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Publicado em: 24/02/2021

A fidelização de clientes é um dos grandes desafios que pequenas empresas lidam diariamente, e é bem provável que você enfrenta, ou já enfrentou, alguma dificuldade relacionada à este problema. Para isso, iremos dar algumas dicas de como você pode desenvolver planos de ação para fidelizar seus clientes.

1. Entenda seu cliente
O primeiro passo para que você possa planejar como irá fidelizar seus clientes é entendê-los. O que gera um diferencial na experiência do cliente? 
O que influência na sua decisão final? Quais são os serviços que o cliente está mais interessado?
Esses são alguns exemplos de perguntas que você deve fazer para começar a desenvolver sua estratégia.

2. Cadastre seus clientes
Realizar um cadastro de seus clientes é essencial para você adquirir informações básicas sobre o perfil de seus cliente e possa entendê-los melhor. Faça um banco de dados com informações importantes como endereço, idade, sexo e outras informações relevantes para seu negócio. Outro dado importante são as formas de contato, pois elas serão uma forma de aproximar o cliente da empresa.

3. Aplique Feedbacks e colete dados
A aplicação de feedbacks é uma excelente ferramenta para a coleta de dados. É uma forma de complementar os dados adquiridos no cadastramento, permitindo que você faça perguntas assertivas para conhecer seus clientes e como eles estão se relacionando com a sua empresa, além do que eles valorizam, como: o ambiente; a variedade; a rapidez na compra; a simplicidade no pagamento e a pós-venda.
É importante que você faça um feedback de maneira eficiente. Algumas boas práticas incluem: Fazer apenas as perguntas importantes para o seu segmento; oferecer bonificações do interesse do cliente e coletar indicadores em forma de perguntas, como o NPS. Para isso, faça perguntas utilizando escalas numéricas e abra espaços para comentários.

4. Invista no atendimento
Assim que entender o que seu cliente quer, você deve personalizar a experiência do seu atendimento de acordo com aquilo que o cliente valoriza, e que oferece um diferencial da concorrência. Isso promove a satisfação e sensação de valorização pelo cliente.
Treinamentos de atendimento; cultura focada no cliente; atenção no pós-venda são todos investimentos que agregam valor para a empresa.
É interessante adotar o uso de ferramentas de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente).

5. Marketing digital e redes sociais
Para manter o cliente fidelizado e sempre pensando na sua empresa, é importante fazer uma forte presença nas redes sociais e manter a comunicação constante. Trazer novidades, mandar e-mails de aniversário, produzir conteúdo, são ótimas formas de fazer isso.
É muito importante investir em um plano de comunicação para fortalecer sua imagem, algo essencial para que a presença da sua empresa cause o impacto desejado.

6. Parcerias com negócios complementares
A parceria estratégica com negócios complementares ao seu segmento, podem ser extremamente valorizadas pelo seu cliente. Para isso, deve haver um alinhamento de benefícios para o cliente vindos dessa parceria. O que for oferecido pode até mesmo integrar outra estratégia de fidelização do cliente, que vermos a seguir.

7. Crie um programa de fidelização
Programas de fidelização são uma das formas mais eficientes e baratas de fidelizar um cliente. Com base nas informações que conseguiu de seus clientes, você pode elaborar um programa de fidelidade alinhado com o que os clientes valorizam. Dessa forma eles terão maior interesse no que você oferece, além de estimular o retorno, aumenta a satisfação do cliente.
Alguns exemplos de programas de fidelização são interessantes, como: 1 item de graça após 10 compras; brindes; promoções por período de assinatura e benefícios em negócios parceiros.

Agora você já sabe o que deve fazer para fidelizar seus clientes então comece hoje mesmo a aplicar essas dicas.

Por: Júnior FEA

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