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Revista O Empresário / Número 171 · Outubro de 2012



Guy Kawasaki, grande especialista do marketing Best desenvolveu em seu blog, How to Change the World (http://blog.guykawasaki.com), um guia das boas práticas sociais para orientar as empresas na implementação de uma página de negócio no Facebook, com bons resultados comerciais.

* Seja agradável. Esse é o primeiro passo para seduzir clientes. Toda atualização, comentário, foto ou vídeo publicado deve ser positivo, equivalente a um sorriso radiante. Se quiser discutir com alguém, faça-o de maneira privada, não em seu mural do Facebook.
* Inspire confiança. As pessoas podem gostar de sua empresa, porém não necessariamente confiar nela. Para ganhar a amizade das pessoas, demonstre, primeiro, que você confia nelas.
* Crie uma grande causa. Deve ser abrangente (dar espaço para que todos participem de várias maneiras), inteligente (entender e resolver os problemas das pessoas), completa (uma solução efetiva para os problemas), elegante (ter interface de usuário bonita e intuitiva) e delegar poder (incentivar a criatividade, a produtividade e a eficiência dos seguidores).
* Publique imagens. Elas são essenciais no Facebook, não podem faltar. Motive seus seguidores a publicarem fotos: de produtos, pessoas, funcionários, clientes, escritório, enfim, qualquer coisa que eles considerem interessante.
* Preste atenção na qualidade das imagens. Qualquer que seja a foto, o importante é sua qualidade: boa iluminação, foco e tamanho. Cópia ou download deve ser livre.
* Responda a todas as mensagens. Isso é fundamental para manter os clientes contentes.
* Mostre-se agradecido. Quando um cliente comprar seu produto ou serviço, agradeça. E volte a agradecer. Nunca você agradecerá o suficiente.
* Comente os comentários de seus seguidores. Mensagens como “Maravilhoso”! e “Genial”! não precisam de grande debate, mas, quando os comentários são específicos, não deixe de dar sua opinião. As pessoas querem saber se você está acompanhando seu mural com atenção. As três chaves para comentar são: rapidez (faça-o dentro de 24 horas), quantidade (responda a todos) e continuidade (faça dos comentários o núcleo vivo da atividade em seu Facebook).
* Utilize o recurso “reveal tab” em sua aba de promoções. Essa técnica serve para ocultar os benefícios, total ou parcialmente, para visitantes que não forem seguidores de sua marca. Se desejarem ver a informação escondida, deverão se cadastrar (e, em consequência, virar seguidores). É o recurso mais eficiente para ganhar adeptos. As empresas o utilizam quando publicam ofertas especiais ou promoções exclusivas. Também é uma maneira de recompensar as pessoas que se registram em sua comunidade.
* Repita o que teve sucesso comprovado. Quando algum comentário fizer sucesso (você saberá pela quantidade de acessos), não tenha medo de repetir a fórmula. Embora os especialistas condenem essa prática, pense o seguinte: você lê todas as atualizações de todos os membros das páginas que segue? É provável que não, assim como a maioria das pessoas.
* Saia da página como administrador e entre como usuário comum. Será bom ver o mesmo que veem seus seguidores.
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