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Publicado em: 02/08/2021

O sonho de qualquer empreendedor é atrair cada vez mais clientes para o seu negócio, não é mesmo? Entretanto, só quem trabalha ou já trabalhou no ramo varejista sabe que esse é um desejo que pode representar alguns desafios. Por isso, conhecer bem as técnicas, o público e o mercado pode fazer uma grande diferença para tornar esse sonho em realidade. 
Levando esses aspectos em conta, o primeiro ponto que achamos que deve ser enfatizado é a importância de conhecer bem o seu próprio negócio. Você precisa ter conhecimento sobre quais são os motivos que já atraem os seus clientes para a sua loja e quais novos motivos poderiam chamar a atenção de, não só novos consumidores, como também fiéis.

Em um mundo cada vez mais competitivo, de uma coisa nós podemos ter certeza: não existe mercado saturado demais para quem tem estratégia e conhecimento. Porém, por esse exato motivo, perder tempo não é uma opção para quem trabalha no setor varejista.  
Quer ter mais conhecimento sobre esse tema, dominar as suas vendas e entender quais motivos fazem os clientes escolherem a sua loja? Então, continue neste artigo e tenha acesso a todos os detalhes que podem te ajudar a evoluir e expandir a sua rede de lojas da forma que você tanto deseja. Vamos lá?

APRENDA A DRIBLAR A CONCORRÊNCIA E GANHAR ESPAÇO NO MERCADO!
Existem inúmeras técnicas e estratégias de atrair e fidelizar os clientes. Porém, os motivos que fazem esses consumidores escolherem a sua loja são diversos. Entre eles, pode ser que você detenha algum monopólio, pode ser também porque existe uma carência dos seus produtos e serviços no mercado, ou podemos dizer até mesmo que você realmente tem uma proposta de Marketing mais interessante que os seus demais concorrentes. Porém, de uma coisa nós já podemos ter certeza:
Se você está buscando conhecimento e quer compreender porque os clientes escolhem a sua loja, você já está no caminho certo. Neste artigo, separamos 7 motivos que podem levar mais clientes a escolherem a sua loja e gostar da experiência. Continue aqui e confira:

1. TER UM AMBIENTE ORGANIZADO:
Quando um cliente entra em uma loja e se depara com um ambiente organizado e com harmonia entre os produtos, ele automaticamente associa a um local que tem cuidado e zelo com os seus produtos. Além disso, é muito importante que o cliente se sinta convidado a conhecer os produtos e caminhar pela loja. Outro aspecto interessante a se considerar é a fácil circulação na loja, ou seja, tente mostrar nas prateleiras tudo o que você tem a oferecer, mas lembre-se de não atrapalhar a passagem dos clientes pelo ponto de venda.

2. GARANTIR UMA BOA EXPERIÊNCIA DURANTE O ATENDIMENTO:
Esse é um dos pontos mais relevantes para quem trabalha diretamente com o público. Atender e tratar bem os seus clientes são pontos muito importantes para fazer com que as pessoas se sintam bem e, além disso, tenham vontade de retornar à sua loja mais vezes.
Por esse motivo, em todo negócio é preciso que os funcionários estejam extremamente bem informados sobre as soluções vendidas na loja, além de estarem capacitados para prestarem um atendimento que, de fato, ajude a solucionar todos os problemas do cliente.

3. MARCAR PRESENÇA ONLINE:
Quanto mais você possibilita que o cliente tenha acesso aos seus produtos, mais fácil vai ser atrair ele para a sua loja. Além disso, marcar presença em redes sociais pode aproximar mais as pessoas do seu negócio, humanizando todo o processo de vendas e criando laços com os seus consumidores. 

4. CUIDAR BEM DO PÓS-VENDA:
Se o objetivo da sua loja é atrair cada vez mais clientes, é necessário que você entenda a importância de fidelizar os clientes que você já tem. Por essa razão, é bom saber que a venda não acaba quando você entrega a sua mercadoria. Com base nisso, após a compra, a dica é que você solicite a opinião dos seus clientes e demonstre interesse pelo que eles têm a dizer. Além disso, acompanhe constantemente os principais sites de reclamação, porque a boa reputação da marca é um tópico FUNDAMENTAL para atrair ainda mais compradores.

5. REALIZAR PROMOÇÕES E OFERECER DESCONTOS:
Uma das maneiras mais atrativas para atrair clientes é por meio das promoções e descontos especiais. Afinal, qual é o consumidor que não gosta disso, não é mesmo? Para colocar isso em prática, nossa dica é que você ofereça pequenos descontos, brindes, kits, liquidações, entre outras coisas. As pessoas gostam de ter vantagens na hora de comprar.
E não se esqueça de divulgar essas ofertas especiais nas suas redes sociais ou através de outros canais de marketing definidos pela sua empresa. Ao recorrer às ferramentas on-line, você pode aproveitar e já utilizar indicadores que mostram se a técnica que você utilizou gerou resultados, como a taxa de conversão dos usuários atingidos e as vendas realizadas.

6. OFERECER DIFERENTES OPÇÕES DE PAGAMENTO:
Através de boas possibilidades de pagamento, você consegue atrair muito mais clientes para a sua loja. Por isso, deixe claro, desde o primeiro passo, quais são os meios de pagamento aceitos na sua loja, além de sempre procurar facilitar a vida do cliente, disponibilizando mais de uma opção para ele escolher qual é a que se encaixa melhor para ele. 
Segundo dados do Instituto Datafolha, uma grande fatia dos consumidores não possuem cartão de crédito. Já pensou em fazer a sua loja sair na frente e oferecer novas maneiras de compras para atrair esses consumidores?

7. TRABALHAR COM OPÇÃO DE PAGAMENTO NO CREDIÁRIO:
Para reconhecer os benefícios de se vender no crediário, a princípio, basta pensar naquele consumidor que entra na sua loja, gosta muito dos produtos e, se for uma roupa, por exemplo, até experimenta e se apaixona. 
Porém, no momento de comprar ele não tem cartão de crédito para parcelar e a compra será perdida. Por outro lado, se tiver crediário na sua loja, você tem a opção perfeita para efetuar a compra nesse momento!
E as vantagens não param por aí. Mesmo para quem tem a opção de cartão de crédito, há muitos benefícios, como:

• Maior possibilidade de negociação;
• Conhecimento das preferências do cliente;
• Aumento das vendas;
• Fidelização dos clientes.

Agora você já conhece alguns pontos fundamentais para fidelizar e atrair cada vez mais clientes para o seu empreendimento. O que achou das dicas? Você já aplica alguma delas no seu negócio? Seguindo esses passos, você consegue chamar muito mais atenção dos seus clientes e as suas chances de sucesso só irão aumentar. 

Por: Rede Brasil Crediário
AECambuí - Associação Empresarial de Cambuí
Agência WebSide