=>Pesquisa de mercado – Identifique as obras que já existem no segmento em que você pretende lançar seu trabalho. Que abordagem os outros livros usam? A que público se dirigem? Quais são seus pontos fortes e fracos?
=>Diferenciação – Se possível, idealize um livro que tenha algum diferencial em relação à concorrência. Pode estar em uma visão inovadora do assunto, no estilo de linguagem, até mesmo no público a que a obra se destinará. Suponhamos que você queira escrever um livro com estratégias de marketing para pequenos empreendedores e já existam vários livros técnicos sobre o tema; poderia diferenciar-se com uma obra que analisa casos reais de empreendedores e indica estratégias aplicáveis a cada caso.
=>Planejamento da obra - É bastante comum que escritores de “primeira viagem” percam o foco conforme avançam no livro e acabem produzindo uma obra com redundâncias ou questões deixadas em aberto, sem conclusão. Para evitar essas situações, é fundamental fazer um planejamento prévio, com a definição dos assuntos que serão abordados em cada capítulo e a sequência de capítulos.
=>Leitura crítica – Terminada a redação do livro, escolha leitores que tenham interesse no assunto abordado, mas sem vínculo emocional com você: pessoas como amigos e parentes podem ter maior dificuldade em fazer críticas, se necessário. Procure saber se os leitores compreenderam sua mensagem, se acharam a leitura agradável, se consideraram interessantes os seus pontos de vista. A opinião de um profissional (escritor ou editor) também pode ser muito útil.
=>Como publicar? – Avalie qual é a alternativa de publicação mais interessante para você: via editora ou produção independente. A produção independente é mais indicada para profissionais como professores, que estão frequentemente em contato com muitas pessoas e têm facilidade em divulgar seus livros.
Já a publicação via editora é vista como um aval para a qualidade da obra, sobretudo se for bem conceituada. Nesse caso, é fundamental escolher uma empresa que tenha tradição e relevância no segmento editorial em que seu livro se encaixa.