Revista O Empresário / Número 173 · Dezembro de 2012
Um conhecido conto fala sobre a demissão de um homem em seus 40 anos (que estava na empresa exercendo a mesma tarefa há anos) para a contratação de um novo funcionário, um rapaz mais novo e aparentemente sem experiência. O primeiro, surpreso, indagou diversas vezes, dizendo ao diretor que essa era uma decisão precipitada, pois ele estava naquela empresa há muitos anos, exercendo com muita qualidade seu trabalho, visto que conhecia todas a minúcias dele.
O diretor, por sua vez, resolveu então dar mais uma chance ao seu antigo colaborador e lhe pediu que este fosse à feira verificar se tinham abacaxis, pois ele queria servir um coffee break para seus funcionários e precisaria de abacaxis. E lá foi o experiente profissional brigar por sua vaga. Viu, da esquina, que havia abacaxis suficientes para o coffee break e voltou para o escritório com sua tarefa aparentemente concluída.
Logo em seguida, o diretor pediu ao novo funcionário que fizesse o mesmo. Ele foi, verificou a qualidade dos abacaxis, conferiu os preços, negociou um valor acessível para a compra em quantidade e aproveitou também para buscar outras opções para servir no coffee break.
Esse conto parece muito atual, não?
Quantos funcionários passaram por uma empresa fazendo somente aquilo que lhes foi pedido?
O básico, muitos fazem. Hoje em dia é necessário se destacar. Um passo adiante, devagar, em cada tarefa, e você terá feito exatamente o que precisava, com excelentes resultados.
Não reclame quando se esquecerem de promover você.