Revista O Empresário / Número 173 · Dezembro de 2012
Um dia peguei um táxi para o aeroporto. Estávamos rodando na faixa certa quando um carro saiu de repente do estacionamento em nossa frente. O taxista pisou no freio bruscamente, deslizou e escapou de bater em outro carro, foi mesmo por um triz! O motorista desse outro carro sacudiu a cabeça e começou a gritar para nós nervosamente.
O taxista apenas sorriu e acenou fazendo um sinal de positivo, de maneira bastante amigável.
Indignado lhe perguntei: ‘Porque você fez isto? Este cara quase arruina o seu carro, e nos manda para o hospital?
Foi quando o motorista do táxi me ensinou o que eu agora chamo de “A Lei do Caminhão de Lixo.”
Ele explicou que muitas pessoas são como caminhões de lixo. Andam por aí carregadas de lixo, cheias de frustrações, de raiva, traumas e desapontamento.
À medida que suas pilhas de lixo crescem, precisam de um lugar para descarregar e às vezes descarregam sobre os outros. Nunca tome isso como pessoal.
Isto não é problema seu! É dele!
Apenas sorria, acene, deseje-lhes sempre o bem e vá em frente.
Não pegue o lixo de tais pessoas e nem o espalhe sobre outras no trabalho, em casa ou nas ruas. Fique tranquilo... respire e deixe o lixeiro passar.
O princípio disso é que pessoas felizes não deixam os caminhões de lixo estragarem o seu dia.
A vida é muito curta, não leve lixo com você! Limpe os sentimentos ruins, aborrecimentos do trabalho, picuinhas pessoais, ódio e frustrações.
Ame as pessoas que o tratam bem. E trate bem as que não o fazem.
A vida é dez por cento do que você faz dela e noventa por cento da maneira como você a recebe! (Arnaldo Jabor)