Muitas pequenas empresas se assustam quando um concorrente grande se instala na região. Veja as armas que você possui para não perder a briga:
A GRANDE FORÇA DO PEQUENO NEGÓCIO:
O maior equívoco que as pequenas empresas cometem é se avaliarem como pequenas. Elas devem perceber a força que têm no mercado, pois o conjunto delas, por exemplo, turbina a economia de um país.
O SEGREDO DO SUCESSO:
Para se manter e crescer no longo prazo, as pequenas devem adotar uma abordagem multitarefa dinâmica em relação às cinco partes essenciais de seu negócio: o fortalecimento do empregado; uma boa administração de marca; clientes e rota para o aumento de vendas; controle do fluxo de caixa e visão que leve à inovação.
FRACASSO É UMA OPÇÃO:
Não é fácil gerir uma pequena empresa, mas pode ser extremamente compensador, basta reunir os talentos necessários e a capacidade para mover-se rapidamente a fim de aliviar os problemas.
VANTAGENS MAL APROVEITADAS:
O que encabeça a lista dos problemas da pequena empresa que muitos de seus donos ou gestores deixam de aproveitar a sua maior vantagem. Por exemplo: uma loja pequena pode mudar rapidamente as suas vitrines para captar a efêmera novidade do mercado. Já para as gigantescas cadeias de loja, suas concorrentes, moda passageira ou não nenhuma vitrine mudará, porque elas seguem regras rígidas de suas matrizes.
LUTE:
Seja no setor de business-to-business ou de business-to-consumer, o mercado está cheio de gigantes que sucumbiram. Isso foi provocado por diversos fatores, entre eles seu tamanho e sua incapacidade de prestar atenção a seu mercado e seus clientes. Por isso, o pequeno tem muita chance de vencer agindo diferente.
OS GIGANTES EM PERSPECTIVA:
Não se preocupe com as grandes empresas da vida. Você não pode competir com elas de cara, mas pode empregar táticas de guerrilha e abocanhar uma parte das vendas das gigantes.