Revista O Empresário / Número 139 · Fevereiro de 2010
O empresário Carlos Alberto Sucupira, um dos controladores da Anheuser-Busch InBev e presidente do conselho da Lojas Americanas
O senhor apoia empreendedores não só como conselheiro da Endeavor; mas também trabalhando como mentor, há uma mensagem comum que procura passar aos empreendedores com quem se relaciona? Sonhe grande, cerque-se de pessoas melhores do que você e trate todo mundo da forma como gostaria de ser tratado. Esta é a mensagem que a Endeavor tenta passar, mostrando ao empreendedor que ele pode fazer algo maior do que imagina e mostrando alguns caminhos para chegar lá. Quando isso acontecer, usaremos esse empreendedor como exemplo, para mostrar o que é possível ser feito, incentivando mais gente a sonhar grande e fazer acontecer.
Se um jovem pergunta que tipo de negócio deve abrir hoje, o que o senhor responde? Procure, de alguma forma, fazer o que ainda não foi feito. No Brasil, temos a enorme vantagem de poder copiar de países mais avançados, diminuindo assim, o risco ou o custo de inventar a roda. Importante também é que você procure algo que lhe dê prazer, que o divirta e, portanto, o estimule a se dedicar muito, para fazer cada vez mais e melhor, todos os dias.
Costuma-se dizer que o brasileiro empreende mais por necessidade do que por desejo ou vocação. O senhor concorda? Na verdade, o que chamamos de empreendedor por necessidade é o emprego informal ou a micro e pequena empresa, que não têm nada a ver com o empreendedorismo de que estamos falando, que gera empregos, dá oportunidades e tem sonhos de crescer, e não simplesmente de sobreviver.