Não basta estar on-line para fazer barulho. O sucesso de uma loja virtual depende da apresentação dos produtos, preços, uma logística de entrega eficiente e boa divulgação, segundo especialistas em marketing digital.
“Há milhões de páginas de conteúdo na internet. O desafio é fazer a sua loja ser encontrada”, avisa Wagner Fontoura, sócio da Coworkers, agência especializada na gestão de negócios em mídias sociais.
Para o executivo, é preciso fazer com que o ponto virtual torne-se “visível” aos olhos dos compradores.
“Os lojistas precisam de uma estratégia de divulgação e de uma estrutura de indexação de produtos para que o endereço seja encontrado por ferramentas de busca, como o Google e o Yahoo!”.
Outra recomendação importante é investir na apresentação das ofertas, com fotos e descrições detalhadas das mercadorias. “Será com base nesses textos e imagens que o cliente vai comprar ou não”.
De acordo com Arnaldo Flávio Korn, do site de transações eletrônicas PagamentoJá, antes de lançar um endereço virtual é necessário pesquisar a concorrência, testar a experiência de compra em outros estabelecimentos on-line e observar a facilidade de navegação.
“Tenha cuidado com prazos de entrega”, lembra.