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Revista O Empresário / Número 141 · Abril de 2010



A conduta ao telefone é um item que merece atenção. Entretanto, poucas pessoas dão importância a ela. Falar alto a ponto de atrapalhar o colega do lado é uma atitude que demonstra, no mínimo, falta de educação. Também não é bom fazer outras coisas enquanto conduz uma conversa. A postura mais indicada é se concentrar no assunto sem comer, digitar ou assinar documentos enquanto estiver falando.

Outra atitude educada é jamais deixar uma pessoa aguardando na linha sem procurar falar-lhe repetidamente. Além disso, é importante esclarecer o porquê de ela estar esperando e, somente em último caso, pedir para à pessoa ligar novamente.

Os telefones celulares são um capítulo à parte, nos manuais de etiqueta das empresas. As regras para seu uso foram elaboradas porque, em vez de irem a favor da produtividade, o celular costuma atrapalhar. Reuniões interrompidas, toques musicais que atrapalham a concentração e ligações indesejáveis em almoços de negócios são alguns exemplos.

O uso do celular deve ser restrito no ambiente corporativo. É imprescindível que o profissional dê preferência a toques discretos. O volume da campanhia também deve ser o mais baixo possível.

Nas regras de etiqueta, nem mesmo os e-mails saem ilesos. Correntes, piadinhas e muita conversa pessoal devem ser evitadas. Mais uma vez, o que vale mais é o bom senso: a ferramenta deve ser usada para interagir com pessoas, de forma a evitar ofensas, agressões e desentendimentos. O conhecimento dessas regras é recomendado a usuários que buscam praticar a comunicação mais apropriada na rede, via e-mail ou listas de discussão.
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