sua empresa consegue entregar aquilo que ele espera ou almeja, ou seja, consegue suprir as expectativas e desejos do consumidor.

A satisfação do cliente consiste no sentimento despertado no consumidor ao adquirir um produto ou serviço, ou até mesmo na experiência que teve no contato com a empresa em qualquer etapa da jornada de compra.
Um alto índice de satisfação, indica que a empresa está conseguindo entregar aquilo que o cliente está buscando, suprindo assim suas expectativas.

Por que buscar a satisfação dos clientes?
Como vimos, a satisfação do cliente está intimamente ligada com o sucesso de uma empresa. Isso porque o mercado está cada vez mais concorrido, e a empresa que se destaca consegue se consolidar mais facilmente, atraindo e retendo mais clientes.
Dessa forma, se tornou indispensável buscar formas de satisfazer os consumidores, buscando identificar falhas no atendimento e pontos de melhoria, a fim de otimizar o relacionamento com o cliente, e atrair e engajar mais consumidores.

Além disso, podemos entender que clientes satisfeitos têm grandes chances de tornarem-se clientes fidelizados, e sabemos que a fidelização de clientes é muito importante para garantir a estabilidade financeira de uma empresa.

Clientes satisfeitos também têm a possibilidade de comprar novamente da sua marca, e sabemos que manter os clientes atuais custa bem menos do que conquistar novos clientes, certo? Vale lembrar que clientes fidelizados tendem a ter um ticket médio maior, o que é muito positivo para os negócios.
Por último, mas não menos importante, buscar a satisfação dos clientes garante que eles só tenham coisas boas para falar a respeito da sua empresa e da experiência positiva que tiveram com ela. Assim, muito mais do que clientes felizes você terá defensores da sua marca!

Como manter a Satisfação dos Clientes?
Demonstre interesse real em ouvir seu cliente
Independente do canal de atendimento estabelecido com seu cliente, é indispensável que você demonstre interesse sincero pelas dúvidas e problemas de cada um de seus clientes.
Esteja disposto a ouvir e entender cada um de seus problemas e só após isso, proponha soluções para estes problemas.

Invista nas redes sociais que seu cliente utiliza
As redes sociais são excelentes ferramentas para se comunicar com os clientes de sua empresa.
Porém, de nada adianta investir na manutenção do perfil de sua empresa em uma rede social que seu cliente não utiliza.
Por isso, busque compreender as redes sociais que seus clientes utilizam em seu dia a dia e invista em estratégias de comunicação utilizando estes canais.
Lembre-se também que independente da rede social que você esteja atuando, é preciso que você seja realmente atuante e interaja com seu público.
Portanto, você deve não apenas publicar atualizações, mas também responder a cada cliente de forma rápida e objetiva, realmente interagindo com cada um deles.

Invista em um programa de fidelização de clientes
Tão importante quando garantir um bom atendimento a cada um de seus clientes, é criar motivos que o façam se manter fiel a sua empresa e a continuar fazendo negócios com você.
Um programa de fidelização de clientes é uma ferramenta excelente para isso, pois através deste programa sua empresa oferece motivos reais para o cliente continuar negociando com você.

Por mais que sua empresa se preocupe com a satisfação de seus clientes e invista em ações práticas para mantê-los satisfeitos, é inevitável que alguns destes clientes não estejam totalmente felizes com seus produtos e serviços.
Sendo assim, é indispensável que sua empresa esteja preparada e crie maneiras para conhecer quais clientes estão insatisfeitos e porquê.
É preciso entender o que se passa na cabeça de seus clientes, qual a percepção que possuem do produto ou serviço oferecido por sua empresa e, principalmente, quais aspectos a empresa precisa melhorar para garantir sua satisfação.

Por: Felipe Thomé
AECambuí - Associação Empresarial de Cambuí
Agência WebSide