AECambuí
Associação Empresarial de Cambuí






QUEM SOMOS | SERVIÇOS | ASSOCIADOS | PROFISSIONAL AUTÔNOMO | EMERGÊNCIA CAMBUÍ | CONTATO
Ligue para AECambui » (35) 3431-2772
» Revista "O Empresário"
» Banco de Currículo
» Últimas Notícias
» Comportamento.
» Comunicação
» Conselhos Úteis
» Consultas Boa Vista Serviço - SCPC
» Finanças ao seu alcance
» Jurisprudência
» Momento Empresarial
» O que é Boa Vista SCPC?
» Serviços Prestados - AECAMBUÍ
» Vida saudável
» Turismo
» Fotos da Cidade
» Fotos dos Cursos
» Memória Viva


VOLTAR
Últimas Notícias


Publicado em: 23/06/2021

Protesto e negativação são processos diferentes. E você precisa saber oque é cada um para tomar as providências necessárias caso passe por um dos dois e, assim, evitar que seu nome fique sujo.

O que é negativação
Vamos começar explicando o que é negativação. A princípio, é o processo que registra o seu CPF (ou nome) em razão de uma conta não paga.

Funciona assim.
A empresa credora encaminha os seus dados aos birôs de crédito. Entre eles, a Boa Vista, que administra o SCPC. Ao receber a informação, o SCPC te informa sobre o atraso e te dá um prazo para que faça o pagamento.
Você ficará livre de ter seu nome incluído no SCPC se a conta for quitada no prazo determinado.
Senão for feita a quitação, o resultado é que seu CPF vai pros bancos de dados de inadimplentes. Este registro tem como resultado repassar o seu comportamento de pagamento às empresas cada vez que você buscar crédito.

Oque é protesto?
É uma forma de oficializar a inadimplência, de forma pública, pelo cartório de títulos. O protesto de títulos tem respaldo em lei e o credor pode usar este sistema quando não recebe o pagamento de uma conta.
No protesto, o cartório recebe um documento que prova a inadimplência. O credor necessariamente tem de encaminhar o título para o cartório. Pode ser um cheque, um boleto, contrato de aluguel, sentença judicial não cumprida ou outras dívidas. Antes, porém, de protestar o título, o cartório irá te enviar uma intimação para que você faça a quitação do débito. O prazo para o acerto, normalmente, é de três dias da data em que o inadimplente receber o aviso.
Se você não efetuar o pagamento, o título é protestado.

Consequências do protesto
A informação do protesto também será repassada aos birôs de crédito, como o SCPC. Assim sendo, se o credor já tinha enviado para o SCPC a informação da inadimplência daquela conta, agora ela será complementada com o protesto. O que reforça a situação de inadimplência do devedor. E, aí, certamente, você terá dificuldades para ter aprovado um financiamento, empréstimo pessoal e até cartão de crédito.

Protesto e negativação rebaixam o Score?
Sim. Cada vez que você tiver uma negativação ou um protesto, com certeza esta informação é incorporada no cálculo do seu Score. E,aí, você vai ter sua nota de crédito rebaixada. Com nota baixa,portanto, dificilmente você terá facilidade para obter crédito.

Pós-protesto
O protesto e a negativação ficarão disponíveis ao mercado pelo período de cinco anos, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. Entretanto,o título continua protestado mesmo após esse período. Ou seja,poderá aparecer nas certidões de protesto emitidas pelos cartórios mesmo depois dos cinco anos. Assim,você não estará livre da dívida. Continuará sendo cobrado se o credor executar judicialmente o débito antes da prescrição.

Como sair da situação de protesto e da negativação?
Só renegociando e pagando a dívida. A menos que você tenha a paciência de esperar os cinco anos para o apontamento não mais aparecer. Mas, com toda a certeza, se houve também protesto e você não quitou o débito, continuará aparecendo nas certidões de protesto. E isso pode ser um empecilho para você obter crédito.

Como saber se nome está protestado?
Basta consultar seu CPF na AECambuí-SCPC
Dessa forma, poderá verificar se seu nome está ou não negativado. Estamos atendendo na Rua Governador Valadares, nº 381 – Centro, Cambuí/MG
AECambuí - Associação Empresarial de Cambuí
Agência WebSide